Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá, 

Eu já a ler pelo fórum e já verifiquei que consegue extrair os dados do cartão de cidadão com JAVA e C#. O que gostaria de saber é se vocês sabem se é possível extrair dados de uma cartão de cidadão através de um browser com javascript ( pode ser outra linguagem ). Se for possível será que possível darem-me uma luzes por onde começar ?

Paulo Fernandes 

• 3 years later...
Posted

Pelo browser é impossível. O código no browser, não tem acesso aos "componentes" do PC para fazer uma leitura do cartão. Terás de ter sempre alguma aplicação backend a correr no PC para teres a possibilidade de ler o cartão.

Cumprimentos,
iron

Posted

Olá Iron,

Obrigado pela resposta.

Eu contactei a ama e enviaram um protocolo e uma série de procedimentos para a autenticação. Mas na verdade, eu pretendo apenas ler os dados que estão disponíveis, o objectivo não é fazer a autenticação.

Pensei que fosse mais fácil, quase como um leitor de código de barras que insere o valor num campo, podendo este estar numa webpage.

Esse aplicação de que falas, já existe?

Obrigado.

Cumprimentos.

Posted

Como nunca usei, não sei. Mas deve haver apps open source para isso. 

Também já vi aí no fórum alguém a disponibilizar uma em C# se não estou em erro. É uma questão de procurares.

Cumprimentos,
iron

Posted
3 hours ago, Peter Smith said:

Olá Iron,

Obrigado pela resposta.

Eu contactei a ama e enviaram um protocolo e uma série de procedimentos para a autenticação. Mas na verdade, eu pretendo apenas ler os dados que estão disponíveis, o objectivo não é fazer a autenticação.

Pensei que fosse mais fácil, quase como um leitor de código de barras que insere o valor num campo, podendo este estar numa webpage.

Esse aplicação de que falas, já existe?

Obrigado.

Cumprimentos.

Por razões óbvias de segurança, duvido que consigas ler algo sem fazeres autenticação, mas não estou por dentro das questões de segurança do CC.

Verifica se a API do plugin de autenticação te permite aceder à informação do cartão. Quando se está no browser, o plugin é uma peça imprescindível para aceder ao CC.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

• 7 months later...
Posted (edited)

Boas, este post está parado há algum tempo, mas deixo na mesma o link para uma nova versão da solução que tinha partilhado há uns tempo.

É um servidor HTTP que permite ler os dados do cartão de cidadão a partir de qualquer cliente http (browser ou outro cliente), funciona em qualquer sistema operativo e apenas requer ter o java instalado.

A quem interessar, pode dar uma olhada aqui: https://github.com/rmpt/citizen-card-reader

Edited by rmpt
  • Vote 1
  • 1 year later...
Posted

Olá pessoal,

Na batalha pelo mesmo objetivo, ler o Cartão de Cidadão através da web, embarquei nesta aventura e acabei por publicar o código para ajudar quem estiver no mesmo desafio.

Partilho aqui um artigo que escrevi, juntamente com o código backend e frontend para a leitura local do Cartão de Cidadão: https://tragio.pt/articles/how-to-read-portuguese-citizen-cards-in-web-applications

• Thanks 1
  • 2 months later...