Jump to content
marcolopes

AT - questões legais

Recommended Posts

jacPereira

Estava a criar o QRcode para teste e deparei-me com a questão: "então e se alguém se lembra de dar entrada de um documento de demo e formação na AT?" 

O sistema de demo tem obrigatóriamente o NIF do produtor... se o documento for estruturalmente válido vai entrar como documento emitido pelo produtor?

Optei por criar um CUD tipo "ATCUDEMO-" mais o numero do documento... mas não sei ao certo que fazer.

Alguém tem ideia do procedimento? Nos documentos emitidos coloca-se o "catrapázio" do "Documento emitido para fins de formação", mas no QRcode pomos o quê?

jorang
1 minuto atrás, jacPereira disse:

Estava a criar o QRcode para teste e deparei-me com a questão: "então e se alguém se lembra de dar entrada de um documento de demo e formação na AT?" 

O sistema de demo tem obrigatóriamente o NIF do produtor... se o documento for estruturalmente válido vai entrar como documento emitido pelo produtor?

Optei por criar um CUD tipo "ATCUDEMO-" mais o numero do documento... mas não sei ao certo que fazer.

Alguém tem ideia do procedimento? Nos documentos emitidos coloca-se o "catrapázio" do "Documento emitido para fins de formação", mas no QRcode pomos o quê?

Os documentos de formação não são “fiscalmente relevantes” pelo que não necessitarão de ter nem o qr code nem o atcud.

marcolopes
1 minute ago, desconfiado said:

Obrigado mas já resolvi doutra forma.

Vou utilizar o QRCoder que é uma libraria em .NET. Criei uma COM class que chama o QRCoder.dll para gerar uma imagem do QR Code que depois devolve ao VB6 que "cola" no objecto imagem do report. Simples.

Não entendi muito bem mas fiz testes com 2 ou 3 utilitários diferentes, com as strings exemplos no manual de especificações técnicas e todos os QR Codes saiam diferentes do QR Code que a AT apresenta no manual. No entanto todos eles eram lidos sem problemas por um QR Scanner e apresentavam o texto do QR Code na perfeição. Aparentemente estes QR Code podem representar o mesmo conteúdo de várias formas diferentes. Por acaso o QRCoder desenha um QRCode exactamente igual ao da AT.

Este QRCoder também tem um utilitário command-line para gerar imagens dos QRCodes para quem estiver interessado.

Fica aqui o link para esta libraria fantástica QRCoder.

Pode ser instalada directamente a partir do Visual Studio.

Se não sai igual é porque a geração do QRCode não está a ser feita de acordo com as SPECS, ou o ENCODING usado pela LIB não está a ser feito da mesma forma (The QR Code Model 2 specification defines versions (sizes) from 1 to 40, 4 error correction levels, and 4 character encoding modes).

De qualquer forma, se pelo menos as dimensões estiverem de acordo (sem necessidade de fazer UPSCALE da imagem, adulterando a qualidade do QRCode gerado) não irá influenciar a leitura.

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

marcolopes
3 minutes ago, jorang said:

Os documentos de formação não são “fiscalmente relevantes” pelo que não necessitarão de ter nem o qr code nem o atcud.

A questão é que pode ser usado um "template" de impressão que contemple a apresentação do QRCode... O melhor é mesmo não gerar a informação da mensagem para que o QRCode não devolva nada "válido"...

Edited by marcolopes

desconfiado
3 minutos atrás, marcolopes disse:

Se não sai igual é porque a geração do QRCode não está a ser feita de acordo com as SPECS, ou o ENCODING usado pela LIB não está a ser feito da mesma forma (The QR Code Model 2 specification defines versions (sizes) from 1 to 40, 4 error correction levels, and 4 character encoding modes).

De qualquer forma, se pelo menos as dimensões estiverem de acordo (sem necessidade de fazer UPSCALE da imagem, adulterando a qualidade do QRCode gerado) não irá influenciar a leitura.

Por acaso acho que as specs eram as mesmas. Talvez tirando a parte do Tipo Byte. Não sei qual é a diferença de Byte para Texto mas a maioria dos utilitários nem tem essa opção.

O ECC tem sempre como opção, a versão também. O resto não me parece que influencie o QR Code visualmente.

paulofvoliveira

Em relação aos recibos RG como é que estão a tratar?

No meu caso não assino este tipo de documentos, mas pelas regras da 195/2020 as series destes documentos também têm que ser comunicadas.

Ou será que são apenas os Recibos RC?

kalin
7 horas atrás, edith disse:

As series dos recibos levam ATCUD e também tem de levar código QR?

Quando der para comunicar as séries a AT vamos todos saber.

No meu software, se o utilizador coloca o código da AT na série, então vai criar o qr code.

• Vote 2

CrominhO
7 horas atrás, kalin disse:

Quando der para comunicar as séries a AT vamos todos saber.

No meu software, se o utilizador coloca o código da AT na série, então vai criar o qr code.

Raramente, ou se calhar até nunca, comentei Análise aqui no forum. Desenvolvimento sim, analise não, pelo menos não nos "quadros" fora de programação. Mas isso é muito bem visto. Especialmente se for em softwares "offline", permite-te uma transição pacifica sem updates e datas a controlar. E mesmo que lancem Webservice para obtenção do código, não podem bloquear o acesso ao código através de telefone e/ou Página da AT como acontece com os Documentos de Transporte.

Soluções simples para evitar problemas complicados. Boa analise ;) LIKE :-) 

As mentes humanas são realmente um local estranho!

CrominhO
Em 19/08/2020 às 17:40, kalin disse:

Estou a usar ESC/POS e não consigo definir todos os parâmetros que eles obrigam, por exemplo a margem acho que isso não se consegue definir nestes comandos, as outras obrigações como a versão, nivel de erro já dá.

Desde que se consiga ler as informações corretas nem me chateio se as especificações não estão todas corretas, isso fica para depois.

Tentei com mais do que 1 app e com um serviço online, e nada, o que é estranho se a impressora manda o código devia dar para ler.

Se não conseguir, também vou pela imagem.

@kalin, eu sei que estou em falha contigo porque não respondi à PM, mas tenho andado completamente atolado. E só agora li algumas coisas que escreveram aqui no forum sobre este tema. Anyway, talvez Quinta feira já publique aqui um EXE com 700kb desenvolvido por mim que por parâmetros pode: 

1º Gerar QrCode para bmp ou jpg para ser lido ou impresso por terceiros, 

2º Pode abrir bmp ou jpg e imprimir

3º Pode Gerar QRcode e Imprimir directo em qualquer impressora, sem gravar imagens, definir portas ou algo do género... Do género, 

Citação

crominho -i -30 -"impressora generica" "A:123456789*B:999999990*C:PT*D:FS*E:N*F:20190812*G:FSCDVF/12345*H:CDF7T5HD12345*I1:PT*I7:0.65*I8:0.15*N:0.15*O:0.80*Q:YhGV*R:9999*S:NU;0.80"

Onde "i" imprime directo na impressora, e 30 é o tamanho, com os 2.5 de quietZone. Ou seja, com uma chamada o Qrcode sai em texto em qualquer impressora sem ocnfigurações de portas ou outras trapalhadas, isto se houver interesse do pessoal. 

Em relação ao ESC/POS, não gosto muito de falar (neste, e apenas neste caso), mas isto é uma pancada minha lol, prefiro falar em Texto. Não me parece que por 2 comandos ESC/POS que utilizo, ainda por cima condicionais, se possa dizer que está feito em ESC/POS, até porque em Linux por exemplo é possível na Shell fazer um QRcode e imprimir com asteriscos ou com cardinais lol, mas como disse, é uma pancada minha. Se a ideia é saber se imprime em impressoras POS (80mm), sim, testei em 11 diferentes e imprimiu em todas sem falhas, tal como imprimiu em todas as A4 que testei 🙂 

Em relações ás questões que dizes que não consegues definir com esse componente, têm de ser separadas. Em alguns componentes eles ajustam automaticamente a Versão de acordo com o Texto introduzido, com o ECC e com o QuietZone, noutras como o @marcolopes referiu anteriormente, não é necessário. Basicamente essas opções estão todas "ligadas", nuns componentes ele joga com todas e não te deixa definir, noutros ele deixa definir e faz o processo inverso, como por exemplo, encher o Qrcode com info para cumprir os requisitos. 🙂 

EDIT: BTW, os que não permitem definir a Versão por exemplo, com um Error Correction Level de 3, para os 190 caracteres, e com o tamanho de 30, ele mete uma versão 12 e nunca inferior a 9. Por isso, é testar ou fazer os componentes, e ter a certeza que não peca por defeito, se for, que seja por excesso para que seja lido correctamente. 

Edited by CrominhO
  • Vote 2

desconfiado

No componente que estou a usar, o QRCoder, para resolver o problema da versão mínima (9) o que eu estou a fazer é verificar se o texto a gerar o QRCode tem um tamanho inferior a 180 caracteres. Se tiver, eu "forço" a versão para 9 e o componente "obedece". Se for superior nem me chateio porque o próprio QRCoder escolhe a melhor versão. E acho que é isso que a maior parte dos componentes fazem. Infelizmente alguns não se consegue "forçar" a versão.

Mas sinceramente este questão do QRCode é relativamente pacifica (tirando os custos que alguns clientes vão ter a substituir impressoras). O meu grande receio está no ATCUD. Este sim está a preocupar-me. O facto de não terem previsto o "Código interno do documento" mas apenas a série e o "Tipo de documento" tiram-me o sono.

Se o "Código interno do documento" não estiver previsto para o ATCUD isto significa que apenas poderá haver um "Código interno do documento" para cada tipo de documento. Isto sim vai obrigar a alterações profundas no software. E a 3 meses do inicio de entrada em vigor ainda não termos informação sobre isto preocupa-me MUITO!

• Vote 2

Serafim Folha

Boa tarde,

O que aconselham para quem utiliza PHP no software para gerar o QRCODE?

qrlib ?

Obrigado.

CarlosCarneiro

Bom dia

Quais são as bibliotecas que estão a utilizar para gerar o QR Code?

Estão a ter atenção às especificações lançadas?

a) Taxa de Recuperação de Erro (ECC): “M”;

b) Tipo: Byte;

c) Pontos por módulo (Size): 2;

d) Versão: v=9 (valor mínimo);

Testei esta https://github.com/micjahn/ZXing.Net/, mas não dá para configurar Pontos por módulo e versão (parece-me que gere a versão automaticamente tendo em conta o num de caracteres, mas se tiver a menos pode ser problema?)

Alguma forma de controlar os “Pontos por Modulo”? isto está também ligado ao número de carateres?

Já alguém testou em impressoras matriciais?

marcolopes
5 hours ago, CarlosCarneiro said:

Bom dia

Quais são as bibliotecas que estão a utilizar para gerar o QR Code?

Estão a ter atenção às especificações lançadas?

a) Taxa de Recuperação de Erro (ECC): “M”;

b) Tipo: Byte;

c) Pontos por módulo (Size): 2;

d) Versão: v=9 (valor mínimo);

Testei esta https://github.com/micjahn/ZXing.Net/, mas não dá para configurar Pontos por módulo e versão (parece-me que gere a versão automaticamente tendo em conta o num de caracteres, mas se tiver a menos pode ser problema?)

Alguma forma de controlar os “Pontos por Modulo”? isto está também ligado ao número de carateres?

XZING é um lodo... descartei-a completamente no que toca à criação de QRCODE (infelizmente ainda estou preso numa vertente, que é a criação de outros códigos de barras)

CarlosCarneiro
30 minutos atrás, marcolopes disse:

XZING é um lodo... descartei-a completamente no que toca à criação de QRCODE (infelizmente ainda estou preso numa vertente, que é a criação de outros códigos de barras)

Pois, estou a aperceber-me disso. Como ainda estou em fase de testes vou a tempo de mudar, qual a biblioteca que estás a usar para o QRCODE?

CrominhO
Em 29/09/2020 às 01:19, CrominhO disse:

(...)

1º Gerar QrCode para bmp ou jpg para ser lido ou impresso por terceiros, 

2º Pode abrir bmp ou jpg e imprimir

3º Pode Gerar QRcode e Imprimir directo em qualquer impressora, sem gravar imagens, definir portas ou algo do género... Do género, 

(...)

15 horas atrás, CarlosCarneiro disse:

(...)Alguma forma de controlar os “Pontos por Modulo”? isto está também ligado ao número de carateres?

Não sei porquê, no VirusTotal não me dá nada em nenhum motor "importante", mas na MS dá, o irónico é que corro o da MS sozinho e diz que nao tem nada lol, anyway, quem tiver medo não corra lol 

9fbd742d36c284570903bdcddc5002bb230287ad46b308a86a5b6d2dda470128

https://mega.nz/file/OuA2HL6T#eb-kyvYkv8leUz67TUSnXuk9h_by-xBLhPtJf9bA-T8

Com o XZING, ECC=M, Byte, PPM=2, V>9, exactamente como dizes em cima, @CarlosCarneiro

Utilização

Citação

cromsqrcode.exe i 300 "nome impressora" "string para gerar o QR"

e sai directo na impressora, Por exemplo,

Citação

cromsqrcode.exe i 300 "Generic / Text Only" "A:123456789*B:999999990*C:PT*D:FS*E:N*F:20190812*G:FSCDVF/12345*H:CDF7T5HD12345*I1:PT*I7:0.65*I8:0.15*N:0.15*O:0.80*Q:YhGV*R:9999*S:NU;0.80"

Atenção ao tamanho 300 em impressoras POS 80mm, como ele tem a margem e o QuietZone pode-se tornar dicifil de ler com o telemóvel, mas se for o caso de não conseguirem ler, testem com 320 ou até mesmo 400, porque depois também depende da camara do móvel e do leitor para testar. 

cromsqrcode.exe i 400 ...

Edited by CrominhO

Solskajer
Citação

A AHRESP reclama o adiamento da introdução do QR Code nas faturas para 1 de julho de 2021. Como lembra, a partir de 1 de janeiro de 2021 é obrigatório que as faturas passem a conter um “QR Code” e um código único de documento”, uma medida que visa simplificar a comunicação de faturas por parte de pessoas singulares. No entanto, “estas alterações devem ser voluntárias a partir dessa data, tendo em conta as atualizações que tal procedimento implica nos softwares certificados de faturação e que muitos dos quais não terão capacidade de as suportar, exigindo a aquisição de novos equipamentos por parte das nossas empresas, o que representa mais um custo de contexto”, defende a AHRESP. Para a AHRESP, o regime só deve ser obrigatório a partir do dia 1 de julho de 2021, “dada a total descapitalização das nossas empresas e incapacidade para realizar novos investimentos”

Será que vão adiar? Sempre era uma transição mais folgada...

kalin
1 hora atrás, Solskajer disse:

Será que vão adiar? Sempre era uma transição mais folgada...

Aquisição de novos equipamentos? para quê?

• Vote 1