Jump to content
Luís Paiva

mystrcmp e apontadores

Recommended Posts

Luís Paiva
int myStrCmp (const char *s1, const char *s2) {
    const unsigned char *p1 = (const unsigned char *)s1;
    const unsigned char *p2 = (const unsigned char *)s2;

while (*p1 != '\0') {
        if (*p2 == '\0') return  1;
        if (*p2 > *p1)   return -1;
        if (*p1 > *p2)   return  1;

p1++;
        p2++;
    }

if (*p2 != '\0') return -1;

return 0;
}

alguem me pode explicar este codigo como alternativa ao strcmp? Porque são demasiados apontadores e não consigo entender nada.

thoga31

Isso não tem assim "tantos apontadores". Precisas de entender o que é uma string, como ela se organiza em memória e como a podes manipular.

Essa função essencialmente copia para variáveis locais a localização em memória das duas strings e vai iterando sobre os seus caracteres para perceber se são absolutamente iguais ou se há diferenças - assim que encontra um caracter diferente, a função é interrompida e devolve 1 ou -1, não sendo necessário iterar os restantes caracteres.

Knowledge is free!

Luís Paiva

@thoga31 Eu penso que entendo a teoria melhor que a prática. Eu sei isso que me disseste, talvez devesse ter feito a pergunta de melhor forma. Não entendo os parênteses no (const unsigned char *) s1 e (const unsigned char *) s2. E se possível consegues dar-me um exemplo para a função main para verificar se o myStrCmp está correto? Isso é algo que tenho muitas dificuldades, construir uma função main que me mostre os resultados das funções anteriores. Obrigado

thoga31
Em 11/05/2019 às 12:37, Luís Paiva disse:

Não entendo os parênteses no (const unsigned char *) s1 e (const unsigned char *) s2

Isso é um type cast, isto é, conversão de um tipo de dados para outro de forma explícita. Colocas entre parêntesis, antes do valor a ser convertido, o novo tipo de dados para o qual queres que o valor seja convertido.

Em 11/05/2019 às 12:37, Luís Paiva disse:

consegues dar-me um exemplo para a função main para verificar se o myStrCmp está correto?

Uma das habilidades fundamentais de um programador é analisar o protótipo de uma função e daí conseguir deduzir como a usar. Tenta treinar isso.

Neste caso, interpreta o protótipo da função: é uma função que retorna um int - tens, portanto, de "apanhar" o valor de retorno na main de alguma forma - e recebe dois argumentos ambos do tipo const char *, isto é, um vector de caracteres constante (por outras palavras, uma string).

Logo, podes usar algo deste género:

int result = myStrCmp("batatas", "cebolas");

Cumprimentos.

Edited by thoga31

Knowledge is free!