Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa tarde! Eu tenho um projecto de recursividade para entregar na 5ª feira e gostaria que me dessem uma explicação acerca de alguns tópicos :?

- Como trabalha a recursividade no stack, por ex. no caso do factorial;

- Porque é que ficamos a perder em termos de performance com esta tecnica;

- As principais rivalidades entre a recursividade e a iteratividade;

- Algumas aplicações práticas dela (ja tenho factorial... potencial... e fibonacci);

- Vantagens e desvantagens;

Ah! E se por acaso alguem tiver paginas de net boas acerca destes assuntos ... agradecida,

Marina Gomes

• 2 weeks later...
Posted

Boa tarde! Eu tenho um projecto de recursividade para entregar na 5ª feira e gostaria que me dessem uma explicação acerca de alguns tópicos  :?

- Como trabalha a recursividade no stack, por ex. no caso do factorial;

- Porque é que ficamos a perder em termos de performance com esta tecnica;

- As principais rivalidades entre a recursividade e a iteratividade;

- Algumas aplicações práticas dela (ja tenho factorial... potencial... e fibonacci);

- Vantagens e desvantagens;

Ah! E se por acaso alguem tiver paginas de net boas acerca destes assuntos ... agradecida,

Marina Gomes

Não sei o que queres dizer com stack mas presumo que não sabendo o que é factorial também não sabes o que é stack mesmo ( kidding 😛 )

Os procedimentos recursivos são mais lentos na maioria dos casos ( atenção! ) porque criam uma cadeia de operações adiadas e só apenas quando é atingida o caso básico, por exemplo no factorial que é 0! é que  ele executa as operações que estavam todas adiadas. O processo iterativo é mais rápido porque não constroi essa cadeia mas vai guardando os resultados das operações numa variável de estado que pode ser acedida a qualquer momento. O processo interativo pode ser pausado enquando que o recursivo não. Tanto pode haver soluções mais favorecidas para a recursividade como para a iteratividade. Penso que um bom exercício era fazeres todos os programas relativos aos operadores +,/,*,- apenas usando incrementos de 1 ou -1 e usando o operador de igualdade tanto para a solução recursiva e iterativa.

hf 🙂

perl is a prismthrough which chaos breeds order.perfection attained.