Jump to content
marcolopes

AT - questões legais

Recommended Posts

paulo brito

Podes expandir / explicar essa da lola ?

Não acompanhei a historia da vaca voadora - tenho pena da minha - já pouca - sanidade.

Cerzedelo
1 hora atrás, paulo brito disse:

Podes expandir / explicar essa da lola ?

Não acompanhei a historia da vaca voadora - tenho pena da minha - já pouca - sanidade.

Simples. A ideia é quando se vai a uma loja do cidadão, vai-se falar (abordar) para o boneco, digo para a lola, ou melhor para um robot que vai fazer de assistente pessoal, segundo eles para reencaminhar os utentes para os serviços que pretendem, sem intervenção de nenhum funcionário.

A questão é até que ponto a lola vai ser provida (ou não) de IA, porque, se for uma máquina de tirar senhas as que lá estão são suficientes.

paulo brito

Estou a ver...

Algum tecnocrata / idiota / iluminado / etc, sem nenhuma experiência prática - fora ser membro de um partido e logo ter lugar num governo, acha que tem ideias fabulosas para melhorar os serviços públicos - again :(

CJCV
1 minuto atrás, paulo brito disse:

Estou a ver...

Algum tecnocrata / idiota / iluminado / etc, sem nenhuma experiência prática - fora ser membro de um partido e logo ter lugar num governo, acha que tem ideias fabulosas para melhorar os serviços públicos - again :(

e que é sócio ou amigo de um sócio  da empresa que vai implementar o sistema 😉

pjmvc

Muito bom dia,
Alguém sabe se é necessário comunicar uma guia de transporte de uma empresa nacional para um cliente estrangeiro, mas com a morada de destino nacional?
Se sim, sabem que tipo de dados comunicar, dado que o webserviçe não aceita números de contribuintes estrangeiros?
Lembrei-me que eventualmente pode ser comunicada como uma guia global com o NIF 999999990 mas parece-me que não é o caso, ou será?
Obrigado!

Resolvido!
Depois de efectuar nova pesquisa no forum encontrei a resposta que neste caso as guias não são comunicadas mas impressas para acompanhar a mercadoria.

Obrigado na mesma!

Edited by pjmvc

paulofreitas05

Boas Pessoal! Eu tenho aqui uma dúvida que é , eu posso tirar faturas com 0 € . posso por exemplo importar uma fatura de adiantamento para uma fatura e o total dar 0 ?? Posso dar um desconto de 100% e a fatura ficar a 0€. Eu conheço quem trabalhe no macdonals e dizem que lá o sistema nunca permite anular um pedido depois de o começar a registar ou seja mesmo que a pessoa nao tenha dinheiro para pagar nao da para anular o pedido o que fazem é removem os artigos da grelha de artigos registam um ketchup a 0 € dizem que um artigo promocional e tiram a fatura a 0 € resumindo e concluindo todos os meses são comunicadas centenas de faturas a 0€ com um ketchup registado. como é que isto vai no saft. como funciona quando são artigos promocionais. Obrigado

nunopicado
7 horas atrás, paulofreitas05 disse:

Boas Pessoal! Eu tenho aqui uma dúvida que é , eu posso tirar faturas com 0 € . posso por exemplo importar uma fatura de adiantamento para uma fatura e o total dar 0 ?? Posso dar um desconto de 100% e a fatura ficar a 0€. Eu conheço quem trabalhe no macdonals e dizem que lá o sistema nunca permite anular um pedido depois de o começar a registar ou seja mesmo que a pessoa nao tenha dinheiro para pagar nao da para anular o pedido o que fazem é removem os artigos da grelha de artigos registam um ketchup a 0 € dizem que um artigo promocional e tiram a fatura a 0 € resumindo e concluindo todos os meses são comunicadas centenas de faturas a 0€ com um ketchup registado. como é que isto vai no saft. como funciona quando são artigos promocionais. Obrigado

Isso até pode ir no SAFT, mas seria um pesadelo para a gestão de stocks :D

Citação

- Chefe, mande vir mais ketchup, que diz o sistema que já não há nenhum!
- Não há? Ainda hoje lá vi mais de 100 frascos!

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

CrominhO
Em 26/07/2018 às 14:58, paulofreitas05 disse:

Boas, 

Partes do pressuposto que o Macdonals está correcto, quando já vi inúmeros documentos deles com irregularidades 🙂 ... A meu ver não podes, salvo erro essa situação até está prevista em mais de que um decreto, até porque poderias estar a fazer Dumping... Mas se alguém achar que sim, porque uma pesquisa na Net revela alguns softwares que permitem, que deixe aqui por favor o Artg, que se baseiam, para eu tb ficar a saber 🙂 

Obrigado 

As mentes humanas são realmente um local estranho!

paulofreitas05
Em 26/07/2018 às 22:47, nunopicado disse:

Isso até pode ir no SAFT, mas seria um pesadelo para a gestão de stocks :D

Eles não fazem Gestão de Stocks de cada pacote de ketchup fazem é das caixas até pk que tenho quase a certeza que o software deles não faz qualquer tipo de gestão de stocks é tudo feito a olho e estimativas do que é gasto naquele período do ano. porque eles tem contagem regulares para mandarem vir as cosias que faltam todas as semanas. se já tiverem só uma caixa mandam vir mais 7 só isso por isso não interessa para nada se facturam 1000 ketcups até pk quando os dão não há qualquer tipo de registo de saída de um ketchup

paulofreitas05
Em 27/07/2018 às 23:44, CrominhO disse:

Boas, 

Partes do pressuposto que o Macdonals está correcto, quando já vi inúmeros documentos deles com irregularidades 🙂 ... A meu ver não podes, salvo erro essa situação até está prevista em mais de que um decreto, até porque poderias estar a fazer Dumping... Mas se alguém achar que sim, porque uma pesquisa na Net revela alguns softwares que permitem, que deixe aqui por favor o Artg, que se baseiam, para eu tb ficar a saber 🙂 

Obrigado 

Pois a minha duvida é exactamente essa, o sistema de facturação é desenvolvido pela macdonals sistemas informáticos portugal, eles melhor que qualquer um tem acesso a advogados contabilistas de topo para fazer o sistema deles, agora se é legal ou não , não faço a mínima ideia que dá para fazer dá porque o próprio mac lovers funciona assim trocas 100 pontos por um menu e sai t uma fatura com o total a pagar 0€, os clientes realmente dizem qual é o sentido de de eu não conseguir dar descontos de 100%, q eles querem oferecer. agora ainda não vi ninguém a responder é assim por causa disto, nunca vi.

CrominhO
Em 31/07/2018 às 12:25, paulofreitas05 disse:

Pois a minha duvida é exactamente essa, o sistema de facturação é desenvolvido pela macdonals sistemas informáticos portugal, eles melhor que qualquer um tem acesso a advogados contabilistas de topo para fazer o sistema deles, agora se é legal ou não , não faço a mínima ideia que dá para fazer dá porque o próprio mac lovers funciona assim trocas 100 pontos por um menu e sai t uma fatura com o total a pagar 0€, os clientes realmente dizem qual é o sentido de de eu não conseguir dar descontos de 100%, q eles querem oferecer. agora ainda não vi ninguém a responder é assim por causa disto, nunca vi.

Olha Paulo, 

Quem falou no mcdonalds não fui eu nem o Nuno, foste tu 🙂 , agora se eles têm os melhores advogados e CCs para fazer o sistema deles, faz como eles têm :D ... Em primeiro lugar, ter os melhores advogados e CCs não é sinónimo de ter um software 100% legal, eu próprio tinha-te dito que já apanhei inúmeras ilegalidades no software deles, que me parecem que têm sido mitigadas ao longo do tempo... Recordo-me que chegaram a andar a emitir FTs sem número de certificação após a certificação da própria Aplicação. Em segundo, não sabes, e felizmente (a meu ver, porque é isso que torna o P@P diferente), que empresas estão aqui representadas, quantos advogados e CCs ou ROCs têm 🙂 ... 

Em relação à segunda questão, de nunca teres visto ninguém a dizer porque não se pode/deve fazer, eu tinha escrito no Post anterior em Dumping, mas creio que se procurares aqui no questões legais irás achar mais... 

Mas na dúvida, e também costumamos fazer aqui no P@P, pedes um parecer à AT com simples questão, "pode-se facturar com 100% de descontos, e se não, Porquê?" e depois se não te importares colocas a resposta 🙂 ... Assim resolves logo a questão e também ajudas os restantes utilizadores 🙂 

PS: Quando certificaste as aplicações não te disseram nada sobre os Descontos a 100%? nem te pediram para fazer testes?  

paulofreitas05
Em 03/08/2018 às 15:19, CrominhO disse:

Olha Paulo, 

Quem falou no mcdonalds não fui eu nem o Nuno, foste tu 🙂 , agora se eles têm os melhores advogados e CCs para fazer o sistema deles, faz como eles têm :D ... Em primeiro lugar, ter os melhores advogados e CCs não é sinónimo de ter um software 100% legal, eu próprio tinha-te dito que já apanhei inúmeras ilegalidades no software deles, que me parecem que têm sido mitigadas ao longo do tempo... Recordo-me que chegaram a andar a emitir FTs sem número de certificação após a certificação da própria Aplicação. Em segundo, não sabes, e felizmente (a meu ver, porque é isso que torna o P@P diferente), que empresas estão aqui representadas, quantos advogados e CCs ou ROCs têm 🙂 ... 

Em relação à segunda questão, de nunca teres visto ninguém a dizer porque não se pode/deve fazer, eu tinha escrito no Post anterior em Dumping, mas creio que se procurares aqui no questões legais irás achar mais... 

Mas na dúvida, e também costumamos fazer aqui no P@P, pedes um parecer à AT com simples questão, "pode-se facturar com 100% de descontos, e se não, Porquê?" e depois se não te importares colocas a resposta 🙂 ... Assim resolves logo a questão e também ajudas os restantes utilizadores 🙂 

PS: Quando certificaste as aplicações não te disseram nada sobre os Descontos a 100%? nem te pediram para fazer testes?  

Na altura não me pediram nada disso.

Pessoal fiz a mesma pergunta a AT e esta foi a resposta deles

06_08_2018_10_37_05.png

• Vote 1

Carlos Pais

Segundo sei ... deve-se sempre poder quantificar o valor da mercadoria oferecida, pelo que deve-se sempre mencionar as quantidades ( para abater stocks) , e o valor unitário as mesmas ( para correcções contabilistas, de quem trabalha com inventários permanentes )... e claro .. se for oferecida ... desconto 100%..

Quando fiz a certificação ... fizeram o teste aos descontas de 100% , com produtos a custar 0.01€ e com 100000€

paulofreitas05
26 minutos atrás, Carlos Pais disse:

Segundo sei ... deve-se sempre poder quantificar o valor da mercadoria oferecida, pelo que deve-se sempre mencionar as quantidades ( para abater stocks) , e o valor unitário as mesmas ( para correcções contabilistas, de quem trabalha com inventários permanentes )... e claro .. se for oferecida ... desconto 100%..

Quando fiz a certificação ... fizeram o teste aos descontas de 100% , com produtos a custar 0.01€ e com 100000€

Vou testar isso para ver o que acontece ;)

agora enviei amis esta questão e esta foi a resposta deles

06_08_2018_14_15_54.png

• Vote 1

CFreitas
On 7/26/2018 at 2:58 PM, paulofreitas05 said:

Os casos em que se pode pensar em faturas a zero não são todos iguais, pelo que não há uma regra que possa valer para todos.

No exemplo dado, dos adiantamentos, há duas possibilidades:

1. Emite-se NC pelo adiantamento e fatura-se pela totalidade, devendo ambos os documentos fazer referência à fatura do adiantamento.

2. Emite-se fatura pela diferença. Caso se opte pela segunda hipótese, e no caso da diferença ser zero (ou não), na minha opinião, é preferível ter uma linha com o produto a crédito (CreditAmount) e outra, em que se refere o n.º da fatura do adiantamento, a débito. O total é zero (a diferença), e a situação é clara e explícita.

Colocar desconto de 100% neste caso é errado porque não há desconto, mas sim pagamento antecipado.

CrominhO
11 horas atrás, paulofreitas05 disse:

Vou testar isso para ver o que acontece ;)

agora enviei amis esta questão e esta foi a resposta deles

06_08_2018_14_15_54.png

Oi Paulo, 

Óptimo, eu tenho 5 certificações e em nenhuma delas permito desconto 100%, só 99.99%... Mas pronto, se a AT diz que está Ok, é porque está 🙂 já a questão do Mac, só há pouco tempo atrás eles "cortaram" o NIF de Consumidor Final com XXXXXXXXX. 

Em relação ás Faturas a Zero, porque falaram de ambas as situações, não consigo perceber o porquê de uma FT a Zero, a sério que não consigo... A partir do momento em que a NC e a ND passaram a ser documentos retificativos da FT, nao compreendo em que situações se tenha necessidade de emitir uma FT a Zero... Uma fatura de uma Oferta ? 😕  

Carlos Pais

a questão não passa pelo se deve ou não existir desconto de 99.99% ou 100%, se se oferece ou não .. se se faz NC ou ND... mas sim a AT poder "quantificar o valor da mercadoria oferecida" ..., que a maneira mais pratica é ( Quant x preço x 100% desconto ),

Carlos Pais
Em 07/08/2018 às 01:32, CrominhO disse:

Oi Paulo, 

Óptimo, eu tenho 5 certificações e em nenhuma delas permito desconto 100%, só 99.99%... Mas pronto, se a AT diz que está Ok, é porque está 🙂 já a questão do Mac, só há pouco tempo atrás eles "cortaram" o NIF de Consumidor Final com XXXXXXXXX. 

Em relação ás Faturas a Zero, porque falaram de ambas as situações, não consigo perceber o porquê de uma FT a Zero, a sério que não consigo... A partir do momento em que a NC e a ND passaram a ser documentos retificativos da FT, nao compreendo em que situações se tenha necessidade de emitir uma FT a Zero... Uma fatura de uma Oferta ? 😕  

("NC e a ND passaram a ser documentos retificativos da FT"), é que ao fazer uma FT o stock baixa e depois se se fizer um NC o stock aumenta, e lá fica o produto na mesma  ... a FT a zero, simplesmente retira do stock os produtos 

CrominhO
1 hora atrás, Carlos Pais disse:

("NC e a ND passaram a ser documentos retificativos da FT"), é que ao fazer uma FT o stock baixa e depois se se fizer um NC o stock aumenta, e lá fica o produto na mesma  ... a FT a zero, simplesmente retira do stock os produtos 

Oi Carlos, 

Misturar Stocks, Fluxo comercial e Fluxo Financeiro não sei se é boa opção. Em todo o caso, mesmo fazendo NC para um desconto (não fui eu que falei nisso, apenas em documentos retificativos), não utilizaria um Artigo/Serviço que movimentasse Stocks, como me parece óbvio, tal como se fazia antigamente com as ND em relação a Juros e afins... Ora se eu facturei 2 produtos a 100€ e quisesse com um documento retificativo mexer no preço, teria que ser com um artigo/serviço que não mexesse stocks. 

Edit: Despacho_nº_8632_2014_03_07

Fala em Faturas, Documentos de movimentação de Mercadorias e Documentos de conferência, 

No ponto II, mais propriamente 2.1.6

2.1.6 - O valor a considerar nos campos Total do documento com impostos (GrossTotal) das tabelas 4.2 e 4.3, para a assinatura dos documentos de movimentação de mercadorias ou documentos de conferência é o que constar na base de dados, independentemente do modelo utilizado na sua impressão, valorado ou não. Na ausência de valor na base de dados, o referido campo deve ser preenchido com "0.00" (sem aspas) e assim considerado aquando da assinatura.

Não fala em Faturas com ausência de valores. 

mas depois no ponto diz que 3.2.8 - Que os descontos, quando existam, devem situar-se no intervalo entre 0 e 100 %.

Edited by CrominhO

CJCV

Desabafo:

como é possível ao fim destes anos todos o software faturação da media markt ainda não estar certificado ? 

é claro que sei a resposta: dois pesos e duas medidas

os pequenos são obrigados a tudo , os grandes vão "escapando"

marcolopes
6 hours ago, CJCV said:

Desabafo:

como é possível ao fim destes anos todos o software faturação da media markt ainda não estar certificado ? 

Não está certificado? Bem... tendo em conta os problemas do site, e a falta de resolução dos mesmos, já acredito em tudo...

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

CrominhO
8 horas atrás, CJCV disse:

Desabafo:

Bem eu tenho de ter cuidado porque ja levei "porrada" da ultima vez que disse aqui que o que manda é a lei e não a SH ser grande ou pequena, que no caso até nem era SH lool :D 

Dito isto, desta vez faço ao contrário lol :D ... 

Não está Certificado ou estão a Certificar um Novo? (em processo de certificação),

em todo o caso e era aí que eu queria chegar, há aí uns softwares dos ditos grandes que não vou dizer quais :D um deles até já la trabalhei, que nem sequer obriga a sair a linha da Certificação... Já apanhei FTs de algumas grandes empresas que usam esse software sem qualquer menção à certificação, agora tenho de fazer a ressalva, que este software em causa pode já obrigar as tais linhas nos documentos e os clientes(empresas grandes) não terem feito os updates 🙂 

Edited by CrominhO

CJCV
Em 26/10/2018 às 19:09, CrominhO disse:

Bem eu tenho de ter cuidado porque ja levei "porrada" da ultima vez que disse aqui que o que manda é a lei e não a SH ser grande ou pequena, que no caso até nem era SH lool :D 

Dito isto, desta vez faço ao contrário lol :D ... 

Não está Certificado ou estão a Certificar um Novo? (em processo de certificação),

em todo o caso e era aí que eu queria chegar, há aí uns softwares dos ditos grandes que não vou dizer quais :D um deles até já la trabalhei, que nem sequer obriga a sair a linha da Certificação... Já apanhei FTs de algumas grandes empresas que usam esse software sem qualquer menção à certificação, agora tenho de fazer a ressalva, que este software em causa pode já obrigar as tais linhas nos documentos e os clientes(empresas grandes) não terem feito os updates 🙂 

não faço lá compras diariamente, mas  das minhas e de malta conhecida , nenhuma factura está certificada 

obviamente que são facturas pós obrigação de certificação. 

chesser

Alguém tem informações sobre a facturação electrónica que vai ser obrigatória, já no início de 2019, para todas as empresas abrangidas por contratos públicos?