Jump to content
nokPT

Migrar de .Net para Python

Recommended Posts

nokPT

Até agora só fiz projectos (com mais ou menos complexidade) com o Visual Studio em .Net Framework, agora necessito de fazer (ou refazer) um projecto em Python.

 

Trabalhar em .Net no VisualStudio, é muito fácil, é criar/editar as várias forms, editar o código, double.click cria eventos, etc… é muito simples e transparente.

 

Ando a estudar python (há 2 ou 3 dias), já andei há procura na net, mas não encontro como fazer de uma forma direta o mesmo que em .Net framework

 

É possível criar forms, por exemplo com o Qt Designer, mas depois é preciso converter, acrescentar os eventos e editar/acrescentar o código.

Se entretanto se quisermos alterar a form, o trabalho que tivemos até este momento, morre, porque ao converter, grava por cima do ficheiro anterior, podemos guardar uma cópia e fazer copy&paste, mas é necessário testar tudo outra vez porque é fácil esquecer de alguma coisa/linha.

 

A minha dúvida, são várias, por exemplo:

* Há alguma maneira, de editar graficamente as forms, sem ter que refazer o código todo outra vez?

* Como é que junto todos os sub-ficheiros (módulo e forms) do projecto num único executavel?


Ricardo Timóteo

Share this post


Link to post
Share on other sites
M6

Estás a fazer algo errado ai.
Pessoalmente uso o wxFormBuilder (https://en.wikipedia.org/wiki/WxFormBuilder) para desenhar os ecrãs, mas isso é irrelevante para a questão, é só para te mostrar outras opções.

Desenhas o teu formulário e depois usas a herança e a partir usas o teu próprio código independentemente do form que podes mudar sempre que quiseres.

Quanto a empacotar para teres um executável, tens várias hipóteses, eu uso o PyInstaller (https://www.pyinstaller.org/) mas tens outras coisas hipóteses. Tem atenção às versões compiladas, em particutar à arquitetura 32/64 bits e necessidade de bibliotecas adicionais. Se puderes, monta uma máquina Windows limpa numa VM e testa para ver se o empacotador leva tudo atrás.

Para fazer o instalador, gosto muito do InnoSetup (https://www.jrsoftware.org/isinfo.php).


10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
nokPT
5 hours ago, M6 said:

...

Desenhas o teu formulário e depois usas a herança e a partir usas o teu próprio código independentemente do form que podes mudar sempre que quiseres.

...

Obrigado, acho que já percebi, vou testar


Ricardo Timóteo

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.