Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

JCarlos Batista

Pedido de esclarecimento

Recommended Posts

JCarlos Batista

Bom dia a todos !!!

Necessito e apelo à colaboração do espirito de ajuda dos companheiros da comunidade para o seguinte:

à cerca de 15 anos atrás desenvolvi uma base de dados Access de gestão RH (salarios+TSU+IRs, etc) que funcionou durante anos nessa empresa sempre de forma fiável, só que saí da mesma e por força das alterações dos organismos publicos já referidos e outras situações, a empresa comprou um software para o efeito.

Acontece que passados 12 anos voltei à empresa e tenho-me deparado com imensos problemas no software e até algumas situações que deveriam ser ajustadas, mas tardam em chegar, e estou muito sinceramente a ponderar começar a desenvolver algo de novo, no entanto devido ao volume de informação julgo que Access não será a melhor opção, e é precisamente neste ponto que preciso de vossa colaboração.

Sendo que terei de comecar por algo novo, nesta altura o que me aconselham em termos de linguaguem a usar ?? não pretendo andar a queimar as pestanas e uns tempos depois chegar à conclusão que não serve.

A minha ideia inicial, seria BD=SQL + .net + crystal reports.

Aguardo o vosso feedback e um bem haja a todos,

J.Carlos Batista

M6

Sem saires do mundo Microsoft, a melhor opção creio que recai em SQL Server (com Report Services, que parece que já vem incluído nas versões mais recentes) e C#/ASPX.

• Vote 1

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Cerzedelo

A menos que se trata de uma empresa com muitos trabalhadores, e se torne necessário, aceder vários utilizadores em simultâneo à base de dados, o Access pode ser suficiente.

Se que uma aplicação mais robusta, e com múltiplos acessos, ai deve considerar o que o M6 disse.

Pode utilizar o sql server, podendo descarregar a versão express with Advanced Services, que é grátis, e tem incluído  o serviço de reporting.

Depois pode utilizar as linguagens dentro do .net como o C#, o Visual Basic, para versões mais desktop, ou se pretender uma aplicação a correr no borwser o Asp.net.

Uma alternativa, também para uma versão online, pode ser o conjunto HTML-CSS-PHP e gestão de base de dados o MYSQL ou POSTGRESQL.

É uma questão de qual das tecnologias se sente mais à vontade.

JCarlos Batista
12 horas atrás, Cerzedelo disse:

A menos que se trata de uma empresa com muitos trabalhadores, e se torne necessário, aceder vários utilizadores em simultâneo à base de dados, o Access pode ser suficiente.

Se que uma aplicação mais robusta, e com múltiplos acessos, ai deve considerar o que o M6 disse.

Pode utilizar o sql server, podendo descarregar a versão express with Advanced Services, que é grátis, e tem incluído  o serviço de reporting.

Depois pode utilizar as linguagens dentro do .net como o C#, o Visual Basic, para versões mais desktop, ou se pretender uma aplicação a correr no borwser o Asp.net.

Uma alternativa, também para uma versão online, pode ser o conjunto HTML-CSS-PHP e gestão de base de dados o MYSQL ou POSTGRESQL.

É uma questão de qual das tecnologias se sente mais à vontade.

O meu obrigado pela ajuda, vou tentar ver como começar em c# visto ter alguma experiência em vba. Grato pela ajuda.

Em 17/03/2019 às 14:33, M6 disse:

Sem saires do mundo Microsoft, a melhor opção creio que recai em SQL Server (com Report Services, que parece que já vem incluído nas versões mais recentes) e C#/ASPX.

O meu obrigado pela ajuda, vou tentar ver como começar em c# visto ter alguma experiência em vba. Grato pela ajuda.

Cerzedelo

Se tem alguma experiência em VBA, pode ser mais fácil ir pelo Visual Basic, que tem alguma semelhança.

JCarlos Batista
4 horas atrás, Cerzedelo disse:

Se tem alguma experiência em VBA, pode ser mais fácil ir pelo Visual Basic, que tem alguma semelhança.

Obrigado Cerzedelo pela amabilidade.