Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

00Basil00

Inicio em C e SO

Recommended Posts

00Basil00

Boas, sou novo por estas bandas, mas espero que me ajudem ainda assim. Estou a fazer a licenciatura em Engenharia Informática e tenho uma cadeira que é Sistemas Operativos, aprendo a programar em C, infelizmente e por minha culpa não percebo grande coisa, ando a procura de um livro para me ajudar rumo ao 20 no exame, pensei no original "The C Programming Language" porem o meu ingles não é grande coisa, então fui pesquisar e fiquei entre o "Liguagem C" de luis damas e um da FCA. Na internet encontrei o de luis damas mas so a 10 edeicao, sera muito grande a diferenca entre a 10 e a 24 que e a a venda nas lojas? e aconselham me um desses ou outro melhor?

Edited by 00Basil00

antseq

Minha sugestão:
1a- aprender ("o mínimo aceitável") de inglês que lhe permita pelo menos ler um livro de programação, blogs, FAQs, outros/infinitos recursos na Internet
1b- aprender ("conceitos básicos") de programar em qualquer linguagem
2- aprender C, aproveitando ao máximo os conhecimentos já adquiridos nos 2 pontos anteriores
3- se chegou aqui e gostou (tomou gosto) dos pontos anteriores, aventure-se em aprender cada vez mais, sejam temas relativos a sua área de trabalho, ou sejam outras linguagens ou plataformas de desenvolvimento

continuação de boa programação.

thoga31
15 horas atrás, 00Basil00 disse:

pensei no original "The C Programming Language"

Este livro é essencialmente para "aficionados" da linguagem C. É extremamente interessante a nível histórico, mas a nível prático está muito desactualizado.

fiquei entre o "Liguagem C" de luis damas e um da FCA

O livro do Luís Damas é um dos mais recomendados. Confesso que não sou propriamente fã, mas todos os conceitos de base da linguagem estão lá e a generalidade dos estudantes costuma apreciar.

sera muito grande a diferenca entre a 10 e a 24 que e a a venda nas lojas

Penso que as edições sejam apenas reimpressões. Do que eu vi há cerca de 1 ano na edição mais recente, não me apercebi de haver nada diferente. Contudo, quem entende a 10ª edição, consegue entender as diferenças para o C99 e posteriores.

Quanto à questão do inglês, recomendo vivamente treinares e melhorares pois o inglês é a "língua universal" do mundo da programação, além de que, regra geral, encontras a melhor informação em inglês.

Boa sorte e cumprimentos.

Knowledge is free!

00Basil00
4 horas atrás, thoga31 disse:

Este livro é essencialmente para "aficionados" da linguagem C. É extremamente interessante a nível histórico, mas a nível prático está muito desactualizado.

O livro do Luís Damas é um dos mais recomendados. Confesso que não sou propriamente fã, mas todos os conceitos de base da linguagem estão lá e a generalidade dos estudantes costuma apreciar.

Penso que as edições sejam apenas reimpressões. Do que eu vi há cerca de 1 ano na edição mais recente, não me apercebi de haver nada diferente. Contudo, quem entende a 10ª edição, consegue entender as diferenças para o C99 e posteriores.

Quanto à questão do inglês, recomendo vivamente treinares e melhorares pois o inglês é a "língua universal" do mundo da programação, além de que, regra geral, encontras a melhor informação em inglês.

Boa sorte e cumprimentos.

Muito Obrigado pela ajuda, vou então apostar no livro de Luis Damas e ver como corre, não sou um 0 a inglês mas não me sinto confortável a estudar por um livro 100% em inglês sem duvida que tenho que abdicar de um pouco do meu verão para melhorar o meu Inglês, mas uma vez obrigado.

00Basil00
19 horas atrás, antseq disse:

Minha sugestão:
1a- aprender ("o mínimo aceitável") de inglês que lhe permita pelo menos ler um livro de programação, blogs, FAQs, outros/infinitos recursos na Internet
1b- aprender ("conceitos básicos") de programar em qualquer linguagem
2- aprender C, aproveitando ao máximo os conhecimentos já adquiridos nos 2 pontos anteriores
3- se chegou aqui e gostou (tomou gosto) dos pontos anteriores, aventure-se em aprender cada vez mais, sejam temas relativos a sua área de trabalho, ou sejam outras linguagens ou plataformas de desenvolvimento

continuação de boa programação.

Obrigado pela ajuda, sim o gosto tenho, mas a minha "linguagem mãe" é o python e sinto algumas dificuldades em adaptar me ao famoso C.

pwseo

@00Basil00

Acho que é absolutamente essencial que aprendas inglês suficiente para ler documentação, fazer pesquisas, entre outros. O resto acaba por vir depois: hoje em dia podes sempre seguir pequenos tutoriais sobre temas específicos quando tens alguma dúvida em particular. Mas a maior parte dos tutoriais escreve-se em inglês, para uma maior audiência.