Jump to content
Paulo Ricardo Sousa

Diretórios de imagens em Access e VB

Recommended Posts

Paulo Ricardo Sousa

Boas pessoal, estou a desenvolver um projeto em VB e estou a usar uma base de dados Access. 

No meu projeto preciso de utilizar imagens e para fazer o 'upload' delas estou a copiar a foto selecionada para a pasta do projeto, usando o código: Application.StartupPath, para que, em qualquer PC que o programa seja usado, a foto seja sempre 'carregada' para a mesma pasta (no meu caso as fotos estão a ser carregadas para a pasta imagens, que criei dentro da pasta dados, que criei dentro da pasta debug, ou seja: Debug/Dados/Imagens.

Até aqui tudo bem, o problema agora é na base de dados, pois no campo relativo às fotos fica sempre registado todo o diretório onde a imagem está, assim sendo ao utilizar outro PC, o diretório que está na base de dados deixa de funcionar, pois o caminho já não vai ser igual, pelo menos vai mudar o nome do user.

Queria saber se há alguma forma de talvez usar um diretório relativo na base de dados que comessasse no local onde ela está (que no meu caso está localizada na pasta Debug, dentro da pasta Dados, ou seja Debug/Dados).

Se não for possível, certamente há aqui alguém que saiba alguma outra maneira de fazer isto funcionar! 

Agradecia a vossa ajuda!!