Vitor P. Posted April 29, 2019 at 03:40 PM Report #614411 Posted April 29, 2019 at 03:40 PM Finalmente apareceu mais informação sobre como o ATCUD irá funcionar. Como a AT já encontrou no mercado vários Softwares que criam Séries paralelas com o objetivo de poderem através das mesmas criar um canal facilitado de fuga ao fisco, as Séries de Documentos passam a partir de 2020 a ser controladas pela AT, e mais, é necessário pedir a AT o ATCUD antes de criarmos/utilizarmos uma nova Série ( isto será tudo feito de forma eletrónica e em tempo real através do Site da AT ). Assim sendo, e apenas com a informação que chegou até á data ( referente aos Artigos 34º e 35º ), sempre que o Software permitir criar uma nova Série de Documentos, obrigatoriamente tem de pedir qual o ATCUD que a AT enviou só e apenas para essa mesma Série ( este Código do ATCUD será assim como o seu nome indica único e nunca pode ser repetido ou usado noutra série ). Com toda a certeza este ATCUD também será mencionado a Fatura assim como também já irá no SAFT ( deixaremos de poder enviar "0" para este Campo como o fazíamos até hoje ) Alguma informação das novidades de 2019, algumas com efeitos só em 2020: Informa-se das novas alterações e obrigatoriedades legais aplicáveis a todos os sujeitos passivos de IVA, que já exerçam atividade a 15 de fevereiro de 2019, ou que iniciem a atividade até 31 de maio de 2019. Obrigatoriedade de comunicar à AT por via eletrónica até 30 de junho de 2019 (Artº 34º e 35º) . A identificação e localização dos estabelecimentos da empresa em que são emitidas faturas e demais documentos fiscalmente relevantes; . A identificação dos equipamentos utilizados para processamento de faturas e outros documentos fiscalmente relevantes; . O número de certificado do programa utilizado em cada equipamento; . A identificação dos distribuidores e dos instaladores que comercializam e/ou instalaram as soluções de faturação; . Sempre que se verifiquem alterações de qualquer dos elementos constantes da comunicação referida no número anterior, os sujeitos passivos devem entregar nova comunicação, no Portal das Finanças, previamente à emissão de faturas ou demais documentos fiscalmente relevantes; . Comunicação das séries documentais em utilização . Os sujeitos passivos devem comunicar por via eletrónica à AT, antes da sua utilização, a identificação das séries utilizadas na emissão de faturas e demais documentos fiscalmente relevantes por cada estabelecimento e meio de processamento utilizado. . Por cada série documental comunicada nos termos do número anterior, a AT atribui um código, que deve integrar o código único de documento. Conservação do arquivo e cópias de segurança (Artº 27º) . Os sujeitos passivos são obrigados a possuir cópias de segurança dos suportes eletrónicos: . Os originais e as cópias de segurança devem ser armazenados em locais distintos e em condições de conservação e segurança necessárias a garantir a impossibilidade de perda dos arquivos. 1 Report
nunopicado Posted April 29, 2019 at 05:06 PM Report #614412 Posted April 29, 2019 at 05:06 PM @Vitor Pereira, mais uma pra malta tripar... 🙂 Já estou por tudo! Isso saiu onde? A última linha relativa ao ATCUD diz que o código gerado por série faz parte do ATCUD, ou seja, não basta isso. O que mais entra ao barulho para o ATCUD? Tu não sei, mas eu estou a ficar velho pra isto! 😉 1 Report "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
antseq Posted April 29, 2019 at 05:19 PM Report #614413 Posted April 29, 2019 at 05:19 PM 1 hora atrás, Vitor Pereira disse: Finalmente apareceu mais informação sobre como o ATCUD irá funcionar. Viva, Essa informação já existe desde a publicação do Decreto-Lei n.º 28/2019, de 15/02. Aconteceu ou foi publicada alguma coisa nas últimas horas relativamente a este assunto? cps.
CJCV Posted April 30, 2019 at 10:35 AM Report #614424 Posted April 30, 2019 at 10:35 AM 17 horas atrás, nunopicado disse: @Vitor Pereira, mais uma pra malta tripar... 🙂 Já estou por tudo! Isso saiu onde? A última linha relativa ao ATCUD diz que o código gerado por série faz parte do ATCUD, ou seja, não basta isso. O que mais entra ao barulho para o ATCUD? Tu não sei, mas eu estou a ficar velho pra isto! 😉 +1 para quem usa series anuais e tem clientes que nem têm acesso a net , vai ser uma coboiada 😒
nunopicado Posted April 30, 2019 at 10:54 AM Report #614425 Posted April 30, 2019 at 10:54 AM 17 minutos atrás, CJCV disse: +1 para quem usa series anuais e tem clientes que nem têm acesso a net , vai ser uma coboiada 😒 Quanto a mim, acabam-se as série anuais para essa malta... A título pessoal, já me deixei delas. Nos clientes, a maior parte pelo menos, vai ser igual. "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Vitor P. Posted April 30, 2019 at 11:21 AM Author Report #614426 Posted April 30, 2019 at 11:21 AM 20 minutos atrás, nunopicado disse: Quanto a mim, acabam-se as série anuais para essa malta... A título pessoal, já me deixei delas. Nos clientes, a maior parte pelo menos, vai ser igual. O nosso Software também não cria séries anuais, pelo que a numeração é continua até que o cliente por alguma razão pretenda parar com a Série e recomeçar com uma nova Ao contrario do inicialmente divulgado, em que o ATCUD iria cruzar informação entre todas as Séries de Documentos, afinal passa apenas a ser uma "autorização" da AT sempre que o cliente pretende criar uma série nova ( talvez alguém com força de maior reverteu a ideia inicial … rs ) Fica aqui o Link da Portaria deste ano: https://dre.pt/home/-/dre/119622094/details/maximized Procurar o Artº 34 e 35º sobre este assunto das séries
RubenAlves Posted September 29, 2020 at 04:17 PM Report #619442 Posted September 29, 2020 at 04:17 PM Alguém sabe em que site se pede o código ATCUD? Já estou farto de procurar e não encontro nada, apenas que se tem que submeter no portal das finanças e mais nada. Obrigado.
nunopicado Posted September 29, 2020 at 04:26 PM Report #619443 Posted September 29, 2020 at 04:26 PM Tanto quanto sei, ainda não foi disponibilizada a forma de comunicar as séries. Para não variar, vai ser só em Dezembro... "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
HugoProg Posted October 18, 2020 at 02:41 PM Report #619591 Posted October 18, 2020 at 02:41 PM Boa tarde, Não me parece mal e não me parece completo, apenas trabalhoso, mas como se pede o código de validação da série à AT? Onde está essa opção no e-fatura ou portal das finanças?
nunopicado Posted October 18, 2020 at 05:12 PM Report #619592 Posted October 18, 2020 at 05:12 PM Em 18/10/2020 às 16:41, HugoProg disse: Boa tarde, Não me parece mal e não me parece completo, apenas trabalhoso, mas como se pede o código de validação da série à AT? Onde está essa opção no e-fatura ou portal das finanças? Ainda não está... Aguardamos todos ansiosamente que a AT disponibilize essa funcionalidade "em tempo útil". 😁 "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
fakada Posted October 29, 2020 at 12:10 PM Report #619782 Posted October 29, 2020 at 12:10 PM (edited) Ora bom dia, Adiado para 2022 🙂 a parte do ATCUD Alguém me pode dar indicações então o que temos de incluir afinal no QRCode? Obrigado Edited October 29, 2020 at 12:19 PM by fakada
MiguelAl Posted October 29, 2020 at 03:07 PM Report #619787 Posted October 29, 2020 at 03:07 PM Boa tarde, adiada para 2022 a comunicação da serie e obtenção do código ATCUD, mas para efeitos da implementação do software não faz qualquer diferença. É necessário imprimir o QR Code na mesma, mas assumindo "0" como ATCUD. E preparar um campo na definição de series para o utilizador a qq momento introduzir o ATCUD que irá obter lá para finais de 2021. Digo eu. O que me impede de "soltar" a nova versão da aplicação é a indefinição quanto ao Artigo 5º da Portaria 195/2020: "A elaboração do código de barras bidimensional (código QR) deve obedecer às especificações técnicas definidas pela Autoridade Tributária e Aduaneira, a disponibilizar no Portal das Finanças." No próprio despacho que adia o ATCUD para 2022 vem referido o artigo 5º e "...a publicação imediata de orientações..." , mas não encontro nada no portal das finanças. Na realidade nem me admira, mas recebo newsletters de algumas software houses já a proclamarem a disponibilidade de novas versões a partir do dia 2. Já devem saber algo que eu não consigo encontrar. Alguém faz ideia?
MiguelAl Posted October 29, 2020 at 03:22 PM Report #619788 Posted October 29, 2020 at 03:22 PM Lamentável ainda que o despacho de 23 de Outubro refere que a AT considera que, "no atual contexto da pandemia COVID-19, as empresas necessitam de mobilizar os seus recursos humanos, financeiros e informáticos para outras necessidades mais prementes...", mas ao deixar de pé a impressão do QR-Code na prática não faz nada para aliviar os recursos das empresas que terão de pagar atualizações e possivelmente troca de impressoras. Assim apenas prova a incapacidade que tiveram em estar preparados com mecanismos para implementar a comunicação do ATCUD, vindo agora dizer que a culpa é da pandemia e a compreensão que demonstram pelas dificuldades que as empresas atravessam. Bullshit.
nunopicado Posted October 29, 2020 at 03:27 PM Report #619790 Posted October 29, 2020 at 03:27 PM 18 minutos atrás, MiguelAl disse: O que me impede de "soltar" a nova versão da aplicação é a indefinição quanto ao Artigo 5º da Portaria 195/2020: "A elaboração do código de barras bidimensional (código QR) deve obedecer às especificações técnicas definidas pela Autoridade Tributária e Aduaneira, a disponibilizar no Portal das Finanças." No próprio despacho que adia o ATCUD para 2022 vem referido o artigo 5º e "...a publicação imediata de orientações..." , mas não encontro nada no portal das finanças. Na realidade nem me admira, mas recebo newsletters de algumas software houses já a proclamarem a disponibilidade de novas versões a partir do dia 2. Já devem saber algo que eu não consigo encontrar. Alguém faz ideia? Isso já está publicado: https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/Novas_regras_faturacao/Documents/Especificacoes_Tecnicas_Codigo_QR.pdf A única diferença é que o campo ATCUD irá agora ser colocado com o valor 0, até novas ordens. 1 Report "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
MiguelAl Posted October 29, 2020 at 03:45 PM Report #619791 Posted October 29, 2020 at 03:45 PM E não é que eu até já tinha o raio do documento nos meus downloads... estou queimadinho de todo... obrigado Nuno.
nunopicado Posted November 10, 2020 at 09:37 PM Report #620056 Posted November 10, 2020 at 09:37 PM Em 29/10/2020 às 15:45, MiguelAl disse: estou queimadinho de todo... Não estamos todos? 😄 "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Daniel Vaz Posted November 11, 2020 at 11:46 AM Report #620063 Posted November 11, 2020 at 11:46 AM Em 29/10/2020 às 15:27, nunopicado disse: A única diferença é que o campo ATCUD irá agora ser colocado com o valor 0, até novas ordens. Do que tenho visto, alguns de nós vão imprimir o ATCUD em janeiro, ainda que com 0 (dado ter sido adiado). No nosso software estamos a pensar em não o imprimir enquanto está a 0. Há alguma lei que obrigue à impressão do ATCUD ainda que a 0?
nunopicado Posted November 11, 2020 at 02:04 PM Report #620067 Posted November 11, 2020 at 02:04 PM Não, quando dizemos ATCUD a 0 é na geração do QRCode. Na impressão, não é para sair o ATCUD (não creio haver problema em imprimir, mas não é necessário nem obrigatório). "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
MiguelAl Posted November 11, 2020 at 02:30 PM Report #620068 Posted November 11, 2020 at 02:30 PM (edited) Neste momento a lei não obriga, mas para abriviar caminho para o que aí vem eu vou já permitir ao utilizador introduzir o ATCUD, na definição da serie, e imprimi-lo quando diferente de zero. Edited November 11, 2020 at 02:31 PM by MiguelAl clarificação
nunopicado Posted November 11, 2020 at 02:37 PM Report #620069 Posted November 11, 2020 at 02:37 PM Sim, também fiz dessa forma, até porque já tinha tudo preparado quando saiu a notícia do adiamento... Não ia estar a andar para trás. "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Recommended Posts