Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas,

Estava uns artigos do famoso site Newsforge quando reparei numa notícia que me interessou. A notícia falava de um programa de nome G2G Share que tinha a função de criar pastas de partilha (estilo P2P -Peer to Peer), onde os ficheiros ficavam alojados nas contas Gmail dos utilizadores e os links para os downloads eram publicados no website do G2G Share. Qualquer pessoa que acedesse ao site podia fazer download dos ficheiros. O programa era baseado num script PHP e contava já com mais de 7 mil utilizadores e com 127 Gb e partilha.

“Se alguem quiser fazer download de um ficheiro na sua conta, os sistema liga-se e envia um e-mail com o ficheiro”, dizia Robbie Groenewoudt, o criador deo G2G Share com apenas 17 anos de idade.”Todos os processos são realizados pelo sistema, sendo que não existe grande possibilidade de aceder a passwords.” As labels do Gmail serviam de alojamento e listagem dos ficheiros e os donos das contas Gmail poderiam decidit quais os ficheiros que deviam partilhar e quais os que deviam permanecer não-partilhados.

Groenewoudt afirmava ter acesso á base de dados onde estavam guardadas as passwords: “Eu escrevi o algoritmo de encriptação. Os utilizadores têm de confiar em mim. Para que necessitaria eu das passwords das contas deles? Para que necessitaria eu de ter acesso ás suas contas?”. Groenewoudt recomendava que os utilizadores abrissem uma conta Gmail precisamente para o alojamento de ficheiros.

Acontece que o site foi abaixo, devido á intervenção do Google. As justificações são óbvias: o site do G2G Share infringe as regras internas do Google, no que toca a segurança do utilizador, assim como de possíveis problemas com empresas criadoras dos ficheiros partilhados.

Deste modo, temos aqui a primeira censura “Googleana”. Mas o Google não fecha as portas a novos projectos de programadores que estejam interessados em contribuir para a comunidade Google Hacks, desde que não infrinjam as regras do Google.

Fonte : P@P admin's blog

• Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.