Jump to content
Misternave

resolver problemas em programação

Recommended Posts

Misternave

Olá a Todos,

Suponho não ser o único a passar por isto, e que muitos outros tenham o mesmo problema no inicio.

Gostaria de saber qual é que acham ser a melhor maneira, para desenvolver a capacidade de resolver problemas em programação.

No meu caso, comecei a estudar programação no inicio do ano sozinho em casa e depois de estudar Javascript e querer começar a desenvolver projectos, apercebo me que tenho alguns conhecimentos na linguagem, mas escrever linhas de código de raiz torna-se mais complicado.

Eu consigo ver tutorias de projectos e consigo acompanhar e perceber o que esta a ser feito, mas as vezes fico com a sensação que estou apenas a copiar sem dar o passo em frente. Parece que fico com a ideia de que nunca vou conseguir escrever aquilo sozinho.

Ou seja, como é que conseguiram dar esse passo em frente, fazer vários projectos diferentes e ir percebendo com a pratica? fazer exercícios mais básicos, por exemplo pequenos algoritmos?

Digam me como fizeram no vosso caso

Agradeço a vossa ajuda,

Cumprimentos

Zex

1 - Aprender os comandos principais e experimentar com vários parametros para ver as coisas a dar resultados diferentes.

(variaveis, metodos de receber dados, metodos de escrever dados no ecran, controles (if-then, for, while, etc.), etc.

2 - Fazer exercicios simples apenas para testar os comandos.

(somar 2 numeros, colocar uma lista de numeros num array e fazer a média, etc.)

3 - Resolver problemas ou jogos simples.

(o computador escolhe um número e o utilizador tem que adivinhá-lo)

(jogo do galo para 2 utilizadores)

(desenhar um tunel com circulos)

4 - Depois de alguns programas simples já deve ficar evidente que as coisas começam a complicar e que é melhor seguir algumas regras para organizar o trabalho.

Por isso, deve-se estudar também boas práticas de programação.

Algumas boas práticas incluem:

- Colocar comentários suficientes para outra pessoa perceber o programa.

- Não fazer funções tão grandes que não caibam no ecran (mais vale muitas funções com meia dúzia de linhas) 

- Os computadores são cada vez mais rápidos, por isso, dar mais importância à legibilidade do que à velocidade.

5 - Será mais fácil se o programador tiver um incentivo.

(principalmente se sentir prazer ao conseguir acabar cada programa)

(se o incentivo é ganhar dinheiro, isso já não terá muita importância daqui a 15 anos...)

6 - Infelizmente, javascript não é bom para os principiantes porque tem regras demasiado flexiveis e deixa fazer demasiadas asneiras.

Mas isso pode ser minimizado tendo sempre aberta a janela da consola/debug.

No século 20 o ideal era a linguagem Pascal porque não deixava fazer erros de escrita - apenas erros de algoritmo.

Podes ver aqui como era o Pascal no século 20:

conversor de pascal para javascript

7 - Podes ver aqui os exercicios de outro principiante de javascript:

site starsoft

8 - Boa sorte.

Edited by Zex

tiago.f

Viva @Misternave,

aconselho vivamente a deixar a escrita de código por "uns momentos" e aprender os conceitos e a lógica da programação.

Tudo isto pode ser suportado com exemplos da linguagem que quiseres - pode ser javascript, c, swift, etc, etc

Procura, por exemplo no youtube, videos sobre:

• introdução à programação
  • tipos de dados
  • estruturas de dados
  • variaveis/scope de variaveis
  • funcões/métodos
  • conceitos Object oriented programming (OOP): classes, herança, interfaces

Depois, depende a que queres aplicar o que aprendeste. Um site web? então aprende acerca das bases de web development: client-server, http (get, post, put, etc)....

Boa sorte e bem-vindo a este mundo!

Misternave

Boas @tiago.f e @Zex

Muito obrigado pelos vossos concelhos!

desculpem por este agradecimento ter vindo tão tarde!

cumprimentos!