Jump to content
nokPT

Controlar o Acesso à Internet por MAC e Horário

Recommended Posts

nokPT

Ando para fazer isto há muito tempo, mas fui adiando, agora com a quarentena, torna-se uma necessidade.

Preciso de configurar um servidor, para dependendo do MAC Address e de um horário dos PCs,

• Tenha acesso ilimitado à net
  • Tenho acesso limitado, possa navegar na net, usar as aplicações normais, mas não consiga jogar
  • Não tenha acesso nenhum

O idear seria configurar isto no Router, mas infelizmente, só permite tudo ou nada, não permite a opção intermédia.

Pelo que estive a ler, teria que criar o servidor, e apontar o DNS do router para o servidor, não é uma solução à prova de bala, mas deve dar para desenrascar

A questão é como é que configuro o servidor?

Ricardo Timóteo

Rui Carlos

Não percebi bem o use case, mas por norma o DNS é fácil de contornar.

Se ainda assim quiseres avançar, eu tenho usado o unbound como software de DNS numa VPS (linux), e é relativamente simples de funcionar.

Possivelmente uma solução do género do Pi-hole será ainda mais simples de configurar (e trás uma série de extras).  Não me parece que suporte directamente o que pretendes, mas facilmente se cria uma script que bloqueia os domínios adicionais (e reiniciando o serviço deves conseguir eliminar os domínios).

Um router com OpenWRT também disponibiliza algumas funcionalidades de bloqueio interessantes.

nokPT

Eu sei que o DNS é facil de contornar, Pode haver outras soluções...

Mas com o router da operadora só vejo estas hipóteses:

• On/Off de Acesso à Internet por MacAddress e Horário
  • WhiteList
  • BlackList

Acho que o Pi-Hole não dá, pelo menos também não encontrei lá esta opção,

A ideia é, as aplicações "standard" usam portas pré-definidas (por exemplo: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_TCP_and_UDP_port_numbers)

No intervalo de intermédio, permitia passar as portas "standard" permitindo navegar na net (para estudos), email, chat, rede,E bloquear as restantes portas, jogos online (e afins) nesse período ficam "bloqueados".

Ricardo Timóteo

Rui Carlos

O Pi-Hole dava para implementar a solução do DNS, embora precisasse de algum trabalhos de programação manual (criar uma script para adicionar ou remover domínios bloqueados a determinadas horas).

Mas com o DNS não consegues bloquear portas, só consegues bloquear domínios.

Se o teu objectivo é bloquear as portas, então a firewall devia ser a melhor opção.  Tens mesmo que usar o router da operadora? :)  Tendo em conta a especificidade do que pretendes, terás quase de certeza que implementar a solução com scripts escritas por ti, pelo que precisas de um router com firmware que te dê esse nível de controlo.