Jump to content

Modelo ER

RafaTheMen

Recommended Posts

Boa tarde a todos, espero não me ter enganado no local onde postar esta minha duvida. 

Estou neste momento a criar um projecto, tenho uma lista de cliente e cada 1 possui uma lista de observações associada, e cada observação tem que guardar a data e hora a que tal observação foi feita, um endereço para um ficheiro e a observação em si.

A minha duvida predende-se ao facto de eu não saber se é possível tornar um atributo composto num atributo também multi-valor.

Este mesmo problema também o tenho quando quero que um cliente possa ter associado a ele mais que uma morada.

Alguém me pode responder?

Já agora parabéns a toda a comunidade, grande forum!!!

Podes fazer isso de várias formas.

Se pretendes uma abordagem puramente relacional e "correta" do ponto de vista de modelação da base de dados, então crias uma tabela e fazes um "master-detail" onde os vários valores do teu atributo são guardados numa tabela.

Outra opção diferente é guardar os valores do atributo separados por ; # | ou qualquer outro separador que pretendas. Neste caso terás de depender mais da aplicação pois terá de saber lidar com a semântica da coisa e interpretar isso como múltiplos valores do campo.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."