Paulo Fernandes Posted July 23, 2019 at 01:34 PM Report #615755 Posted July 23, 2019 at 01:34 PM Olá, Eu já a ler pelo fórum e já verifiquei que consegue extrair os dados do cartão de cidadão com JAVA e C#. O que gostaria de saber é se vocês sabem se é possível extrair dados de uma cartão de cidadão através de um browser com javascript ( pode ser outra linguagem ). Se for possível será que possível darem-me uma luzes por onde começar ? Paulo Fernandes
Peter Smith Posted August 1, 2022 at 09:51 AM Report #626626 Posted August 1, 2022 at 09:51 AM Olá Paulo, Ando precisamente à procura de uma solução em javascript para obter algumas informações do CC. Chegaste a conseguir uma resposta? Obrigado pela atenção. Tudo de bom. Cumprimentos.
iron Posted August 1, 2022 at 10:25 AM Report #626627 Posted August 1, 2022 at 10:25 AM Pelo browser é impossível. O código no browser, não tem acesso aos "componentes" do PC para fazer uma leitura do cartão. Terás de ter sempre alguma aplicação backend a correr no PC para teres a possibilidade de ler o cartão. Cumprimentos, iron
Peter Smith Posted August 2, 2022 at 07:50 AM Report #626637 Posted August 2, 2022 at 07:50 AM Olá Iron, Obrigado pela resposta. Eu contactei a ama e enviaram um protocolo e uma série de procedimentos para a autenticação. Mas na verdade, eu pretendo apenas ler os dados que estão disponíveis, o objectivo não é fazer a autenticação. Pensei que fosse mais fácil, quase como um leitor de código de barras que insere o valor num campo, podendo este estar numa webpage. Esse aplicação de que falas, já existe? Obrigado. Cumprimentos.
iron Posted August 2, 2022 at 09:14 AM Report #626641 Posted August 2, 2022 at 09:14 AM Como nunca usei, não sei. Mas deve haver apps open source para isso. Também já vi aí no fórum alguém a disponibilizar uma em C# se não estou em erro. É uma questão de procurares. Cumprimentos, iron
M6 Posted August 2, 2022 at 11:22 AM Report #626660 Posted August 2, 2022 at 11:22 AM 3 hours ago, Peter Smith said: Olá Iron, Obrigado pela resposta. Eu contactei a ama e enviaram um protocolo e uma série de procedimentos para a autenticação. Mas na verdade, eu pretendo apenas ler os dados que estão disponíveis, o objectivo não é fazer a autenticação. Pensei que fosse mais fácil, quase como um leitor de código de barras que insere o valor num campo, podendo este estar numa webpage. Esse aplicação de que falas, já existe? Obrigado. Cumprimentos. Por razões óbvias de segurança, duvido que consigas ler algo sem fazeres autenticação, mas não estou por dentro das questões de segurança do CC. Verifica se a API do plugin de autenticação te permite aceder à informação do cartão. Quando se está no browser, o plugin é uma peça imprescindível para aceder ao CC. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
rmpt Posted March 3, 2023 at 04:38 PM Report #630286 Posted March 3, 2023 at 04:38 PM (edited) Boas, este post está parado há algum tempo, mas deixo na mesma o link para uma nova versão da solução que tinha partilhado há uns tempo. É um servidor HTTP que permite ler os dados do cartão de cidadão a partir de qualquer cliente http (browser ou outro cliente), funciona em qualquer sistema operativo e apenas requer ter o java instalado. A quem interessar, pode dar uma olhada aqui: https://github.com/rmpt/citizen-card-reader Edited March 9, 2023 at 10:34 PM by rmpt 1 Report
tragio Posted February 10, 2025 at 02:59 PM Report #634468 Posted February 10, 2025 at 02:59 PM Olá pessoal, Na batalha pelo mesmo objetivo, ler o Cartão de Cidadão através da web, embarquei nesta aventura e acabei por publicar o código para ajudar quem estiver no mesmo desafio. Partilho aqui um artigo que escrevi, juntamente com o código backend e frontend para a leitura local do Cartão de Cidadão: https://tragio.pt/articles/how-to-read-portuguese-citizen-cards-in-web-applications 1 Report
rmpt Posted April 18, 2025 at 02:13 PM Report #634690 Posted April 18, 2025 at 02:13 PM Para quem ainda precisar, está aqui uma solução que desenvolvi já há alguns anos, melhorada há pouco tempo, que pode ser utilizada facilmente em qualquer app web. https://github.com/rmpt/citizen-card-reader
Recommended Posts