Jump to content
Guest Buiu

Minhas sugestões

Recommended Posts

Guest Buiu

1)Tem como criar uma área para programas criados pelos membros(Programa.deb,Programa.rpm,Programa.tgz(Slackware))?

2)Tem como criar uma área para vídeo aula de autoria do membro hospedado no YouTube(Video aula de Linux)?

Rui Carlos
15 horas atrás, Buiu disse:

1)Tem como criar uma área para programas criados pelos membros(Programa.deb,Programa.rpm,Programa.tgz(Slackware))?

Existe uma área de Apresentação de Projectos de Programação.  Também temos um portal de downloads, mas não faz sentido disponibilizar pacotes de software no fórum, visto que o mesmo não funcionaria devidamente com gestores de pacotes.  (Convém ler as regras da secção antes de criar tópicos.)

Citação

2)Tem como criar uma área para vídeo aula de autoria do membro hospedado no YouTube(Video aula de Linux)?

O propósito do fórum não é propriamente servir de meio para divulgar vídeos do membro publicados noutra plataforma.  Pode usar o fórum para escrever e publicar artigos.  Para publicitar vídeos do YouTube, pode usar a assinatura.

Guest Buiu

Os meus programas funcionam no terminal e também você poderia instalar o programa.deb clicando com o botão do mouse em instalar,e para desinstalar você pode desinstalar com gerenciador de pacotes synaptic,você não pode julgar se não sabe,você não testou os programas.

Edited by Buiu

Rui Carlos
32 minutos atrás, Buiu disse:

Os meus programas funcionam no terminal e também você poderia instalar o programa.deb clicando com o botão do mouse em instalar,e para desinstalar você pode desinstalar com gerenciador de pacotes synaptic,você não pode julgar se não sabe,você não testou os programas.

Não percebi bem a que propósito é este comentário, mas assumindo que se refere à questão de como disponibilizar o software, para mim qualquer software distribuído directamente por .deb não funciona devidamente com gestores de pacotes.  Essencialmente porque deixo de ter gestão automática de versões e de dependências.  E isto não tem nada a ver com os seus programas em particular, nem é preciso testá-los para perceber isto.

Guest Buiu

Não entendi nada o que você falou,mas os meus programas.deb não tem dependencia nenhuma, são executaveis do Lazarus(Delphi 7 para Linux) entendeu?

Para começo de conversa,eu com 22 anos já tinha 15 diplomas profissionalizantes de informática e uma faculdade de logística,me aposentei por invalidez por causa das minhas doenças,e não por causa da minha competencia,segundo porque tu quer novas versões do meu programa(Software) se eles funcionam perfeitamente,você me desrepeitou quando disse que os meus programas não funcionam com gestores de pacotes,mas para mim eles funcionam como eu programei e dá para desinstalar via gerenciador de pacotes synaptic,entendeu agora,portugues?

Resumindo,querem o código fonte porque não tem compentencia ou não se esforçam para criar softwares,parabéns.Já disponibilizei os códigos fontes dos meus programas na internet,então os procure,tem o google para isso,site de busca.

Não seria melhor disponibilizar os programas para Linux no formato .deb .rpm e .tgz(Slackware) junto com o código fonte abaixo para fins didáticos.

Rui Carlos

Antes de mais, realçava algo que já referi anteriormente: "isto não tem nada a ver com os seus programas em particular [...]".  A afirmação "não faz sentido disponibilizar pacotes de software no fórum, visto que o mesmo não funcionaria devidamente com gestores de pacotes", é simplesmente uma razão pela qual não recomendo que se use o Portal de Downloads da comunidade para disponibilizar pacotes .deb (entre outros), sejam eles seus, sejam eles do Linus Torvalds.  Mesmo que não tenham dependências, continua a faltar a gestão de actualizações.  O problema das actualizações é particularmente crítico quando envolvem bugs de segurança (mais uma vez, isto não é um comentário direccionado aos seus pacotes, mas a todos os pacotes!).  Podia também referir as dificuldades acrescidas de verificação de autenticidade do pacote, entre outros.

Por alguma razão a generalidade do software é distribuída através de repositórios (pelo menos no caso de distribuições Debian based).

Em todo o caso, poderá ver que no Portal de Downloads há uma área para Bibliotecas e Aplicações, onde utilizadores disponibilizaram software, e onde você também pode disponibilizar software se quiser.  Recomendava contudo que disponibilizasse o código fonte, e não os pacotes, visto que numa comunidade de programadores o código fonte tem muito mais valor didáctico do que o pacote.