Jump to content
Luis Andrade

Delphi 15 anos depois

Recommended Posts

Luis Andrade

Boa noite comunidade,
Preciso do vosso aconselhamento e sugestões.

Sou um programador "da velha guarda" iniciei como muitos da minha geração em Cobol, RPGII e claro VB, posteriormente por motivos profissionais migrei para o Delphi quando este ia na versão 5 e desenvolvi sobre o mesmo ate á versão 2005. O Delphi contava com uma comunidade muito limitada em Portugal mas estava amplamente instalado em alguns paises europeus e sobretudo no Brasil. Posteriormente desenvolvi alguns "pequenos projetos" em VB, VB.NET e PHP. Atualmente por necessidades especificas tenho um grande projeto em mãos com base na migração de uma aplicação industrial que corre em DOS e feita em CLIPPER, provavelmente poucos de vos ou nenhuns se recordarão desta linguagem. Concluindo, pensei em retomar o desenvolvimento Delphi mas fiquei surpreendido ao constatar que a comunidade existente praticamente desapareceu ou parou no tempo. Continuo a encontrar alguns desenvolvimentos e forums mas basicamente está tudo parado no Delphi 7 e sem atividade. Vejo que o que está na "moda" atualmente é o C#, mas não sei se justifica entrar numa nova linguagem, que me aconselham?

Abraço comuniadade

M6

@Luis Andrade é sempre bom ver aqui malta da velha guarda, sinto-me menos sozinho! :D

Quanto à velha questão da escolha da linguagem, como costumo dizer sempre, não há escolhas certas, há decisões que se tomam...

O C# não é "moda", veio para ficar há anos. A questão que se coloca ainda antes da linguagem é se isso vai ser monoposto-desktop-windows ou se faz sentido ser distribuido-web.
Tenho bastante experiência em migrações (em especial ao nível dos dados, com e sem migração de base de dados) e migrar de Clipper com DBase (presumo que seja esta combinação por andarem de mão dada como o PHP com o MySQL hoje em dia) pode já não fazer sentido manter uma solução desktop (mesmo que multiposto).

A escolha da linguagem deverá ser equacionada tendo em conta vários fatores, como por exemplo, qual a infraestrutura e suporte que o cliente já possui por forma a garantir que a manutenção e gestão da aplicação se encaixe na realidade do cliente. Obviamente há situações onde a disrupção acaba por ser necessária.

Não sei se consigo dar mais ajuda (se é que dei alguma :D) sem saber mais detalhes...

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Luis Andrade

Ola bom dia M6.

Pelo que percebo a tua atual area é PHP e MySQL?

A situação é basica, e como dizes hoje em dia pouco importa a distribuição e manutenção de uma aplicação desktop (na minha humilde opinião) via web fica muito mais "disponivel" e abrangente. O problema para mim é o grafismo, tenho testado algumas soluções de desenvolvimento web mas quando chega á parte do interface fica sempre algo demasiado "web" se é que me faço entender, por outro lado com as ferramentas que existem hoje em dia, nada impede desenvolver uma aplicação desktop que depois se coloque num servidor e cuja acessibilidade seja via browser, durante algum tempo fiz isso com algumas da minhas soluções Delphi e os clientes até preferiam face a algo web, mas cada casa é um caso.

Aqui basicamente, a situação é simples, uma aplicação feita em VB que parou no tempo e agora tenho a missão de a atualizar e voltar em colocar em produção nos clientes que consomem a versão atual e procurar deixar a mesma user frendly para novos clientes....

Um abraço

Edited by Luis Andrade

M6

Viva.

A minha área é aquilo que for necessário :D
PHP, C#, Java/J2EE, Python, Android, C++, Delphi, MySQL, SQL Server, Oracle, DB2, DOS, Windows, Linux, Mac OS X, enfim, uma panóplia de coisas, algumas mais esotéricas como R, TCL, AS/400 e outras de que hoje em dia não confirmo como VB e ASP... :D

A questão do grafismo resolve-se com um designer. O gosto é mesmo assim, de cada um, mas hoje em dia ninguém se "safa" do "design web", goste-se ou não.
A nível de manutenção, como referes e bem, a questão fica bastante simplificada, um deploy no servidor e todos os clientes estão automaticamente atualizados. Não há questões de permissões de utilizador do Windows, acessos a diretórios/drives partilhadas, falta de bibliotecas, comportamentos estranhos entres PCs, etc.. Há, no entanto, questões de cache, visualização e comportamento diferente nos browsers quando não temos atenção, etc.. Tipicamente, na minha opinião, vale o esforço de migrar para uma aplicação web, até por questões de escalabilidade.
Se o cliente tiver uma infraestrutura Windows, leia-se um servidor com IIS e SQL Server, o C# permite a construção de uma solução robusta.
Se o cliente não tiver uma infraestrutura Windows (ou não quiser) um servidor Linux com Apache, PHP e MySQL.
Obviamente, como bem referiste, cada casa é um caso. É necessário saber se o cliente tem capacidade para fazer a manutenção de qualquer uma destas soluções.

A questão de novos clientes é, para mim, importante.
Com uma aplicação web baixa-se consideravelmente a barreira à entrada, dar acesso a um novo cliente e já está. Versus fazeres download, instalares, dares suporte quando algo corre mal, etc..

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."