Jump to content
marcolopes

AT - questões legais

Recommended Posts

nunopicado

Acho que para eles é indiferente, desde que não haja possibilidade de sair alguma coisa que não esteja de acordo com a lei.

Eu estou a fazer algumas verificações na hora de impressão, mas como não tenho o modulo de edição de documentos no PC de produção, nem me preocupou muito isso.

Mas claro, eu só tenho o programa a trabalhar num PC de produção.

Quem tem mais, é capaz de ser melhor perder um pouco de tempo com isso.

Conheço uma empresa que usa o primeiro método: qualquer impresso tem de ser certificado por eles, e cobram por cada um. ;)

Edited by nunopicado

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

nelsonr
Qual será a opção que a AT realmente pretende?

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/89DB70CE-7BB5-417B-B13E-C72A912FF66E/0/Despacho_n%C2%BA_8632_2014_03_07.pdf

3 — Outros requisitos a observar pela aplicação

3.2 - A aplicação deve assegurar

(...)

3.2.9 - Que a parametrização e desenho dos formulários de impressão dos documentos seja efetuada pelo

produtor de software ou, caso seja facultado ao utilizador a possibilidade de criação de novos tipos de

documentos, estes sejam validados pelo produtor de software, por exemplo, através de assinatura digital. Em

circunstância alguma podem ser utilizados formulários sem a referida validação e respeito pelo descrito no ponto

3.3.1.

Edited by nelsonr

desconfiado

Em relação aos formulários de impressão criamos uma tabela em que guardo um código tipo CRC correspondente ao ficheiro que tem o layout.

Quando o programa vai imprimir um documento com esse layout calcula o código CRC do ficheiro de layout que está a tentar ser impresso e compara com o código tipo CRC que está guardado na tabela para aquele layout.

Se for igual significa que o layout, o ficheiro que está em disco, não foi alterado e imprime.

Se não for igual pede ao utilizador o novo código para poder validar e guarda esse novo código na tabela de layouts. Se o utilizador introduzir um código errado/diferente o programa deixa imprimir mas aparece uma mensagem, no próprio layout impresso, a dizer "Layout não validado pelo produtor do software".

Isto é uma "chatice" porque temos que andar a validar os layouts todos que os clientes lá têm. E há clientes que têm 6 ou 7 layouts diferentes. Porque nas notas de crédito querem que apareça não sei o quê, ou nas encomendas tem que aparecer o texto xpto. Estavam habituados a mexer nos layouts e criaram vários. Agora vem a AT tirar esta capacidade. Dá-me a sensação que estamos a regredir...

Já a questão de não poder alterar as designações dos artigos nas fichas é a mesma coisa. Os clientes fartam-se de reclamar mas nós não podemos permitir porque está na portaria de Julho. lol.

O meu maior problema está na 2.1.7. que diz:

"2.1.7 — Caso a emissão do documento seja realizada em moeda estrangeira, o valor a assinar deve ser o contravalor em EUR, uma vez que vai ser este o valor a exportar no ficheiro SAF-T(PT)."

Isto é que pode provocar grandes problemas com a assinatura dos documentos.

A maior parte dos clientes não introduz os cambios correctos (do dia) quando estão a faturar. Logo, o contra-valor em EUR não vai ficar correcto. Além disso o utilizador pode-se lembrar de ir à tabela de moedas e no EUR colocar um cambio qualquer maluco (já vi coisas mais estranhas). Já estão a ver a confusão que isso pode gerar...

Até agora nós temos assinado o documento com base no valor total do documento na moeda que está definida no documento. Agora vamos ter que mudar isto (?).

Alguém tem o mesmo problema?

trs80

"2.1.7 — Caso a emissão do documento seja realizada em moeda estrangeira, o valor a assinar deve ser o contravalor em EUR, uma vez que vai ser este o valor a exportar no ficheiro SAF-T(PT)."

Isto é que pode provocar grandes problemas com a assinatura dos documentos.

A maior parte dos clientes não introduz os cambios correctos (do dia) quando estão a faturar. Logo, o contra-valor em EUR não vai ficar correcto. Além disso o utilizador pode-se lembrar de ir à tabela de moedas e no EUR colocar um cambio qualquer maluco (já vi coisas mais estranhas). Já estão a ver a confusão que isso pode gerar...

Até agora nós temos assinado o documento com base no valor total do documento na moeda que está definida no documento. Agora vamos ter que mudar isto (?).

Alguém tem o mesmo problema?

Boas.

A lei é clara e deves assinar com o contravalor... que será sempre apenas indicativo...

já há muitos anos que não mexo com exportações, mas tanto quanto me lembro, os valores são declarados para IRC usando o cambio dos recebimentos. este é que é importante, as diferenças cambiais resultantes do pagamento diferido, são depois tratadas pelo TOC como custos / proveitos.

Como resolver: na altura não deixava emitir a fatura sem o cambio indicado e controlava os erros com um aviso se a diferença para o cambio anterior fosse superior a x%,

mas agora é mais fácil (pesquisa rápida): http://stackoverflow.com/questions/898650/are-there-any-free-foreign-exchangex-rate-web-services

luis.raposo

Boas pessoal,

Alguém sabe se a SAP irá disponibilizar algum add-on/atualização para a comunicação de inventários no SAP Business One??

Tenho alguns clientes que já tem o inventário pronto, no entanto estava a aguardar se a SAP disponibilizava alguma ferramenta para a comunicação. Caso não disponibilizem envia-se o ficheiro csv, de qualquer forma queria apenas saber se alguém sabia de alguma coisa?

Desde já, muito obrigado e bom trabalho a todos.

pedro76

Boas, malta.

Alguém sabe se saiu mais algum despacho depois do 345/2014 a adiar a certificação para além de 31 de Dezembro de 2014 ?

Obg

luis.raposo

Esta coisa da "comunicação" está a induzir algumas pessoas erro... Que eu saiba, a comunicação é manual... o que as aplicações informáticas (e nem por isso softwares de facturação) fazem é a emissão (exportação) do ficheiro de Inventário de Existências de acordo com o estipulado pela AT.

Bom dia,

Peço desculpa, não fui muito claro na questão que coloquei, o que eu queria perguntar era se a SAP disponibilizava alguma ferramenta para a exportação do ficheiro xml para a comunicação do inventário à AT?

Obrigado.

joaoalpande

Boa Tarde,

Como vai funcionar a taxa sobre os sacos de 8 centimos + iva ? abre-se um artigo?

Cumprimentos

João ALpande

nunopicado

Não creio... Deves ter de criar uma taxa propriamente dita.

Os dias dos artigos a fazer de conta já passaram, penso eu de que...

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

joaoalpande

Não creio... Deves ter de criar uma taxa propriamente dita.

Os dias dos artigos a fazer de conta já passaram, penso eu de que...

artigos a fazer de conta? então porque existe o tipo de produto(produto,serviços,outros, impostos), por exemplo os portes obrigaram a abrir um artigo chamados portes, as despesas bancarias , não é tudo um artigo?

Onde podemos consultar e esclarecer essa situação, alguém já implementou essa situação?

Edited by joaoalpande

nunopicado

Eu ainda nem pensei nisso... Nem sei se faço alguma coisa ou se deixo ver as modas primeiro.

CrominhO

artigos a fazer de conta? então porque existe o tipo de produto(produto,serviços,outros, impostos), por exemplo os portes obrigaram a abrir um artigo chamados portes, as despesas bancarias , não é tudo um artigo?

Onde podemos consultar e esclarecer essa situação, alguém já implementou essa situação?

Não acho que alguém te vá dizer se deves ou não ter Taxas e Impostos na Tabela de Artigos, desde que faças as respectivas separações dentro da Aplicação, Listagens, Documentos, etc... Agora aquilo que o Nuno disse faz todo o sentido, qualquer Normalização minimamente bem feita dá-te no mínimo 2 tabelas, mas lá está, a APP é tua, logo tu é que sabes... Também tens as Taxas de Iva dentro da tabela de Artigos ??

Em relação à aplicação da Lei acho que podias dar um toque à AT, Dep. de Legislação e perguntar como se aplica, depois se possível colocares o feedback aqui no fórum.

Parece que não :confused:

"SAP announced in OSS Note 2101893 - OE 2015 Portugal - Communication of Inventory that no solution will be provided by SAP for this requirement."

https://websmp230.sap-ag.de/sap/support/notes/2101893

Mas há algumas empresas que desenvolveram o software para o efeito.

Sim, parece que ao contrario do SAFT é possível que Aplicações de Terceiros possam exportar o ficheiro, até mesmo porque não faria sentido o contrario dado que o ficheiro pode ser preenchido manualmente, pelo menos até ver.

As mentes humanas são realmente um local estranho!

nunopicado

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...

Uma taxa não é um artigo. É uma taxa.

E se não é um artigo, não se cria um artigo para ela, assim como não se cria para os ecovalores nem para o IVA.

Crias um para o saco ao qual é acrescentada uma taxa em valor (em vez de ser em percentagem) para o caso.

Qual a forma que a AT quer especificamente, isso não sei.

Há um local qualquer na lei que já li que fala sobre a não possibilidade de usar artigos para meter taxas. Já não me lembro onde foi, mas li.

• Vote 1

americob
Artigo 10.º Faturação

Para efeitos do disposto no n.º 2 do artigo 39.º da Lei n.º 82-D/2014, de 31 de dezembro, da fatura deverão constar, nomeadamente, os seguintes elementos:

a) A designação do produto como "sacos de plástico leves" ou "sacos leves";

b) O número de unidades vendidas ou disponibilizadas;

c) O valor cobrado a título de preço, incluindo a contribuição devida.

retirado da portaria 286-B/2014:

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/C52CDFB2-C5A8-45E1-BB72-3A241C3E1682/0/Portaria_286_B_2014.pdf

Daqui eu interpreto que apenas deve ser criado um artigo com uma das duas designações indicadas e a contribuição incluída no preço que pode ser reduzido até zero, ficando neste caso apenas a própria contribuição (não podem ser disponibilizados sacos por valor inferior à contribuição).

A contribuição em si é paga na fonte pelo produtor/importador, sendo repercutida ao longo da cadeia de distribuição até chegar ao consumidor final.

Edited by americob
  • Vote 2

CrominhO

Daqui eu interpreto que apenas deve ser criado um artigo com uma das duas designações indicadas e a contribuição incluída no preço que pode ser reduzido até zero, ficando neste caso apenas a própria contribuição (não podem ser disponibilizados sacos por valor inferior à contribuição).

A contribuição em si é paga na fonte pelo produtor/importador, sendo repercutida ao longo da cadeia de distribuição até chegar ao consumidor final.

Mas não viste nenhum tipo de Isenção de IVA sobre isto Americo? Se a contribuição ou Taxa é incluída no preço, sem isenção, estamos a pagar imposto sobre imposto, ou IVA sobre a Taxa ou Contribuição :-/

• Vote 1

nunopicado

Mas não viste nenhum tipo de Isenção de IVA sobre isto Americo? Se a contribuição ou Taxa é incluída no preço, sem isenção, estamos a pagar imposto sobre imposto, ou IVA sobre a Taxa ou Contribuição :-/

Segundo o anunciado, essa taxa ou contribuição está sujeita a IVA.

0.08€ + IVA

Logo, e visto os sacos pagarem IVA a 23, a contribuição é também a 23.

CrominhO

Imposto, Taxa e Contribuição não são exatamente a mesma coisa. Embora saia na mesma do nosso bolso ...

Por exemplo, a Segurança Social é uma Taxa porque dá direito a um retorno direto em saúde, reforma ...

deve ser considerado um pagamento de um serviço como aqui consideram nos ecovalores, sendo que os sacos deveriam ser reciclados... Em todo o caso aplicar IVA é hilariante, tendo em conta que num intermarché cobram neste momento 2 cêntimos por saco, acabamos por pagar tanto de iva como pelo produto neste momento :-/ ... 0.08 *1.23 = 0.0984 arredondado 0.10 :-/

• Vote 1