jfbsilva Posted February 16, 2020 at 09:57 PM Report Share #617364 Posted February 16, 2020 at 09:57 PM Ola a todos, Tenho 3 lojas em 3 cidades diferentes e queria colocar em funcionamemto uma base de dados de gestão de vendas. Já tenho a base de dados efetuada no access e ja migrei o backend para o sql server. No computador onde está instalado o sql server liguei o meu frontend (access) ao backend (sqlserver). A dúvida é como ligar frontend (access) nos pc das lojas ao sql server (onde está o backend comum) que está situado em minha casa? Obrigado a todos pela ajuda, qualquer opinião será útil para eu explorar Link to comment Share on other sites More sharing options...
M6 Posted February 17, 2020 at 09:33 AM Report Share #617367 Posted February 17, 2020 at 09:33 AM Não sei se percebo a tua questão. Parece-me um problema de arquitetura, mas não compreendo essa questão de teres Access em frontend e SQL Server em backend. Queres fazer precisamente o quê? Sincronizar o Access com o SQL Server? 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar." Link to comment Share on other sites More sharing options...
ArRoViBa Posted February 17, 2020 at 09:44 AM Report Share #617368 Posted February 17, 2020 at 09:44 AM (edited) Já experimentas-te usar uma Virtual Private Network? Queres usar isso em rede como se fosse num escritório, certo? Vai aqui e vê se te interessa... https://support.office.com/pt-pt/article/migrar-uma-base-de-dados-do-access-para-o-sql-server-7bac0438-498a-4f53-b17b-cc22fc42c979 Edited February 17, 2020 at 09:56 AM by ArRoViBa Acrescentar link ArRoViBa Link to comment Share on other sites More sharing options...
jfbsilva Posted February 17, 2020 at 12:32 PM Author Report Share #617369 Posted February 17, 2020 at 12:32 PM 2 horas atrás, M6 disse: Não sei se percebo a tua questão. Parece-me um problema de arquitetura, mas não compreendo essa questão de teres Access em frontend e SQL Server em backend. Queres fazer precisamente o quê? Sincronizar o Access com o SQL Server? Ou seja, tenho 3 lojas em 3 cidades diferentes. Pretendo gerir as lojas (vendas, pagamentos, stock) através de uma base de dados comum e centralizada. Para o efeito ja tenho a base de dados desenvolvida no access, falta-me só configurar a melhor maneira de as colocar a comunicarem entre si uma vez que estão geograficamente distantes. Ou seja pretendo fazer tipo uma "rede local" dentro da internet para colocar base de dados a comunicar entre as 3 lojas. A questão do SQL server foi porque pensei que poderia ser a solução para o meu problema. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Cerzedelo Posted February 17, 2020 at 02:02 PM Report Share #617370 Posted February 17, 2020 at 02:02 PM 1 hora atrás, jfbsilva disse: Ou seja, tenho 3 lojas em 3 cidades diferentes. Pretendo gerir as lojas (vendas, pagamentos, stock) através de uma base de dados comum e centralizada. Para o efeito ja tenho a base de dados desenvolvida no access, falta-me só configurar a melhor maneira de as colocar a comunicarem entre si uma vez que estão geograficamente distantes. Ou seja pretendo fazer tipo uma "rede local" dentro da internet para colocar base de dados a comunicar entre as 3 lojas. A questão do SQL server foi porque pensei que poderia ser a solução para o meu problema. O sql server pode ser a solução para a base de dados centralizada, assim como o mysql entre outras. Isto é, o sql server substitui o access, pois tem muitas mais funcionalidades. O problema é que poderá ter de construir um front-end. https://support.office.com/en-us/article/Design-a-form-template-based-on-a-Microsoft-SQL-Server-database-c2cb523c-0d45-47ea-a0bb-80f7c588105d https://www.techrepublic.com/article/using-access-to-build-a-front-end-for-sql-server/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
jfbsilva Posted February 17, 2020 at 03:36 PM Author Report Share #617373 Posted February 17, 2020 at 03:36 PM 1 hora atrás, Cerzedelo disse: O sql server pode ser a solução para a base de dados centralizada, assim como o mysql entre outras. Isto é, o sql server substitui o access, pois tem muitas mais funcionalidades. O problema é que poderá ter de construir um front-end. https://support.office.com/en-us/article/Design-a-form-template-based-on-a-Microsoft-SQL-Server-database-c2cb523c-0d45-47ea-a0bb-80f7c588105d https://www.techrepublic.com/article/using-access-to-build-a-front-end-for-sql-server/ Boa tarde, Eu ja tenho o FrontEnd desenvolvido no Access. Imagine o seguinte: Eu tenho 3 lojas de roupa em Faro, Loulé e Tavira e a minha casa é em Quarteira (locais meramente indicativos). O meu problema é como ligar o FrontEnd (desenvolvido em Access) de cada uma das três lojas, Faro, Loulé e Tavira ao backend centralizado que está situado em minha casa (Quarteira). Link to comment Share on other sites More sharing options...
Cerzedelo Posted February 18, 2020 at 11:41 AM Report Share #617376 Posted February 18, 2020 at 11:41 AM 19 horas atrás, jfbsilva disse: Boa tarde, Eu ja tenho o FrontEnd desenvolvido no Access. Imagine o seguinte: Eu tenho 3 lojas de roupa em Faro, Loulé e Tavira e a minha casa é em Quarteira (locais meramente indicativos). O meu problema é como ligar o FrontEnd (desenvolvido em Access) de cada uma das três lojas, Faro, Loulé e Tavira ao backend centralizado que está situado em minha casa (Quarteira). Desconhecendo se o que pretende é possível, tanto mais que o access não é um servidor de base de dados como o sql server, procure informação de tabelas ligadas. A melhor opção de ligar os frontend aos backend é utilizar uma VPN, como sugerido pelo ArRoViBa, pelo facto, de ao enviar dados de lojas, ao utilizar a VPN, eles irem protegidos e não expostos na net. Utilizar frontend em access não é muito usual, o usual é utilizar como backend um servidor de gestão de base de dados, como o sql server, o mysql entre outros e para frontend, utilizando outras linguagens de programação para criar o layout, e as acções pretendidas. Pode optar por duas vias, um modelo web, a correr num browser, com HTML, CSS, JAVASCRIPT, PHP ou ASPNET, ou um modelo criado em JAVA, C# entre outros. Se se tratar de lojas pode ainda pensar em utilizar frameworks de ecommerce utilizadas nessas áreas tais como: prestahop, magento entre outras. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ArRoViBa Posted February 19, 2020 at 09:52 AM Report Share #617385 Posted February 19, 2020 at 09:52 AM (edited) Isso mesmo Cerzedelo. Ter a BD num servidor,cloud,(a microsoft acho que tem o Azure para isso), usar um front programado para aceder a esse servidor, e a partir daí tá feito. Convem é claro reprogramar esse front fora do access, nao tenho nada conta o access, pois é optimo para ter uma rede local sem gastar muito dinheiro, mas assim em locais remotos, parece-me uma melhor aposta usar uma coisa mais evoluida :), ou uma webapp, mais aí já estamos a sair fora de pé (penso eu) da facilidade que o access oferece em programação. QQ duvida posso tentar ajudar, tal como os outros usuarios. Cumprimentos Edited February 19, 2020 at 11:24 AM by ArRoViBa Corrigir comentário ArRoViBa Link to comment Share on other sites More sharing options...
ArRoViBa Posted February 19, 2020 at 11:45 AM Report Share #617386 Posted February 19, 2020 at 11:45 AM JFBSilva, uma possivel solução está bem explicada aqui https://www.usandoaccess.com.br/tutoriais/configurar-access-com-mysql-parte-1.asp?id=1 . Mas, como ja foi dito, não é das melhores soluções. Leia o artigo para ficar com uma ideia e os possiveis problemas que vai enfrentar. Espero que ajude. Cumprimentos. ArRoViBa Link to comment Share on other sites More sharing options...
M6 Posted February 19, 2020 at 03:08 PM Report Share #617387 Posted February 19, 2020 at 03:08 PM On 2/17/2020 at 12:32 PM, jfbsilva said: Ou seja, tenho 3 lojas em 3 cidades diferentes. Pretendo gerir as lojas (vendas, pagamentos, stock) através de uma base de dados comum e centralizada. Para o efeito ja tenho a base de dados desenvolvida no access, falta-me só configurar a melhor maneira de as colocar a comunicarem entre si uma vez que estão geograficamente distantes. Ou seja pretendo fazer tipo uma "rede local" dentro da internet para colocar base de dados a comunicar entre as 3 lojas. A questão do SQL server foi porque pensei que poderia ser a solução para o meu problema. O SQL Server é efetivamente uma solução. Basta que deixes de usar o Access e as aplicações passem a usar o SQL Server diretamente. A menos que pretendas ter uma réplica local, então ai sim usas o Access - embora aconselhe a usares a versão light do SQL Server - mas depois tens de implementar um mecanismo de replicação e sincroninização entre todas as bases de dados. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar." Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts