Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

nandeseasy

Enviar dados do android e receber no servidor

Recommended Posts

nandeseasy

Boa tarde estou com um grave problema porque não sei como hei de enviar a longitude e latitude obtida a partir do meu smartphone de uma app que desonvolvi no android studio e receba esses dados no meu servidor para inserir na base de dados mysql....

Bruno Fernandes

antseq

viva,

quando diz "meu servidor", o que está incluído no seu servidor?
- já lá tem uma "API" (REST) para fazer a interface com o "android" ou qualquer outro sistema exterior?
- ou só tem o "servidor" e o mysql instalado?

cps,

• Vote 1

nandeseasy
5 horas atrás, antseq disse:

viva,

quando diz "meu servidor", o que está incluído no seu servidor?
- já lá tem uma "API" (REST) para fazer a interface com o "android" ou qualquer outro sistema exterior?
- ou só tem o "servidor" e o mysql instalado?

cps,

Olá,

quando digo meu servidor refiro-me ao raspberry que tenho em casa a servir como host local e lá já tenho instalado sim o mysql

Bruno Fernandes

antseq
37 minutos atrás, nandeseasy disse:

Olá,

quando digo meu servidor refiro-me ao raspberry que tenho em casa a servir como host local e lá já tenho instalado sim o mysql

Se fosse eu:
- tentava instalar no raspeberry o nodejs (pesquisar no google)
- depois com nodejs + express (pesquisar no google):
--- fazia uma REST API muito, muito simples
--- no seu caso e para já só precisa de um PUT para receber os dados e inserir na sua base de dados
--- (fazia também um GET só para poder consultar externamente que os dados estão gravados)
- via "Postman" num outro computador testava o funcionamento da REST API : PUT/GET
- só faltava ir ao Android Studio e implementar/utilizar REST API na sua aplicação

cps,

• Vote 1

nandeseasy
1 minuto atrás, antseq disse:

Se fosse eu:
- tentava instalar no raspeberry o nodejs (pesquisar no google)
- depois com nodejs + express (pesquisar no google):
--- fazia uma REST API muito, muito simples
--- no seu caso e para já só precisa de um PUT para receber os dados e inserir na sua base de dados
--- (fazia também um GET só para poder consultar externamente que os dados estão gravados)
- via "Postman" num outro computador testava o funcionamento da REST API : PUT/GET
- só faltava ir ao Android Studio e implementar/utilizar REST API na sua aplicação

cps,

Eu estou a desenvolver o projeto final do meu curso de 3 anos (PAP), uso o raspberry como servidor local("tipo: xammp") e tenho uma app desenvolvida no Android Studio que me mostra a longitude e latitude a partir do meu GPS do telemóvel.

Eu não faço a mínima ideia como envio a longitude e latitude para a minha base de dados do meu raspberry... 

Bruno Fernandes

M6
On 4/18/2019 at 2:59 PM, nandeseasy said:

Eu estou a desenvolver o projeto final do meu curso de 3 anos (PAP), uso o raspberry como servidor local("tipo: xammp") e tenho uma app desenvolvida no Android Studio que me mostra a longitude e latitude a partir do meu GPS do telemóvel.

Eu não faço a mínima ideia como envio a longitude e latitude para a minha base de dados do meu raspberry... 

O @antseq respondeu-te, usas uma API REST. Se queres uma coisa mais simples, fazes uma chamada GET ao servidor com os parâmetros no URL.
Parece-me que talvez te tenhas entusiasmado com o projeto e que não te tenhas preparado devidamente para o desafio.
Vê aqui: http://www.devfuria.com.br/php/enviando-dados-via-get-post/

Outra coisa que tens de ter em conta é que o teu servidor tem de estar acessível com o mesmo IP ou domínio caso contrário não vai funcionar.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."