Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

silvaa360

Aplicação android (primeira) com inclusão de webservices

Recommended Posts

silvaa360

Boas pessoal.

Vou fazer pela primeira vez uma aplicação android para gestão de um pequeno jogo de um grupo de amigos.

Nessa aplicação, para além da lógica inerente ao problema que a aplicação tem de ter, precisava de obter os números do euro milhões através do site oficial da santa casa. Ora, eu não sei se isto é possivel, sei que nos tempos de faculdade através de servicos SOAP e REST que a API da dropbox disponibilizava, consegui fazer um programa que acedia diretamente a dropbox a partir do código java.

Sobre os básicos de uma aplicação android, imagino que haja muita informação por ai, por isso não quero perder o vosso tempo a revisitar temas que já foram falados (google it resolve esse problema).

Qual seria a melhor forma de resolver este problema?

Obrigado.

antseq

Viva,

Se for pelo caminho da App "Android":
- seus amigos que não tem Android... ficam de fora. não é multi-plataforma.
- possivelmente vai precisar de guardar os dados em algum lado (poderia usar/limitado o firebase ou semelhante)
- possivelmente teria de validar um "login" "pass" => dados (bd)

Se fosse eu fazia um mini-portal na Web (PHP, Angular, etc)
- interface o mais "responsive" possível
- multi-plataforma / dispositivos de várias dimensões
- base de dados local do servidor ou outra
- página inicial de autenticação "login"/"pass"

Quanto aos dados dos sorteios:
- a SCML não é propriamente uma empresa como a "dropbox" que tem API's (quantas mais melhor) para facilitar a integração com qualquer linguagem de desenvolvimento
- não parece que a SCML tenham uma "api" pública de consulta de dados. devem ter uma "api" (privada) para a sua própria App.
- sei que (ainda) tem um canal RSS (https://www.jogossantacasa.pt/web/SCRss/rssFeedCartRes) de resultados de onde poderia fazer o "parser" e extrair os dados
- no pior dos casos é consultar o url da página de resultados "https://www.jogossantacasa.pt/web/SCCartazResult/" e fazer o "parser" do html recebido para extrair os dados.

espero ter ajudado, pelo menos fica com + algumas ideias.
cps