Anouk Posted November 3, 2019 at 11:36 AM Report Share #616500 Posted November 3, 2019 at 11:36 AM (edited) Bom dia! Antes de mais devo desde já dizer que já sei que o meu código é uma m****, mas eu comecei há pouco tempo a aprender, num curso profissional, estou a dar os primeiros passos e estou a tentar manter tudo o mais simples possível, a um nível que eu possa compreender. Objetivo do desafio proposto: Criar um jogo da memória Objetivo específico para esta questão que estou a colocar no fórum: Descobrir como é que posso gerar números aleatórios que não se repitam. Contexto: - Criei no formulário 16 PictureBox que vão receber imagem aleatórias. - As imagens a serem escolhidas aleatoriamente guardei-as numa ImageList (rescurso do próprio programa), que as numerou de 0 a 15. (Nota: Como preciso de 8 pares de imagens, coloquei 8+8, sendo as segundas repetidas mas com outro número.) - Através do código (muito simples) já criado, consegui de facto inserir imagens aleatórias da ImageList nas PictureBox, mas o número que identifica a imagem repete-se mais que 1 vez, o que leva a que haja várias imagens iguais e outras que nem aparecem. Código criado até agora: Public Class Form1 Private Sub Form1_Load(sender As Object, e As EventArgs) Handles MyBase.Load Randomize() Dim randInt As Integer randInt = CInt(Int((15 * Rnd())) + 0) PictureBox1.Image = ImageList1.Images(randInt) randInt = CInt(Int((15 * Rnd())) + 0) PictureBox2.Image = ImageList1.Images(randInt) randInt = CInt(Int((15 * Rnd())) + 0) PictureBox3.Image = ImageList1.Images(randInt) randInt = CInt(Int((15 * Rnd())) + 0) PictureBox4.Image = ImageList1.Images(randInt) randInt = CInt(Int((15 * Rnd())) + 0) PictureBox5.Image = ImageList1.Images(randInt) randInt = CInt(Int((15 * Rnd())) + 0) PictureBox6.Image = ImageList1.Images(randInt) randInt = CInt(Int((15 * Rnd())) + 0) PictureBox7.Image = ImageList1.Images(randInt) randInt = CInt(Int((15 * Rnd())) + 0) PictureBox8.Image = ImageList1.Images(randInt) randInt = CInt(Int((15 * Rnd())) + 0) PictureBox9.Image = ImageList1.Images(randInt) randInt = CInt(Int((15 * Rnd())) + 0) PictureBox10.Image = ImageList1.Images(randInt) randInt = CInt(Int((15 * Rnd())) + 0) PictureBox11.Image = ImageList1.Images(randInt) randInt = CInt(Int((15 * Rnd())) + 0) PictureBox12.Image = ImageList1.Images(randInt) randInt = CInt(Int((15 * Rnd())) + 0) PictureBox13.Image = ImageList1.Images(randInt) randInt = CInt(Int((15 * Rnd())) + 0) PictureBox14.Image = ImageList1.Images(randInt) randInt = CInt(Int((15 * Rnd())) + 0) PictureBox15.Image = ImageList1.Images(randInt) randInt = CInt(Int((15 * Rnd())) + 0) PictureBox16.Image = ImageList1.Images(randInt) End Sub End Class Gente, eu não estou a pedir que me façam o trabalho todo. Apenas que me tentem ajudar nesta questão específica e com uma solução o mais simples possível. Pode até haver uma instrução qualquer que evita que os números se repetiam, mas eu desconheço. Agradeço a quem puder ajudar. Edited November 4, 2019 at 02:46 PM by M6 Formatação de código. Link to comment Share on other sites More sharing options...
M6 Posted November 4, 2019 at 03:03 PM Report Share #616508 Posted November 4, 2019 at 03:03 PM Já lá vão muitos anos desde o VB, mas espero poder ajudar. Antes de mais o Randomize só deve ser feito uma única vez, no inicio do programa. Se tens no Load, pode acontecer que executes isso mais de uma vez. Depois, se bem me recordo, o Rnd devolve um número entre 0 e 1 (0 <= Rnd < 1), pelo que a fórmula deverá ser randInt = Int(16 * Rnd) Para garantires que o valor não se repete, basta teres uma lista/array em que vais guardando os valores que já foram saindo e, caso exista uma repetição, pedes um novo número. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar." Link to comment Share on other sites More sharing options...
programadorvb6 Posted November 7, 2019 at 04:18 PM Report Share #616542 Posted November 7, 2019 at 04:18 PM Com que finalidade serve esse teu código? ______________________________________________________________________________ Que minha coragem seja maior que meu medo e que minha força seja tão grande quanto minha fé. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Anouk Posted December 20, 2019 at 02:24 PM Author Report Share #616904 Posted December 20, 2019 at 02:24 PM Já terminei este jogo. Foi doloroso mas consegui! Podem fechar o tópico. De qualquer forma por aqui não obtive ajuda. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts