Jump to content

Erros na declaração de main

Luís Paiva

Recommended Posts

Luís Paiva

No código seguinte:

char main(char s1[], char s2[]) {
    int i=0,len=strlen(s1);
    while (s1[i+len]=s2){
        i++;
    }
    return s1;
}

e retorna-me os seguintes avisos:

line 5 warning return type of 'main' is not 'int'
line 5 warning first argument of 'main' should be 'int' 
line 5 warning second argument of 'main' should be 'char **'

in function 'main':
line 6 warning implicit declaration of function 'strlen'
line 6 warning incompatible implicit declaration of built-in function 'strlen'
line 6 note: include '<string.h>' or provide a declaration of 'strlen'
line 7 warning suggest parentheses around assignment are used as truth value
line 10 warning return makes integer from pointer without a cast

alguém me pode explicar o porquê de tantos avisos? e porquê de serem avisos e não erros?

Edited by pwseo
Reformatação do tópico, alteração de título

@Luís Paiva

Para começar, deverás formatar os teus tópicos adequadamente, se pretendes que os mesmos sejam respondidos e não ocultados (pois infringem as regras da comunidade). Tens à disposição um editor que permite inserir código, tal como eu fiz na edição do teu tópico. Além disso, deverás escolher um título adequado: «*mystrcat» não o é, nem sequer aparece no teu código.

Posto isto, posso dizer-te que os avisos que te são mostrados são relativamente directos, e sugiro vivamente que sigas o que lá é aconselhado de modo a produzir código correcto.

line 5 warning return type of 'main' is not 'int'
line 5 warning first argument of 'main' should be 'int'
line 5 warning second argument of 'main' should be 'char **'

Segundo o standard da linguagem C, a função main() deverá ser declarada de uma das seguintes formas:

int main(void) { ... }
int main(int argc, char **argv) { ... }

No teu código, utilizaste uma declaração não suportada, e é precisamente disso que o compilador se está a queixar: o tipo de retorno deveria ser int (tu colocaste char), o primeiro argumento deveria ter também tipo int (tu colocaste char[]) e o segundo argumento deveria ser do tipo char ** (tu colocaste char[]).

line 6 warning implicit declaration of function 'strlen'
line 6 warning incompatible implicit declaration of built-in function 'strlen'
line 6 note: include '<string.h>' or provide a declaration of 'strlen'

Estás a utilizar a função strlen() sem incluir no teu programa o header que a define. Como resultado, o compilador limita-se a tentar adivinhar (faz uma «declaração implícita») como funciona a função strlen() e assume, erradamente, que devolve um int.
Na realidade, strlen() devolve um size_t, e o compilador avisa-te da incompatibilidade entre a declaração real e a que tentou adivinhar.
Por fim, para solucionar tudo isto, o compilador indica-te que deverias ter incluido o header <string.h>:

#include <string.h>
...

int main(...) {
    ...
}

Passemos ao próximo:

line 7 warning suggest parentheses around assignment are used as truth value

Estás a fazer uma atribuição de valor e não uma comparação. É isso que pretendes com s1[i+len]=s2? Se sim, o compilador aconselha-te a rodear a expressão com parênteses, sinalizando que é tua intenção fazer isso.

line 10 warning return makes integer from pointer without a cast

Quando fazes return s1; estás a devolver um valor do tipo char[] quando na realidade declaraste main() dizendo que ela devolve valores do tipo char.
Na realidade, main devolve sempre int (definido pelo standard, como referi acima), pelo que o aviso refere que estás a tentar criar um integer a partir de um pointer (vamos assumir que char[] é semelhante a um pointer, pois não tens ainda conhecimento suficiente para compreender a diferença).

Por fim: o compilador emite todos estes avisos porque cometeste todos esses erros ao escrever código. Por que motivo são avisos em vez de erros? Porque o compilador é tolerante, muito tolerante, e tenta fazer o seu melhor para perceber o que o programador queria fazer, apesar dos erros.

Para principiantes recomendo que este tipo de avisos sejam explicitamente considerados erros, obrigando assim a programar mais correctamente.

Que compilador e sistema operativo utilizas? Podes aprender a configurar o teu compilador para que seja mais rígido, trazendo-te benefícios a longo prazo (embora seja uma fonte de atrito no início, enquanto não dominas a linguagem).

No meu computador, configurei o GCC para ser muito rígido:

~ $ cc -o lpaiva lpaiva.c
lpaiva.c:1:6: error: return type of ‘main’ is not ‘int’ [-Wmain]
lpaiva.c:1:6: error: first argument of ‘main’ should be ‘int’ [-Wmain]
lpaiva.c:1:6: error: second argument of ‘main’ should be ‘char **’ [-Wmain]
lpaiva.c: In function ‘main’:
lpaiva.c:2:17: error: implicit declaration of function ‘strlen’ [-Wimplicit-function-declaration]
lpaiva.c:2:17: warning: incompatible implicit declaration of built-in function ‘strlen’
lpaiva.c:2:17: note: include ‘<string.h>’ or provide a declaration of ‘strlen’
lpaiva.c:3:21: error: assignment makes integer from pointer without a cast [-Wint-conversion]
lpaiva.c:3:12: warning: suggest parentheses around assignment used as truth value [-Wparentheses]
lpaiva.c:6:12: error: return makes integer from pointer without a cast [-Wint-conversion]

Repara que a maioria dos avisos que obtiveste são considerados erros pelo GCC no meu computador. Aqui, o teu código não compila.

P.S. Apresentas falhas graves no domínio sintáctico de C. Devias investir um pouco de tempo a tentar perceber como se organiza um programa escrito em C, que sintaxe se usa, etc. Não conseguirás produzir código complexo se este tipo de falhas persistirem.

Luís Paiva

@pwseo agora tenho a mesma função desta maneira:

char *mystrcat(char s1[], char s2[]) {
 int i=0,len=strlen(s1);
 while (s1[i+len]=s2[i]){
 i++;}
 return s1;
} 

se eu quisesse verificar se esta função estaria correta no codeblocks, como o faria?

Luís Paiva

@pwseo É que o meu maior problema é como é que eu verifico se a minha função está correta no codeblocks? tenho mesmo que criar um função main com algum printf? é que quando escrevo no codeblocks apenas uma função como esta última (*mystrcat) quando corro o programa não me aparece nada.