Jump to content
marcolopes

AT - questões legais

Recommended Posts

psantos
32 minutes ago, ArMaP said:

Mudaram o QR Code que tinham na página com a notícia, só isso.

Ontem o QR Code que tinham a ilustrar a notícia apontava para um site qualquer sem qualquer relação visível com a situação.

OK OK. Já entendi. 😀

nunopicado
1 hora atrás, americob disse:

Afinal o Marco tem informação privilegiada com ligação direta ao SEAF. In Jornal de Negócios de hoje "Faturas com código QR em janeiro mas só para alguns":

Agora gostava era de ver info da própria AT sobre essa história do 'só para alguns'.
Aparentemente, o tempo dos informáticos é irrelavante, e pode-se brincar com ele à vontade.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

CJCV
4 minutos atrás, nunopicado disse:

Agora gostava era de ver info da própria AT sobre essa história do 'só para alguns'.
Aparentemente, o tempo dos informáticos é irrelavante, e pode-se brincar com ele à vontade.

enquanto não vir isso é para todos. 

é que já temos clientes a substituir impressoras 

americob
7 minutos atrás, nunopicado disse:

Isso só em Janeiro, quando o OE2021 for publicado num Suplemento do DR de 31/12/2020, com entrada em vigor retroativa a 1 de Janeiro de 2021.

É que, relembro, o IVAucher, legalmente, ainda não existe. Só existirá quando, e se, o OE2021 for aprovado, promulgado e publicado.

Posso estar enganado, mas não estou a ver o SEAAF a colocar num Despacho, preto no branco, decisões sobre uma coisa que não existe.

Se as leis podem entrar em vigor retroativamente, também se poderão imprimir retroativamente 2ªs vias da faturas já com o QRCode, ou não?

• Vote 1

nunopicado
10 minutos atrás, CJCV disse:

enquanto não vir isso é para todos. 

é que já temos clientes a substituir impressoras 

Já somos dois...

3 minutos atrás, americob disse:

Isso só em Janeiro, quando o OE2021 for publicado num Suplemento do DR de 31/12/2020, com entrada em vigor retroativa a 1 de Janeiro de 2021.

É que, relembro, o IVAucher, legalmente, ainda não existe. Só existirá quando, e se, o OE2021 for aprovado, promulgado e publicado.

Posso estar enganado, mas não estou a ver o SEAAF a colocar num Despacho, preto no branco, decisões sobre uma coisa que não existe.

Se as leis podem entrar em vigor retroativamente, também se poderão imprimir retroativamente 2ªs vias da faturas já com o QRCode, ou não?

Deve dar... Ou não! :cheesygrin:

Não podem é esperar que eu dê informações aos clientes sem uma base legal.

Eles que façam o trabalho deles, que o meu está feito.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Edison Antonio Basso

Boa tarde,

Estou com uma dúvida de qual bloco devo utilizar para geração do QR-Code. Se envio as utilizo os código I, J ou K para gerar o QR-Code, entrei a pouco tempo na empresa, é um sistema para hoteis.

CFreitas
25 minutes ago, Edison Antonio Basso said:

Boa tarde,

Estou com uma dúvida de qual bloco devo utilizar para geração do QR-Code. Se envio as utilizo os código I, J ou K para gerar o QR-Code, entrei a pouco tempo na empresa, é um sistema para hoteis.

Terá de usar sempre o I que é obrigatório. Os outros usa se houver mais do que um espaço fiscal.

Edited by CFreitas
estava errado

Solskajer
22 minutos atrás, Edison Antonio Basso disse:

Boa tarde,

O I é para o primeiro espaço fiscal (Ex: continente - PT), o J e o K são opcionais para quando existem outros espaços fiscais no documento (Ex: açores PT-AC e/ou madeira PT-MA)

• Vote 1

americob
46 minutos atrás, Edison Antonio Basso disse:

Não percebi as instruções do campo L:

Citação

Valor total das operações não sujeitas / não tributáveis em IVA e das operações sujeitas a IVA cujo documento não discrimine ou não possa discriminar o valor do imposto (ex.: documentos de transporte e recibos gerais sem discriminação de imposto ou regimes especiais de tributação da margem - Agências de viagens, bens em segunda mão, objetos de arte, objetos de coleção e antiguidades).

Não era mais fácil dizerem logo que querem os M12, M13, M14, M15, M99, etc.

Em vez disso, colocam um texto inconclusivo com exemplos, e depois vão se queixar que se deviam ter incluído o M03, M11, etc ...

spires

Boa tarde,

Desculpem a minha ignorância mas não sei o que se entende por versão 9 nas especificações do QRCode?É uma parametro da própria impressora? É o tamanho da imagem conjugada pelo número de caracteres? Como confirmar essa versão? Podem ajudar a esclarecer?

Obrigada.

PauloE
8 minutos atrás, spires disse:

Boa tarde,

Desculpem a minha ignorância mas não sei o que se entende por versão 9 nas especificações do QRCode?É uma parametro da própria impressora? É o tamanho da imagem conjugada pelo número de caracteres? Como confirmar essa versão? Podem ajudar a esclarecer?

Obrigada.

Resumindo é a quantidade de informação disponível: https://www.qrcode.com/en/about/version.html

• Vote 1

marcolopes
9 hours ago, Solskajer said:

O I é para o primeiro espaço fiscal (Ex: continente - PT), o J e o K são opcionais para quando existem outros espaços fiscais no documento (Ex: açores PT-AC e/ou madeira PT-MA)

Desculpa, podem ser os espaços fiscais que tiverem de ser... não necessariamente PT.

Já agora, facturas para cliente estrangeiros, dão origem a QRCode? :D

Edited by marcolopes

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

marcolopes
15 hours ago, americob said:

Afinal o Marco tem informação privilegiada com ligação direta ao SEAF. In Jornal de Negócios de hoje "Faturas com código QR em janeiro mas só para alguns":

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/detalhe/faturas-com-codigo-qr-em-janeiro-mas-so-para-alguns

E aqui o artigo completo para quem não for assinante: https://www.occ.pt/fotos/editor2/jnegocios_bpf_30out2020.pdf

Eu não :D O CONTAS POUPANÇA da SIC! :D (dou-me bem com o Pedro Anderson, lol)

Carlos Pais

Estou a adaptar o software para o famoso QRcode , mas gostava de saber como estão a fazer essa adaptação

Eu estou a utilizar o "MessagingToolkit.QRCode.dll", o qual está a funcionar, apesar de ser muito básico., como vocês estão a fazer ....

- Estão a guardar a linha de dados do QRCode, depois de gerar o QRCode ?

- Estão a guardar a imagem do QRCode, num ficheiro jpg ou na Base de Dados ?

- Geram a imagem do QRCode, cada vez que emitem um documento, novo ou uma 2º via, e depois apagam a imagem ?

- Como estão a fazer, qual será a melhor opção ?

- Qual Será o melhor dll ?

Imports MessagingToolkit.QRCode.Codec
Imports MessagingToolkit.QRCode.Codec.Data
 If Not String.IsNullOrWhiteSpace(TextBox1.Text) Then
            Try
                Dim textoacodificar As String = TextBox1.Text
                Dim qrencod As New QRCodeEncoder()
                Dim qrcode As Bitmap = qrencod.Encode(textoacodificar)
                PictureBox1.Image = TryCast(qrcode, Image)
            Catch ex As Exception
                MessageBox.Show("Erro : " + ex.Message, "Erro", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error)
            End Try
        Else
            MessageBox.Show("Informe uma texto para gerar o QRCode", "Aviso", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information)
        End If

Edited by Carlos Pais

•  😵😴🥵🥴  No Desenvolvimento as Possibilidades são Infinitas  😵😴🥵🥴 , podemos é ficar doidos ...

nunopicado
36 minutos atrás, Carlos Pais disse:

Eu sim. Ao gerar o documento, ao mesmo tempo que gero o hash, gero o ATCUD e a mensagem do QRCode. São dois campos extra que ficam preenchidos, e na hora de imprimir, o report já os tem. 

36 minutos atrás, Carlos Pais disse:

- Estão a guardar a imagem do QRCode, num ficheiro jpg ou na Base de Dados ?

- Geram a imagem do QRCode, cada vez que emitem um documento, novo ou uma 2º via, e depois apagam a imagem ?

Eu não gero nenhuma imagem. No meu caso, passo o texto ao componente de reports, que suporta por si só a criação de qrcodes. Ele recebe o texto e aplica na impressão o QRCode equivalente. Não me preocupo com esses pormenores. 😂

Quanto à dll, já vai da linguagem. Não te sei responder qual a melhor para a tua. 😉 

Edited by nunopicado

Sergio.

Boa Tarde,

Estou com duvidas no entendimento sobre a questão:

c) Pontos por módulo (Size): 2;

Nas especificações, é impressão minha ou alguém se esqueceu de acrescentar mais alguma informação. digo isto porque:

yoJ72KS.png

fonte:https://www.qrcode.com/en/about/version.html

O que eu quero dizer é, se emitir uma qrcode com modulo=2, o tamanho que vai sair na impressora depende da resolução (DPIs), parece-me que é o que está dito nessa imagem. Por isso não entendo o ponto:

e) Dimensões de imagem: mínimo 30x30 milímetros;

Ou estou a fazer confusão?

antseq
5 horas atrás, Carlos Pais disse:

Como o QRCODE tem um campo "Status" que pode ser alterado após a 1ª gravação do documento... tenho o QRCODE como um "CalcField" do REPORT que no momento de impressão recalcula o texto do QRCODE com base no "Status" actual do documento (a impressão e reimpressão levam sempre no QRCODE o mesmo STATUS como se o SAFT fosse exportado naquele preciso momento).

• Vote 1

marcolopes
6 hours ago, nunopicado said:

Eu sim. Ao gerar o documento, ao mesmo tempo que gero o hash, gero o ATCUD e a mensagem do QRCode. São dois campos extra que ficam preenchidos, e na hora de imprimir, o report já os tem. 

Eu não gero nenhuma imagem. No meu caso, passo o texto ao componente de reports, que suporta por si só a criação de qrcodes. Ele recebe o texto e aplica na impressão o QRCode equivalente. Não me preocupo com esses pormenores. 😂

Quanto à dll, já vai da linguagem. Não te sei responder qual a melhor para a tua. 😉 

O motor de reports suporta a geração de QRCODE com todos os parâmetros técnicos do QRCode? Quem me dera ter um motor de reports como esse 😕 

nunopicado
3 horas atrás, antseq disse:

Como o QRCODE tem um campo "Status" que pode ser alterado após a 1ª gravação do documento... tenho o QRCODE como um "CalcField" do REPORT que no momento de impressão recalcula o texto do QRCODE com base no "Status" actual do documento (a impressão e reimpressão levam sempre no QRCODE o mesmo STATUS como se o SAFT fosse exportado naquele preciso momento).

Olha, boa... Nem me tinha lembrado do status.
Vou ter de ter isso em atenção...

1 hora atrás, marcolopes disse:

O motor de reports suporta a geração de QRCODE com todos os parâmetros técnicos do QRCode? Quem me dera ter um motor de reports como esse 😕 

Yep.
Foi só dizer-lhe os dados das especificações técnicas e ele comeu-os.
A nível de versão, só vai até à 10, mas pelos vistos, chega.