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marcolopes

AT - questões legais

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eniac
6 horas atrás, desconfiado disse:

Esta situação dos adiantamentos está mais do que esclarecida pela AT e não só.

No caso de adiantamentos deve ser emitida uma factura no valor do adiantamento. Na altura do acerto final deve ser emitida uma Nota de crédito relativa a esse adiantamento e a factura normal do material ou serviços efectuados.

Podes confirmar aqui https://ajuda.toconline.pt/blog/adiantamentos-procedimento-exigido-pela-autoridade-tributaria

Um adiantamento funciona mais nos casos em que pagas a adjudicação de um serviço, ou quando deixas um "sinal" para aquisição de artigos, sendo depois esse valor deduzido, aquando da emissão da Nota de Crédito para "desfazer" o adiantamento, lançando também no momento uma factura final para entregar ao cliente. Não é propriamente o caso aqui, mas se não tiver outro mecanismo, poderá seguir esse sem problema. Agora honestamente, se estivermos a falar de um montante remanescente relativamente pequeno, não vejo grande vantagem de seguir um procedimento desses, sobretudo quando ERPs já apresentam soluções mais ágeis, mas não havendo alternativa... Até te mostro um exemplo prático de um programa que nem sequer é de topo:

BVTQbLh.png

E até se pensarmos bem, ele pode não ter sequer esses tipos de documentos criados no programa, porque os documentos deverão ter parametrizações especificas de forma a que possa manobrar adiantamentos.

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bugFree

Obrigado a todos pelas respostas. Vou analisar bem a questão dos adiantamentos antes de fazer qualquer coisa mais.

Relativamente aos pagamentos de Recibos e Facturas-Recibo, por exemplo, quando o utilizador se engana a lançar o pagamento e escolhe Dinheiro em vez de Cheque ou Transferência Bancária. 

Deixam modificar a forma de pagamento e re-imprimir o documento, ou obrigam a anular o documento e criar um novo?

A única modificação possível seria a forma de pagamento.

 


What's better: Coding solo or as part of a team?

A team means you have to fix someone else's bugs. Coding solo means you have to write all the bugs yourself.

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CrominhO
1 hora atrás, bugFree disse:

(...)Relativamente aos pagamentos de Recibos e Facturas-Recibo, por exemplo, quando o utilizador se engana a lançar o pagamento e escolhe Dinheiro em vez de Cheque ou Transferência Bancária. 

Deixam modificar a forma de pagamento e re-imprimir o documento, ou obrigam a anular o documento e criar um novo?

A única modificação possível seria a forma de pagamento.

 

Eu não deixo fazer nada BUG, a não ser um novo documento. 

Estás a falar a nível de GC, mas se for a nível de POS com gestão de Caixa, isso pode dar problemas especialmente com MB 😐 ... Se deixas alterar forma de pagamento, não existe forma de confrontar o fecho do MB com o que realmente foi pago por esse meio.  Não custa nada fazer novo Documento 🙂 


As mentes humanas são realmente um local estranho!

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bugFree

Eu também não tenho deixado, mas alguns clientes "reclamam" que precisam de modificar, especialmente em backoffice, não em POS.

E é o tal "choradinho" do costume: o programa X, da sh XPTO permite alterar, só vosso é que não permite, etc,etc

Estava a ponderar se deveria deixar alterar apenas ao nível dos Recibos, visto não serem documentos assinados. 


What's better: Coding solo or as part of a team?

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eniac
16 horas atrás, bugFree disse:

Eu também não tenho deixado, mas alguns clientes "reclamam" que precisam de modificar, especialmente em backoffice, não em POS.

E é o tal "choradinho" do costume: o programa X, da sh XPTO permite alterar, só vosso é que não permite, etc,etc

Estava a ponderar se deveria deixar alterar apenas ao nível dos Recibos, visto não serem documentos assinados. 

A certificação de documentos não coloca entraves quanto à questão do pagamento, selecção de vendedores ou armazéns, pois esse não é o foco principal da certificação. Se te enganaste, por enquanto, ainda dispões da possibilidade para modificar a informação desses campos.

Se tiveres permissões para isso, o programa deixará certamente mudar o método de pagamento. O que não podes mudar, seguindo as leis da certificação de software impostas pela AT, estará desde logo bloqueado no programa, a partir do momento que emites uma factura, como é disso exemplo: a identificação do cliente, os detalhes dos documentos, os totais de documento, descontos, mudanças de PVPs, etc...

Edited by eniac

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edith

Boa tarde

Um contabilista confrontou-me que o Saft meu mensal mensal não tem indicação nas FT se é um produto ou serviço que está a ser faturado e devia ter.

Após analise verifiquei que apenas a Tabela de produtos tem essa informação no (ProductType), mas no Saft mensal não é enviada essa tabela.

Existe algum campo na tabela SourceDocuments onde tenha a informação se a linha é um produto ou serviço?

Obrigado!

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chesser
18 horas atrás, edith disse:

Boa tarde

Um contabilista confrontou-me que o Saft meu mensal mensal não tem indicação nas FT se é um produto ou serviço que está a ser faturado e devia ter.

Após analise verifiquei que apenas a Tabela de produtos tem essa informação no (ProductType), mas no Saft mensal não é enviada essa tabela.

Existe algum campo na tabela SourceDocuments onde tenha a informação se a linha é um produto ou serviço?

Obrigado!

No SAF-T submetido na AT não vão sequer os dados dos produtos (referência/descritivo): no resumo efectuado pela AT, com base no ficheiro submetido, apenas é registado uma linha por taxa de iva e isenção.

Aliás, também é assim na submissão por WebService, conforme se pode ler no manual:
 

Citação

 

1.7 – Linhas do Documento por Taxa (Line)

Resumo das linhas da fatura por taxa de imposto, e motivo de isenção ou não liquidação.

Deve existir uma, e uma só linha, por cada taxa (TaxType, TaxCountryRegion,TaxCode) e motivo de isenção ou não liquidação (TaxExemptionReason)

 

Neste caso não há qualquer possibilidade de indicar se é produto ou serviço, porque o valor da linha será o somatório de todos os valores (produtos/serviços) com a mesma taxa.

A questão que se coloca é o porquê de o contabilista estar a pedir essa informação: talvez ele necessite dela não por ser necessário para submeter na AT, mas sim porque use o SAF-T para lançar os documentos na contabilidade. Se for esse o caso, podes sempre exportar o SAF-T completo (de auditoria) ou pôr a exportar, no SAF-T mensal, também a tabela dos produtos (o inconveniente é o ficheiro fica maior).

Edited by chesser

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edith
Em 11/09/2019 às 09:54, chesser disse:

No SAF-T submetido na AT não vão sequer os dados dos produtos (referência/descritivo): no resumo efectuado pela AT, com base no ficheiro submetido, apenas é registado uma linha por taxa de iva e isenção.

Aliás, também é assim na submissão por WebService, conforme se pode ler no manual:
 

Neste caso não há qualquer possibilidade de indicar se é produto ou serviço, porque o valor da linha será o somatório de todos os valores (produtos/serviços) com a mesma taxa.

A questão que se coloca é o porquê de o contabilista estar a pedir essa informação: talvez ele necessite dela não por ser necessário para submeter na AT, mas sim porque use o SAF-T para lançar os documentos na contabilidade. Se for esse o caso, podes sempre exportar o SAF-T completo (de auditoria) ou pôr a exportar, no SAF-T mensal, também a tabela dos produtos (o inconveniente é o ficheiro fica maior).

Muito obrigado!

Agora percebi, estava a tentar enganar o cliente para vender o software da SAGE

 

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