InvertedCloud Posted September 25, 2019 at 01:27 PM Report Share #616229 Posted September 25, 2019 at 01:27 PM Boas, Estou ultimamente a aprender programação funcional e deparei-me com um exercício que diz o seguinte (no que suponho seja terminologia académica): mostre que uma lista em compreensão com geradores duplos pode ser descrita usando geradores simples. Sugestão: use a função concat e uma compreensão dentro de outra. É dado o exemplo de [(x, y) | x <- [1, 2, 3], y <- [4, 5, 6] ] o meu problema aqui é, como raio é que se encaixa sintacticamente uma lista por compreensão aninhada dentro de outra? o exemplo descreve uma lista de tuplos (x, y) com aqueles geradores para cada variável. Concat recebe uma lista de listas. Perdi-me algures no meio, suponho. Não tenho qualquer exemplo de tal situação, estou a seguir o livro "Learn you a Haskell for great good" e paralelamente a frequentar uma cadeira de programação funcional com haskell que me fornece outro tipo de exercicios, admitidamente mais fáceis. Alguma ideia? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Baderous Posted April 11, 2020 at 11:16 AM Report Share #617844 Posted April 11, 2020 at 11:16 AM Para resolveres esse problema, o mais fácil é criares uma função auxiliar que recebe um valor e uma lista e gera pares desse valor com cada elemento da lista: g _ [] = [] g x (l:ls) = (x,l):(g x ls) Depois, para cada valor da lista x (obtido pela sua notação em compreensão), aplicas esta função passando como 1º parâmetro o valor em processamento e como 2º parâmetro a lista y: [g x [y | y <- [4,5,6]] | x <- [1,2,3]] Esta função devolve-te o resultado: [[(1,4),(1,5),(1,6)],[(2,4),(2,5),(2,6)],[(3,4),(3,5),(3,6)]] Assim, precisas de aplicar a função concat nele, para obteres exatamente o mesmo da tua função inicial: func = [(x, y) | x <- [1, 2, 3], y <- [4, 5, 6]] funcAlt = concat [g x [y | y <- [4,5,6]] | x <- [1,2,3]] E os resultados de ambas as funções serão iguais: > func [(1,4),(1,5),(1,6),(2,4),(2,5),(2,6),(3,4),(3,5),(3,6)] > funcAlt [(1,4),(1,5),(1,6),(2,4),(2,5),(2,6),(3,4),(3,5),(3,6)] Link to comment Share on other sites More sharing options...
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