Jump to content

Funções recursivas

Cláudio

Recommended Posts

Boa tarde a todos.

Estou a estudar Python pela primeira vez e entrei agora nas funções recursivas.

Gostava de saber se alguém me podia ajudar no seguinte exercício:

Escreva a função recursiva uniao(tup1, tup2), que recebe dois tuplos e devolve um tuplo com os elementos de tup1 seguidos dos elementos de tup2 que não pertencem a tup1. O tuplo resultado deve apresentar os elementos pela mesma ordem em que aparecem nos tuplos tup1 e tup2.
Assuma que os tuplos recebidos não têm valores duplicados.

Por exemplo,
>>> uniao((3,1,'a'), (2, 'b', 'c', 1))
(3, 1, 'a', 2, 'b', 'c')

Eu consegui por o código funcional, mas, no entanto, não consegui fazer através de uma função recursiva. Alguém me pode ajudar de como eu devo transformar o codigo em baixo em recursividade?

Código que fiz:

def uniao(tup1, tup2):

lst = []
for i in tup1 + tup2:
if i not in lst:
lst.append(i)
return lst

Obrigado!

Olá @Cláudio,

Para transformares o teu código numa função recursiva, tens de mudar um pouco a forma como pensas no problema. Uma função recursiva é, basicamente, uma função que se chama a si mesma durante a execução do código. Para além disso, pelo menos um dos teus parâmetros tem de ser alterado de forma à função, a certa altura, terminar.

Bom, teoria à parte, tens 2 tuplos que tens de juntar. Um dos tuplos - tup1 - é, digamos, o teu tuplo base. E o outro tuplo é o que tens de iterar sobre, para adicionar elementos ao tuplo base. Tu resolveste o teu problema iterativamente, mas duma forma que dificulta a conversão para uma função recursiva. Vê esta alternative duma função iterativa para o teu problema:

def iter_uniao(tup1, tup2):
    tup1 = list(tup1)
    for elem in tup2:
        if elem not in tup1:
            tup1.append(elem)
    return tuple(tup1)

assert iter_uniao((3, 1, "a"), (2, "b", "c", 1)) == (3, 1, "a", 2, "b", "c")
assert iter_uniao((1, 2), (2, 3)) == (1, 2, 3)

Olhando para esta função acima, converter para uma função recursiva é capaz de ser um pouco mais simples do que o que tinhas antes. Só precisas de 2 coisas para o fazer:

1. Decidir o caso de paragem (quando a função deve terminar/retornar)
  2. Decidir o que é que altera cada vez que chamas recursivamente a função

Vê se consegues resolver agora 😉. Se precisares de rever alguma teoria, aqui tens um bom artigo sobre o assunto: https://realpython.com/python-thinking-recursively/