Jump to content
Rúben Periquito Developer

cobrar pelos meus serviços

Recommended Posts

como devo cobrar pelos meus serviços de web-developer?

o que devo ter em conta?

quanto custa um trabalho simples, médio e avançado?

quanto tempo demora um trabalho simples, quanto tempo demora um trabalho médio? quanto tempo demora um trabalho avançado?

como eu sei quando sou um Web Developer iniciante médio ou avançado?  quanto devo cobrar por cada trabalho simples, médio ou avançado para cada nível de experiência?

tenho muitas dúvidas sobre o quanto eu vou cobrar...

agradecia respostas bem explicadas

Rúben Periquito 

M6

Essas questões não têm uma resposta direta.
A área de TI não é como ir comprar uma garrafa de lixívia ao supermercado onde o preço é mais ou menos igual.
A área de TI é mais como o mercado de vinho, o preço é indicador da qualidade, mas uns gostam mais de umas coisas do que outros e, mais importaste do que isso, o preço varia com a marca, o ano de colheita, etc..

Tens de colocar um valor hora para aquilo que achas justo que é o teu trabalho e agarrar num Excel.
Depois descreves todas as tarefas que tens de executar com o número de horas que vais demorar à frente.
Junta uma margem de erro, por exemplo 10%

Soma tudo e tens ai um valor orçamentado.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

existem pelo menos 3 maneiras de cobrar, certo?

1 é cobrar por hora

outra, é cobrar por produto

e qual é a outra?

e qual me aconselharia?

Rúben Periquito 

antseq
Em 05/04/2020 às 16:02, Rúben Periquito Developer disse:

o que devo ter em conta?

Viva,

Acima o @M6 já te respondeu que isto não é científico nem existe uma fórmula:
. não tens uma loja a retalho, em que compras produto ao preço de custo X, aplicas a tua margem Y e vendes a Z
. o valor do projecto depende do tempo, do esforço, do que consideras ser ju$to (ou inju$to) para ti
. há empresas/particulares que já tem soluções chave-na-mão que vão praticar preços +baixos em prazos +curtos

Segue as indicações já dadas que volto a resumir:
. analisa o projecto que tens em mãos
. realiza um "caderno de encargos" de tarefas a implementar
. pelas tarefas que vais implementar (és tu que as vais fazer) deves ter uma ideia de quanto tempo vais precisar em cada uma
. tempo é dinheiro... é uma questão de fazeres contas...

Notas:
. podes dar um valor alto ou demasiado tempo e o cliente não aceitar (tem +barato, tem quem faça em -tempo, ...)
. podes fazer as contas ao contrário, do que seria aceitável pelo cliente (ou pelo mercado), dividir pelo tempo estimado e ver se ainda é aceitável para ti [preço/hora]
. os 2 valores acima, * só os vais descobrir os intervalos *, com a experiência de perder e ganhar projectos

Sugestões:
. vais perder clientes por praticar preços/tempos altos, vais rejeitar clientes por valores baixos/prazos curtos, entre outros motivos.
. pelo meio aproveita para realizar algo visível, * nem que seja a um valor mínimo aceitável *:
... não estar parado [a pior coisa é dizer estou há meses sem fazer nada]
... para ganhares experiência (desenvolvimento, comercial, negociação, contactos, referências, outros)
... para mostrar "a qualidade" dos teus trabalhos já realizados a outros (novos) clientes e justificar os preços/tempos praticados

cps,
a.s.

quanto ganha no mínimo um web developer de nível de entrada por hora?

Rúben Periquito