Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

PedroPinto

Tempo a carregar os objectos em runtime no Windows Form

Recommended Posts

PedroPinto

Boas pessoal, é o meu primeiro Tópico por isso desculpem se não fizer como deveria ser feito .

Então é o seguinte:

Estou a fazer um aplicação para desktop, inicialmente tinha feito em design time mas quando abria o formulário demorava muito a carregar os objetos. Tentei fazer em runtime, porem, ainda assim continua lento.

Alguma sugestão?

[Codigo Abaixo]

private void metroLink()
        {

if (MpnlBar.InvokeRequired)
            {
                MpnlBar.BeginInvoke((MethodInvoker)delegate
                {
                    for (int i = 0; i < l.Length; i++)
                    {
                        l = new MetroLink
                        {
                            Size = new Size(75, 64),
                            Location = new Point(i * 62 + 1114, 3),
                            Image = Resources.Invalid,
                            NoFocusImage = Resources.Invalid,
                            ImageSize = 40,
                            Anchor = ((AnchorStyles.Top) | AnchorStyles.Right),
                            UseCustomBackColor = true,
                            BackColor = Color.Transparent,
                            Cursor = Cursors.Hand,
                            Name = "ml" + i.ToString(),
                            Visible = false,
                        };
                        l.Click += new EventHandler(Estados_Click);
                        MpnlBar.Controls.Add(l);
                    }
                    /*MetroLink*/
                    //Butão minimizar
                    l[0].Image = Resources.Minimizar_Ativo;
                    l[0].NoFocusImage = Resources.Minimizar_Passivo;
                    //Butão maximizar
                    l[1].Image = Resources.Maximizar_Ativo;
                    l[1].NoFocusImage = Resources.Maximizar_Passivo;
                    //Butão Restaurar
                    l[3].Image = Resources.Restaurar_Ativo;
                    l[3].NoFocusImage = Resources.Restaurar_Passivo;
                    l[3].Location = new Point(1 * 62 + 1114, 3);
                    l[3].Visible = true;
                    //Butão Fechar
                    l[2].Image = Resources.Desligar_Ativo;
                    l[2].NoFocusImage = Resources.Desligar_Passivo;
                });
            }
        } 

[{Também estou a carregar uma imagem num painel que tem propriedade dock.fill (para simular uma imagem em background)

Ao todo tenho 3 painel, um para fazer de Header, outra que cobre o formulário todo e por fim um para carregar um userControl(mas esse fica invisivel até o utilizador clicar no button)}]

Obrigado,

Edited by M6
Formatação de código.

M6

O carregamento é sempre feito em runtime. Não há carregamento em em design time. O design time server apenas para desenhares os ecrãs com o rato uma vez que é significativamente mais simples e simpático do fazê-lo programáticamente. O que desenhas é depois carregado para memória em runtime.

A performance implica um misto de variáveis, desde a quantidade de objetos envolvidos até à performance do teu computador, passando pelo "peso" que cada objeto tem no que toca a informação (de entre outras coisas).

Se queres saber de onde vem o teu problema de performance, usa um profiler para compreenderes onde está a lentidão e foca-te em melhorar esse aspeto.
No entanto, a minha experiência diz-me que se um ecrã é lento a carregar muito provavelmente não será pela quantidade de objetos visuais que o mesmo tem de mostrar mas sim pela informação que têm de obter e disponibilizar ao utilizador.

• Vote 1

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

PedroPinto
2 horas atrás, M6 disse:

O carregamento é sempre feito em runtime. Não há carregamento em em design time. O design time server apenas para desenhares os ecrãs com o rato uma vez que é significativamente mais simples e simpático do fazê-lo programáticamente. O que desenhas é depois carregado para memória em runtime.

A performance implica um misto de variáveis, desde a quantidade de objetos envolvidos até à performance do teu computador, passando pelo "peso" que cada objeto tem no que toca a informação (de entre outras coisas).

Se queres saber de onde vem o teu problema de performance, usa um profiler para compreenderes onde está a lentidão e foca-te em melhorar esse aspeto.
No entanto, a minha experiência diz-me que se um ecrã é lento a carregar muito provavelmente não será pela quantidade de objetos visuais que o mesmo tem de mostrar mas sim pela informação que têm de obter e disponibilizar ao utilizador.

Obrigado pela a resposta,

Realmente eu só carrego 3 paineis , 4 link e 2 tile, mas penso que o que está a por o sistema lento é as imagens que esses objetos têm. Será que por estar a carregar muitas imagens png e ico ao mesmo tempo, origina a lentidão?

Existe alguma forma de por os objetos a seres criados/mostrados em simultaneo?SXS75Ub.png

Edited by PedroPinto

M6

Sim, as imagens podem ter peso, quanto maiores/melhores mais lento será. Usa imagens com um tamanho/qualidade significativamente menor e testa se a lentidão vem daí.

Não percebo bem o que queres dizer por criar/mostrar os objetos em simultâneo. Se a tua ideia é fazer isso em paralelo não creio que resulte, uma vez que a lentidão não vem da sequência mas sim da leitura dos ficheiros e do renderização das imagens.

Não sei que máquina tens, mas a lentidão até pode ser apenas uma questão apenas no teu computador.

• Vote 1

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

PedroPinto
5 horas atrás, M6 disse:

Sim, as imagens podem ter peso, quanto maiores/melhores mais lento será. Usa imagens com um tamanho/qualidade significativamente menor e testa se a lentidão vem daí.

Não percebo bem o que queres dizer por criar/mostrar os objetos em simultâneo. Se a tua ideia é fazer isso em paralelo não creio que resulte, uma vez que a lentidão não vem da sequência mas sim da leitura dos ficheiros e do renderização das imagens.

Não sei que máquina tens, mas a lentidão até pode ser apenas uma questão apenas no teu computador.

Inicialmente pensava utilizar tasks para fazer o tempo diminuir (adicionando tbm um SplashScreen enquanto estava a carregar etc..). Em relação a maquina, na empresa onde estou as maquina são boas o suficiente para este tipo de desenvolvimento (ao contrário da minha  . . . ). 

Vou testar renderizar a imagem de fundo e ver se fica mais rápido. 

Update: Tinha um imagem de 3 megas(não admira que desse lag), reduzi para 200kb ficou muito mais fluido.

Por exemplo eu tenho o main form da minha (Prototipo) e carrega todo de uma vez(fluido)kAuWvmv.png

Só quando faço o evento de expansão da tela (maximizar) e quando restauro a tela para o formato original é que os objetos demoram uma eternidade a mover de posição (atravéz do anchor), é normal ou posso fazer de outra forma (estava a pensar em criar um método onde mete-se as coordenadas de cada objeto para quando a tela fica cheia, porem não é eficaz porque depende da resolução do monitor. Tens alguma sugestão?

Obrigado,

Edited by PedroPinto
Update: Solução encontrada

M6

Eu deixava no modo automático. Não me parece que consigas fazer os cálculos e o posicionamento dos objetos de forma mais rápida do que a plataforma o faz.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

PedroPinto
1 hora atrás, M6 disse:

Eu deixava no modo automático. Não me parece que consigas fazer os cálculos e o posicionamento dos objetos de forma mais rápida do que a plataforma o faz.

Eu até deixava só utilizando o anchor dava para o que queria. 

Mas o problema está durante a deslocação / quando expando o form e os objetos reactualizam as suas coordenadas.

Em alguma app que desenvolves-te encontras-te algum problemas semelhante?

M6

Não me recordo de ter problemas de performance desse tipo.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

PedroPinto
2 minutos atrás, M6 disse:

Não me recordo de ter problemas de performance desse tipo.

Em alternativa, estou a pensar por uma espécie de loading screen, enquanto muda a propriedade visível = true para falso e quando terminarem metia a trus novamente. 

Porque já que não consigo diminuir o tempo, pelo menos se já não mostrar ao utilizador os objetos a desaparecerem já ficaria mais agradável para o utilizador. 

Sendo a minha primeira app não sei ao certo como devo fazer a otimização. 

Obrigado pelas resposta, em curto prazo :).