Jump to content

access frontend sql server backend em locais geograficamente distantes

jfbsilva

Recommended Posts

Ola a todos,

Tenho 3 lojas em 3 cidades diferentes e queria colocar em funcionamemto uma base de dados de gestão de vendas.

Já tenho a base de dados efetuada no access e ja migrei o backend para o sql server. No computador onde está instalado o sql server liguei o meu frontend (access) ao backend (sqlserver).

A dúvida é como ligar frontend (access) nos pc das lojas ao sql server (onde está o backend comum) que está situado em minha casa?

Obrigado a todos pela ajuda, qualquer opinião será útil para eu explorar

Não sei se percebo a tua questão.
Parece-me um problema de arquitetura, mas não compreendo essa questão de teres Access em frontend e SQL Server em backend.
Queres fazer precisamente o quê?
Sincronizar o Access com o SQL Server?

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Já experimentas-te usar uma Virtual Private Network? Queres usar isso em rede como se fosse num escritório, certo?

Vai aqui e vê se te interessa...

https://support.office.com/pt-pt/article/migrar-uma-base-de-dados-do-access-para-o-sql-server-7bac0438-498a-4f53-b17b-cc22fc42c979

Edited by ArRoViBa
Acrescentar link

ArRoViBa

2 horas atrás, M6 disse:

Não sei se percebo a tua questão.
Parece-me um problema de arquitetura, mas não compreendo essa questão de teres Access em frontend e SQL Server em backend.
Queres fazer precisamente o quê?
Sincronizar o Access com o SQL Server?

Ou seja, tenho 3 lojas em 3 cidades diferentes. Pretendo gerir as lojas (vendas, pagamentos, stock) através de uma base de dados comum e centralizada.

Para o efeito ja tenho a base de dados desenvolvida no access, falta-me só configurar a melhor maneira de as colocar a comunicarem entre si uma vez que estão geograficamente distantes. Ou seja pretendo fazer tipo uma "rede local" dentro da internet para colocar base de dados a comunicar entre as 3 lojas.

A questão do SQL server foi porque pensei que poderia ser a solução para o meu problema.

1 hora atrás, jfbsilva disse:

Ou seja, tenho 3 lojas em 3 cidades diferentes. Pretendo gerir as lojas (vendas, pagamentos, stock) através de uma base de dados comum e centralizada.

Para o efeito ja tenho a base de dados desenvolvida no access, falta-me só configurar a melhor maneira de as colocar a comunicarem entre si uma vez que estão geograficamente distantes. Ou seja pretendo fazer tipo uma "rede local" dentro da internet para colocar base de dados a comunicar entre as 3 lojas.

A questão do SQL server foi porque pensei que poderia ser a solução para o meu problema.

O sql server pode ser a solução para a base de dados centralizada, assim como o mysql entre outras. Isto é, o sql server substitui o access, pois tem muitas mais funcionalidades. O problema é que poderá ter de construir um front-end. 

https://support.office.com/en-us/article/Design-a-form-template-based-on-a-Microsoft-SQL-Server-database-c2cb523c-0d45-47ea-a0bb-80f7c588105d

https://www.techrepublic.com/article/using-access-to-build-a-front-end-for-sql-server/

1 hora atrás, Cerzedelo disse:

O sql server pode ser a solução para a base de dados centralizada, assim como o mysql entre outras. Isto é, o sql server substitui o access, pois tem muitas mais funcionalidades. O problema é que poderá ter de construir um front-end. 

https://support.office.com/en-us/article/Design-a-form-template-based-on-a-Microsoft-SQL-Server-database-c2cb523c-0d45-47ea-a0bb-80f7c588105d

https://www.techrepublic.com/article/using-access-to-build-a-front-end-for-sql-server/

Boa tarde,

Eu ja tenho o FrontEnd desenvolvido no Access.

Imagine o seguinte: Eu tenho 3 lojas de roupa em Faro, Loulé e Tavira e a minha casa é em Quarteira (locais meramente indicativos). O meu problema é como ligar o FrontEnd (desenvolvido em Access) de cada uma das três lojas, Faro, Loulé e Tavira ao backend centralizado que está situado em minha casa (Quarteira).

19 horas atrás, jfbsilva disse:

Boa tarde,

Eu ja tenho o FrontEnd desenvolvido no Access.

Imagine o seguinte: Eu tenho 3 lojas de roupa em Faro, Loulé e Tavira e a minha casa é em Quarteira (locais meramente indicativos). O meu problema é como ligar o FrontEnd (desenvolvido em Access) de cada uma das três lojas, Faro, Loulé e Tavira ao backend centralizado que está situado em minha casa (Quarteira).

Desconhecendo se o que pretende é possível, tanto mais que o access não é um servidor de base de dados como o sql server, procure informação de tabelas ligadas.

A melhor opção de ligar os frontend aos backend é utilizar uma VPN, como sugerido pelo ArRoViBa, pelo facto, de ao enviar dados de lojas, ao utilizar a VPN, eles irem protegidos e não expostos na net.

Utilizar frontend em access não é muito usual, o usual é utilizar como backend um servidor de gestão de base de dados, como o sql server, o mysql entre outros e para frontend, utilizando outras linguagens de programação para criar o layout, e as acções pretendidas.

Pode optar por duas vias, um modelo web, a correr num browser, com HTML, CSS, JAVASCRIPT, PHP ou ASPNET, ou um modelo criado em JAVA, C# entre outros.

Se se tratar de lojas pode ainda pensar em utilizar frameworks de ecommerce  utilizadas nessas áreas tais como: prestahop, magento entre outras.

Isso mesmo Cerzedelo. Ter a BD num servidor,cloud,(a microsoft acho que tem o Azure para isso), usar um front programado para aceder a esse servidor, e a partir daí tá feito. Convem é claro reprogramar esse front fora do access, nao tenho nada conta o access, pois é optimo para ter uma rede local sem gastar muito dinheiro, mas assim em locais remotos, parece-me uma melhor aposta usar uma coisa mais evoluida :), ou uma webapp, mais aí já estamos a sair fora de pé (penso eu) da facilidade que o access oferece em programação. QQ duvida posso tentar ajudar, tal como os outros usuarios. Cumprimentos

Edited by ArRoViBa
Corrigir comentário

ArRoViBa

JFBSilva, uma possivel solução está bem explicada aqui https://www.usandoaccess.com.br/tutoriais/configurar-access-com-mysql-parte-1.asp?id=1 . Mas, como ja foi dito, não é das melhores soluções. Leia o artigo para ficar com uma ideia e os possiveis problemas que vai enfrentar. Espero que ajude. Cumprimentos.

ArRoViBa

On 2/17/2020 at 12:32 PM, jfbsilva said:

O SQL Server é efetivamente uma solução.
Basta que deixes de usar o Access e as aplicações passem a usar o SQL Server diretamente.

A menos que pretendas ter uma réplica local, então ai sim usas o Access - embora aconselhe a usares a versão light do SQL Server - mas depois tens de implementar um mecanismo de replicação e sincroninização entre todas as bases de dados.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."