Jump to content
Paulo zuf

Eliminar relação com subform

Recommended Posts

Paulo zuf

Olá a todos,

Tenho uma base de dados pessoal de apoio às minhas aulas.

Num formulário com subformulário, consulto conceitos e recursos pedagógicos associados.

Porém, por vezes, pretendo eliminar essa relação mas não o recurso, pois ele pode estar relacionado com outro conceito.

É possível que o subformulário tenha um botão para eliminar só a relação (incluída numa tabela de junção de muitos-para muitos)?

Não sei se esta solução é a mais adequada, pois sou um simples utilizador do Access com reduzidos conhecimentos de programação.

A Vossa ajuda seria bem-vinda

Obrigado

carlosAl

Ola,

Nao se percebe muito bem pq queres eliminar as relaçoes entre as tabelas, sera que o que pretendes é alterar a origem dos dados do subformulario ? do tipo :

Forms!NomedoFormPrincipal.NomeDoSubformulario.Form.RecordSource = "NomedaConsulta"
Me.[NomeDoSubformulario].Form.Requery
MsgBox ("Dados  atualizados !!")

Paulo zuf

Olá,

o que pretendo não é eliminar a relação entre as tabelas ... pretendo eliminar a relação entre o recurso Y e o conceito X, sem eliminar o recurso, pois está associado a outros conceitos.

Tenho imaginado, por exemplo, que o subform tinha uma caixa de verificação que depois de selecionada e conjuntamente com o ID do conceito X relacionado, iria apagar a relação na tabela de junção muitos-para-muitos. Assim, na próxima vez que abrisse o subform referente ao conceito X, o recurso Y já não aparecia.

Obrigado pela resposta ... tenho conhecimentos básicos sobre o Access e não consigo avaliar se a tua resposta é a solução para o meu problema ... e por isso estou de novo a pedir ajuda

carlosAl

ola

A verdade é que ainda nao estou a perceber o que pretendes. o que é o recurso Y ? manda uma imagem do que pretendes que nao "apareça"

Paulo zuf

Olá Carlos,

Na imagem que envio (img_1), o conceito é Centro/Periferia e o recurso é 0_autor_form.

No form [rec_caderno], consigo selecionar a caixa de verificação e posteriormente apagar a relação conceito/recurso.

Porém, quando o form [rec_caderno] é aberto através do painel de navegação [Conceitoteca], regista o erro "Este conjunto de registos não pode ser atualizado".

Quando visualizo o [rec_caderno] no modo estrutura, dá um erro indicando que não encontra a macro "ErrorHandler", que está no painel de navegação [Conceitoteca].

Na img_2 e img_3, está a macro que retirei da web e cria o filtro associado ao botão "Caderno Diário" (no form [Conceitoteca]). Não sei se é aqui que pode estar o erro. Consigo editar o [rec_caderno] no modo estrutura sem erros quando o faço sem que esteja aberto através do painel de navegação [Conceitoteca].

Obrigado pela tua ajuda ...

img-1.jpg

img-2.jpg

img-3.jpg

carlosAl

Ola Paulo

Parece me algo simples mas nao consigo ajudar sem ver os pormenores, no entanto se quizeres que veja, podes mandar uma bd so com os formularios, tabelas e macros envolvidos, que eu mando de volta com a soluçao que encontrar.

so consigo se gravares a bd na versao access 2007

Paulo zuf

Olá Carlos,

já resolvi o problema ... era uma questão de definição de forms.

Mas outros problemas vão surgir ... volto a contactar.

Obrigado