Jump to content

AT - questões legais

Recommended Posts

nunopicado
1 minuto atrás, desconfiado disse:

Sim, dá.

Também tinha essa preocupação por isso testei primeiro com uma factura emitida com o meu NIF para testar.

Após a leitura do QR Code aparece no ecrã a informação lida e um botão para "Registar".

Optimo, obrigado.
Quando a app deixar de me dizer "ERRO Tente mais tarde" a fazer o login, testo isso... 😁
É só a mim, ou já está a dar barraca antes de começar a ser usada?

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

• Replies 5.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

• nunopicado

1132

• CrominhO

680

• marcolopes

529

• americob

326

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Boa noite pessoal... Esta mensagem é para todos em geral, e para ninguém em particular. Andamos todos stressados, e é compreensível. Não tem sido um ano fácil para ninguém, seja pela pandemia e

a comunicação das séries foi adiada para o próximo ano, qrcode mantem-se em janeiro. - ATCUD a 01/01/2022 - Comunicação das séries a 01/07/2021 https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/

Das propostas de alteração ao Orçamento de Estado 2021 que tinha colocado ha alguns dias... parece que a do PCP foi "aprovada em comissão". Proposta 1406C Aprovado(a) em Comissão EMPRES

chesser
1 hora atrás, nunopicado disse:

Optimo, obrigado.
Quando a app deixar de me dizer "ERRO Tente mais tarde" a fazer o login, testo isso... 😁

Também me aconteceu isso algumas vezes e não conseguia entrar. Mas depois, sem alterar nada, ficou a funcionar. Pelo menos agora, está tudo a funcionar bem.

Solskajer
2 horas atrás, nunopicado disse:

Optimo, obrigado.

Nas minhas apps usei o QRCoder e está a ler tudo ok na app e-fatura.

A única questão que penso não estar ok é a app e-fatura só aceitar faturas com o NIF do contribuinte.
Faturas com consumidor final "999999990" não são aceites.
Não era este um dos motivos da existência do QR Code nas Faturas???

nunopicado
11 minutos atrás, Solskajer disse:

Nas minhas apps usei o QRCoder e está a ler tudo ok na app e-fatura.

Eu uso o próprio componente de impressão, que tem essa possibilidade. Só lhe passo a string e ele gera o código na versão correta.

Entretanto já testei e leu sem problemas.

12 minutos atrás, Solskajer disse:

A única questão que penso não estar ok é a app e-fatura só aceitar faturas com o NIF do contribuinte.
Faturas com consumidor final "999999990" não são aceites.
Não era este um dos motivos da existência do QR Code nas Faturas???

Também notei isso.
Acho que há aí qualquer coisa que ficou em águas de bacalhau. :P 

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

davdew05
Em 09/02/2021 às 14:33, americob disse:

Eu diria que estão a fazer mal, e não são os únicos:

02-4118 A implementação do Código QR pode ser feita antes de 01/01/2021?
A implementação do Código QR pode ocorrer antes de 01/01/2021, de modo a permitir a adaptação das aplicações
para o cumprimento do disposto na legislação. Neste caso, o campo H, relativo ao ATCUD, 
deverá ser preenchido com “0” (zero), até à entrada em vigor da obrigação da comunicação 
prévia das séries documentais para a obtenção do código de validação. Quando for atribuído pela AT
o código de validação da série, o referido campo deverá passar a ser preenchido com o respetivo ATCUD.

Eu interpretei que o ATCUD, enquanto não existir, é "0" e não que o código de validação da série é "0". Também acho que o ATCUD só deve aparecer na fatura quando existir.

Boa tarde @americob. Só uma pequena dúvida, é em relação ao campo no saft-t também coloca lá 0 ? Ou só coloca 0 no campo H no QRCode?

Desde já obrigado.

Edited by davdew05

Comecei hoje a testar os códigos qr que estava a criar com a app e-fatura, e panico :wallbash: nenhum funciona

Depois de alguns testes, vi que estava a colocar no campo S entre outras coisas o site da minha empresa e é isto que dá erro na app, se retirar o "www." do endereço e deixar só o dominio já funciona.
Parece que não pode ter nem "https://" nem "www"

americob
1 hora atrás, davdew05 disse:

Boa tarde @americob. Só uma pequena dúvida, é em relação ao campo no saft-t também coloca lá 0 ? Ou só coloca 0 no campo H no QRCode?

Desde já obrigado.

No SAFT já estava previsto na Portaria 302/2016:

4.1.4.2. * Código Único do
Documento (ATCUD)
Este campo deve conter o Código
Único do Documento. O campo deve
ser preenchido com «0» (zero) até à sua
regulamentação.
Texto
100

Agora, fizeste-me reparar que o limite deste campo é de 100, imposto pelo XSD. Será que vai chegar? Em alguns casos, não me parece!

Acho que um dia destes vamos ter clientes a chatear que não conseguem entregar o SAFT!

Esqueçam, estava a confundir o ATCUD com o QRCODE! Para o ATCUD, os 100 deve dar até ao próximo milénio!

Edited by americob
esclarecer
João Januário
51 minutos atrás, kalin disse:

Comecei hoje a testar os códigos qr que estava a criar com a app e-fatura, e panico :wallbash: nenhum funciona

Depois de alguns testes, vi que estava a colocar no campo S entre outras coisas o site da minha empresa e é isto que dá erro na app, se retirar o "www." do endereço e deixar só o dominio já funciona.

Pois. Também fiquei um pouco preocupado e desconfiei do formato do QRCode. E afinal o problema é que estava a colocar II e não I1.

Por isso, a quem está a dar o erro de QR Code inválido verifique primeiro o formato da informação com mais atenção.

Ufa!

davdew05
2 horas atrás, americob disse:

No SAFT já estava previsto na Portaria 302/2016:

4.1.4.2. * Código Único do
Documento (ATCUD)
Este campo deve conter o Código
Único do Documento. O campo deve
ser preenchido com «0» (zero) até à sua
regulamentação.
Texto
100

Agora, fizeste-me reparar que o limite deste campo é de 100, imposto pelo XSD. Será que vai chegar? Em alguns casos, não me parece!

Acho que um dia destes vamos ter clientes a chatear que não conseguem entregar o SAFT!

Esqueçam, estava a confundir o ATCUD com o QRCODE! Para o ATCUD, os 100 deve dar até ao próximo milénio!

Obrigado. Vai ficar 0 nos 2 caso até que eles se decidem :)

Miguel Frias

Eu estou a usar o QREncode em Linux, sempre com a versão 9 e sempre consegui ler. Com esta app dá Qrcode-formato incorrecto até a scanar apenas o canto do QR Code.

qrencode -s 3 -v 9 -l M

-s NUMBER    specify module size in dots (pixels). (default=3)
  -v NUMBER    specify the version of the symbol. (default=auto)
  -l {LMQH}    specify error correction level from L (lowest) to H (highest).
               (default=L)

Experimentei alterar vários valores destes e dá sempre o mesmo.

Segue exemplo do texto "Isto e um teste":

https://imgur.com/OzF51eF

Miguel Frias
8 minutes ago, Miguel Frias said:

Eu estou a usar o QREncode em Linux, sempre com a versão 9 e sempre consegui ler. Com esta app dá Qrcode-formato incorrecto até a scanar apenas o canto do QR Code.

qrencode -s 3 -v 9 -l M

-s NUMBER    specify module size in dots (pixels). (default=3)
  -v NUMBER    specify the version of the symbol. (default=auto)
  -l {LMQH}    specify error correction level from L (lowest) to H (highest).
               (default=L)

Experimentei alterar vários valores destes e dá sempre o mesmo.

Segue exemplo do texto "Isto e um teste":

https://imgur.com/OzF51eF

Ok, já está a funcionar. O meu problema era que no final da string estava um *, exemplo:

R:1234*S:*

ou

R:1234*

E por causa disso dava o erro de formato. Resumindo, nada de ter asteriscos no final da string.

marcolopes
5 hours ago, kalin said:

Não faz qualquer sentido... as barras "//" ainda posso tentar entender... agora o "www"??

Como estão a fazer testes? Fiz teste com NIF de CONSUMIDOR FINAL...

"QR-code com formato incorrecto. Apenas pode registar as facturas que foram emitidas com o seu Número de Contribuinte,"

Isto são 2 erros ou apenas 1???

Deveria existir um modo de testes! 😄

Edited by marcolopes

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

nunopicado
43 minutos atrás, marcolopes disse:

Não faz qualquer sentido... as barras "//" ainda posso tentar entender... agora o "www"??

Como estão a fazer testes? Fiz teste com NIF de CONSUMIDOR FINAL...

"QR-code com formato incorrecto. Apenas pode registar as facturas que foram emitidas com o seu Número de Contribuinte,"

Isto são 2 erros ou apenas 1???

Deveria existir um modo de testes! 😄

Possivelmente só um erro...
Faz uma com o teu NIF, já conseguirás testar.
Parece que as faturas sem NIF ainda não estão contempladas.

marcolopes
1 hour ago, nunopicado said:

Possivelmente só um erro...
Faz uma com o teu NIF, já conseguirás testar.
Parece que as faturas sem NIF ainda não estão contempladas.

DIVERSAS AZELHICES da AT (e "meia" minha! Por ter feito alterações na formatação numérica da aplicação, os campos numéricos estavam a ser formados com VIRGULA! A AT exige PONTO! Curioso é que depois, CONVERTE O PONTO em VIRGULA!!! 😕 Enfim...)

TESTES FEITOS e estas são as conclusões!

1) A mensagem permite "qualquer" conteúdo no campo S sem gerar qualquer erro! ("http://www.xxx.yyy" ou outra combinação qualquer - o que acontece é que, se o conteúdo contiver DOIS PONTOS, tudo o que estiver depois disso é descartado pela rotina de leitura da AT - mas consegue ser lido por um outro leitor qualquer)

2) Existe sempre um retorno de ERRO "QR-code com formato incorrecto." mesmo que não exista qualquer problema com o FORMATO do QR-CODE! Deveria existir um ERRO para MENSAGEM INVÁLIDA (ex: NIF do emitente ou cliente inválidos!!!) e outro para QR-CODE INVÁLIDO (formato técnico)!!!

3) O leitor da AT "papa tudo"... Version<9, ECC=L,M,H,Q, Size=1, Margin=0!!! (portanto, fiquem descansados aqueles que não estão a cumprir com os requesitos técnicos do FORMATO do QR-Code, pois não vão ter problemas!), por outras palavas, o ERRO de QR-CODE é sempre relativo à mensagem e não ao formato técnico... Se o formato for "estranho" o leitor simplesmente não lê (até agora leu tudo o que lhe atirei para cima, independentemente do formato)

Edited by marcolopes
  • Vote 1

CrominhO
10 horas atrás, americob disse:

(...)Esqueçam, estava a confundir o ATCUD com o QRCODE! Para o ATCUD, os 100 deve dar até ao próximo milénio!

LOL agora fizeste-me lembrar o Bill Gates com os 640k lol 😄 

As mentes humanas são realmente um local estranho!

19 horas atrás, marcolopes disse:

1) A mensagem permite "qualquer" conteúdo no campo S sem gerar qualquer erro! ("http://www.xxx.yyy" ou outra combinação qualquer - o que acontece é que, se o conteúdo contiver DOIS PONTOS, tudo o que estiver depois disso é descartado pela rotina de leitura da AT - mas consegue ser lido por um outro leitor qualquer)

No meu caso tinha "www.xxx.yyy" e vi que se fosse só "xxx.yyy" já dava. A mensagem é igual só retirando "www."

Também fiquei wtf, mas posso imaginar o código de validação:

string erro = "QR-code com formato incorreto";

....
//TODO: remover este código
if(s_value.Contains("www.") || s_value.Contains("https://"))
	break;

e entretanto ninguém removeu o código

marcolopes
48 minutes ago, kalin said:

No meu caso tinha "www.xxx.yyy" e vi que se fosse só "xxx.yyy" já dava. A mensagem é igual só retirando "www."

Também fiquei wtf, mas posso imaginar o código de validação:

string erro = "QR-code com formato incorreto";

....
//TODO: remover este código
if(s_value.Contains("www.") || s_value.Contains("https://"))
	break;

e entretanto ninguém removeu o código

Mas então... eu testei e o leitor da AT aceita o que quer que seja no campo S!!! ZERO erros... testei com "http://" com "www.xxx.yyy", etc etc

No caso do campo ter ":" (DOIS PONTOS) a AT descarta o que estiver depois dos DOIS PONTOS! 😄

De resto, sem problemas...

Miguel Frias
21 hours ago, marcolopes said:

DIVERSAS AZELHICES da AT (e "meia" minha! Por ter feito alterações na formatação numérica da aplicação, os campos numéricos estavam a ser formados com VIRGULA! A AT exige PONTO! Curioso é que depois, CONVERTE O PONTO em VIRGULA!!! 😕 Enfim...)

TESTES FEITOS e estas são as conclusões!

2) Existe sempre um retorno de ERRO "QR-code com formato incorrecto." mesmo que não exista qualquer problema com o FORMATO do QR-CODE! Deveria existir um ERRO para MENSAGEM INVÁLIDA (ex: NIF do emitente ou cliente inválidos!!!) e outro para QR-CODE INVÁLIDO (formato técnico)!!!

3) O leitor da AT "papa tudo"... Version<9, ECC=L,M,H,Q, Size=1, Margin=0!!! (portanto, fiquem descansados aqueles que não estão a cumprir com os requesitos técnicos do FORMATO do QR-Code, pois não vão ter problemas!), por outras palavas, o ERRO de QR-CODE é sempre relativo à mensagem e não ao formato técnico... Se o formato for "estranho" o leitor simplesmente não lê (até agora leu tudo o que lhe atirei para cima, independentemente do formato)

1) mais uma vez devido à especificação "menos interessante" da sintaxe da string do QRCode... separar por ":"? parece que estamos em 1994...

2) exacto. QR code formato incorrecto dá sempre. Melhores mensagens de erro são sempre bemvindas...

3) sinceramente acho que apesar das especificações muito definidas (v9, ecc M....) qualquer coisa "marcha" a nivel da AT. Só se o QRcode estiver muito mal impresso, como hoje vi numa factura de farmácia que até desalinha segmentos do proprio QR!! Ainda assim, agitando um pouco o telemovel até isso ele conseguiu ler.

Miguel

Em 11/02/2021 às 19:26, Miguel Frias disse:

Só se o QRcode estiver muito mal impresso, como hoje vi numa factura de farmácia que até desalinha segmentos do proprio QR!!

Curiosamente, os únicos que não consegui ler eram de uma farmácia e estavam num estado lastimoso, com falhas a toda a largura do código, de tal modo que em vez de quadrado ficou claramente um retângulo.