Jump to content

Procurar determinado valor em ficheiro de texto

whoami-r

Recommended Posts

Boas,

Estou a desenvolver um programa em C para um trabalho da faculdade e tenho uma dúvida no acesso aos ficheiros.

Eu tenho um ficheiro de texto com pilotos (e suas definições) na seguinte forma: 

Paulo Andrade
2 23 12 1995 76 0.5 0

Faisca
3 1 1 1980 50 9.5 1

Diana Alves Pombo
4 1 10 1990 55 4.5 0

Ana Luisa Freitas
7 12 7 1976 68 1.0 3

Ricardo Cardoso
8 4 2 1999 65 0.2 0

Os valores apresentados por baixo dos nomes correspondem, respetivamente ao ID, data de nascimento (dd mm aaaa), peso, experiencia, impedimento.

O valor "impedimento" corresponde ao número de corridas que um determinado piloto está impedido de correr.

P.ex. O primeiro piloto está autorizado a correr e o quarto está impedido durante 3 corridas.

O meu objetivo é abrir o ficheiro e contar o nº de pilotos que estão autorizados a correr, acedendo apenas ao campo "impedimento", mas não sei se isso é possível.

Tenho algum código que fiz mas penso que o que está a fazer é simplesmente contar o número de pilotos que estão no ficheiro:

typedef struct dados_pilotos {
    char nome[100];
    int id;
    data nasc;   // struct para data de nascimento do piloto
    float peso;
    float exp;  // exp >= 0.0
    int impedimento;    // lesão ou penalização
} piloto;

int conta_pilotos()
{
    FILE *f;
    piloto *v;
    int tam_fich, cont;

f = fopen("pilotos.txt", "rt");     // abre o ficheiro e verifica se deu erro
    if(f == NULL)
    {
        printf("Erro no acesso ao ficheiro.\n");
        return 0;
    }
    else    // verifica se o ficheiro está vazio
    {
        fseek(f, 0, SEEK_END);
        tam_fich = ftell(f);

if(tam_fich == 0)
        {
            printf("O ficheiro esta vazio\n\n");
            return 0;
        }
    }

fseek(f, 0, SEEK_SET);

v = malloc(sizeof(piloto));     // aloca memoria e verifica se deu erro
    if(v == NULL)
    {
        printf("Erro na alocacao de memoria.\n");
        return 0;
    }

do
    {
        if(fscanf(f, "%49[^\n] %d %d %d %d %f %f %d\n", v->nome, &v->id, &v->nasc.dia,      // verifica se tem 8 argumentos
            &v->nasc.mes, &v->nasc.ano, &v->peso, &v->exp, &v->impedimento) != 8)
        {
            printf("Formato invalido\n\n");
            return 0;
        }
        else	// aqui verifica quantos pilotos estão impedidos de correr
        {
            if(v->impedimento == 0)
                cont++;
        }
    }while(!feof(f));

return cont;
}

PsySc0rpi0n

Olá.

Vou colocar algumas questões que eu próprio não sei a resposta.

Carregaste todos os dados para memória? Se sim, onde?

Se achas que não está a fazer o que é suposto e se carregaste o conteúdo do ficheiro para a memória, tenta imprimir na consola o conteúdo do que carregaste para a memória para veres se o ficheiro foi bem lido e se os dados estão disponíveis ou se por alguma razão algo correu mal e não tens dados lidos para processar!

Edited;

Parece que usaste o fscanf para leres os dados e processares um a um directamente do ficheiro. Sugeria que imprimisses na consola para ver se está tudo a funcionar bem!

Edited by PsySc0rpi0n

Kurt Cobain - Grunge misses you

Nissan GT-R - beast killer

HappyHippyHippo
17 hours ago, riqu3s said:

acedendo apenas ao campo "impedimento", mas não sei se isso é possível.

não, não é porque nunca saberás em que bytes do ficheiro se encontram os campos que pretendes

terás sempre de ler o registo inteiro do piloto e avaliar

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
15 horas atrás, PsySc0rpi0n disse:

Olá.

Vou colocar algumas questões que eu próprio não sei a resposta.

Carregaste todos os dados para memória? Se sim, onde?

Se achas que não está a fazer o que é suposto e se carregaste o conteúdo do ficheiro para a memória, tenta imprimir na consola o conteúdo do que carregaste para a memória para veres se o ficheiro foi bem lido e se os dados estão disponíveis ou se por alguma razão algo correu mal e não tens dados lidos para processar!

Edited;

Parece que usaste o fscanf para leres os dados e processares um a um directamente do ficheiro. Sugeria que imprimisses na consola para ver se está tudo a funcionar bem!

Sim eu fiz o fprintf após verificar se existiam os 8 argumentos e apresentou tudo corretamente

11 minutos atrás, HappyHippyHippo disse:

não, não é porque nunca saberás em que bytes do ficheiro se encontram os campos que pretendes

terás sempre de ler o registo inteiro do piloto e avaliar

ok, então terei de usar o fscanf para ler todos os dados e armazenar num vetor e só depois aceder ao campo pretendido, certo?

PsySc0rpi0n
2 hours ago, riqu3s said:

Sim eu fiz o fprintf após verificar se existiam os 8 argumentos e apresentou tudo corretamente

ok, então terei de usar o fscanf para ler todos os dados e armazenar num vetor e só depois aceder ao campo pretendido, certo?

Sim, eu faria isso. Criar um vector de estruturas e guardar lá todos os dados e depois sim, pesquisar o vector pelo critério pretendido!

Kurt Cobain - Grunge misses you

Nissan GT-R - beast killer

HappyHippyHippo

Se eu te disser para contar os nomes de uma lista que comecem por A, é depois enumerar os nomes, tua apontas os nomes e depois contas, ou vais contando enquanto vou dizendo os nomes? 

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
thoga31

Se o objectivo é única e exclusivamente obter o nº de impedimentos, não há motivo para usar um vector de estruturas. Caso os dados sejam necessários noutras partes do programa, então aí sim, sugiro fortemente a criação de uma função que leia os dados do ficheiro e crie dinamicamente um vector com os dados, vector este que será passado como argumento às demais funções com o objectivo de trabalhar os dados.

Quanto à função já implementada no primeiro post, não entendo a necessidade de alocar dinamicamente a estrutura.

De resto, a função parece-me estar correcta na sua essência, apesar de não ter tido a oportunidade de a testar.

Por fim, a principal questão colocada, o HHH já teve a oportunidade de responder.

Knowledge is free!

Em 02/04/2019 às 23:51, HappyHippyHippo disse:

Se eu te disser para contar os nomes de uma lista que comecem por A, é depois enumerar os nomes, tua apontas os nomes e depois contas, ou vais contando enquanto vou dizendo os nomes? 

diria que a segunda opção é melhor... mas não sei

Em 03/04/2019 às 12:04, thoga31 disse:

Se o objectivo é única e exclusivamente obter o nº de impedimentos, não há motivo para usar um vector de estruturas. Caso os dados sejam necessários noutras partes do programa, então aí sim, sugiro fortemente a criação de uma função que leia os dados do ficheiro e crie dinamicamente um vector com os dados, vector este que será passado como argumento às demais funções com o objectivo de trabalhar os dados.

Quanto à função já implementada no primeiro post, não entendo a necessidade de alocar dinamicamente a estrutura.

De resto, a função parece-me estar correcta na sua essência, apesar de não ter tido a oportunidade de a testar.

Por fim, a principal questão colocada, o HHH já teve a oportunidade de responder.

sim, os dados são necessários noutras partes do programa daí esta parecer ser a única solução plausivel ...