Jump to content
Matheus_vask

Melhor Plataforma e linguagem?

Recommended Posts

Matheus_vask

Bom dia, ainda sou inciante nessa vida de programação e preciso fazer um trabalho, entretanto, não sei bem em qual plataforma será melhor ou em que caminho deva seguir. 

O programa que terei de desenvolver terá de armazenar dados em uma base de dados e poder ler e alterar os dados já inseridos. 

Desde já agradeço. Qualquer ajuda é bem-vinda. 

Matheus Aguiar

M6

@Matheus_vask, a descrição geral da tua aplicação resume 99% das aplicações existentes no mundo. "Todas" as aplicações guardam dados numa base de dados e permitem ler e alterar os dados já inseridos...

O que tens de ponderar é qual o objetivo da aplicação e as plataformas em que te sentes mais à vontade. Por exemplo, se a aplicação vai ser usada "na rua" ou por pessoas em locais geográficos diferentes, então - tipicamente - uma aplicação web é preferível a uma aplicação desktop.
Tens de analisar para perceber as necessidades da aplicação/utilizadores e as tecnologias em que estás mais à vontade para desenvolver a solução. Há outras situações a ter em conta, como por exemplo, a proliferação de tecnologias e a sua manutenção por parte do cliente.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Matheus_vask

M6, Muito obrigado pela resposta. 

A aplicação será utilizada na empresa que eu trabalho  por cerca de 10 -15 pessoas. Creio que uma aplicação executavel no próprio computador e armazenado num servidor será a melhor forma de ultrapassar esse problema. O que acha? 

Abraço

M6

Para uma situação dessas eu optaria por ter uma solução web. Essa opção evita questões de sistema operativo (permissões, configurações de rede, manutenções, etc.) e permite  uma melhor manutenção da aplicação (basta fazer deploy no servidor e todos os utilizadores passam a ter a versão mais recente). Basicamente a manutenção torna-se mais simples se a aplicação for web em vez de ter uma aplicação executável no PC.

Mas atenção, esta é apenas a minha opção apoiada no pouco que sei sobre a solução que tens de desenvolver.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."