Jump to content
Luis Andrade

Delphi 15 anos depois

Recommended Posts

Luis Andrade

Boa noite comunidade,
Preciso do vosso aconselhamento e sugestões.

Sou um programador "da velha guarda" iniciei como muitos da minha geração em Cobol, RPGII e claro VB, posteriormente por motivos profissionais migrei para o Delphi quando este ia na versão 5 e desenvolvi sobre o mesmo ate á versão 2005. O Delphi contava com uma comunidade muito limitada em Portugal mas estava amplamente instalado em alguns paises europeus e sobretudo no Brasil. Posteriormente desenvolvi alguns "pequenos projetos" em VB, VB.NET e PHP. Atualmente por necessidades especificas tenho um grande projeto em mãos com base na migração de uma aplicação industrial que corre em DOS e feita em CLIPPER, provavelmente poucos de vos ou nenhuns se recordarão desta linguagem. Concluindo, pensei em retomar o desenvolvimento Delphi mas fiquei surpreendido ao constatar que a comunidade existente praticamente desapareceu ou parou no tempo. Continuo a encontrar alguns desenvolvimentos e forums mas basicamente está tudo parado no Delphi 7 e sem atividade. Vejo que o que está na "moda" atualmente é o C#, mas não sei se justifica entrar numa nova linguagem, que me aconselham?

Abraço comuniadade

M6

@Luis Andrade é sempre bom ver aqui malta da velha guarda, sinto-me menos sozinho! :D

Quanto à velha questão da escolha da linguagem, como costumo dizer sempre, não há escolhas certas, há decisões que se tomam...

O C# não é "moda", veio para ficar há anos. A questão que se coloca ainda antes da linguagem é se isso vai ser monoposto-desktop-windows ou se faz sentido ser distribuido-web.
Tenho bastante experiência em migrações (em especial ao nível dos dados, com e sem migração de base de dados) e migrar de Clipper com DBase (presumo que seja esta combinação por andarem de mão dada como o PHP com o MySQL hoje em dia) pode já não fazer sentido manter uma solução desktop (mesmo que multiposto).