Jump to content
Luís Paiva

[Resolvido] Process returned -1073741819 (0xC0000005)

Recommended Posts

Luís Paiva

alguém me pode explicar o porquê deste erro? Estou a aprender a programar mas ainda sei muito pouco.

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main()
{
    int idade;
    printf ("Qual a tua idade: ");
    scanf ("%d, &idade");
    printf ("Tu tens %d anos de idade", idade);

return 0;
}

Danny
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main()
{
    int idade;
    printf ("Qual a tua idade: "); -> printf("Digite a sua idade: \n");  Mete sempre \n depois do texto
    scanf ("%d, &idade");  -> scanf("%i",&idade); para numeros inteiros tens de por %i. e esta linha estava 100% errada 
    printf ("Tu tens %d anos de idade", idade); ->printf("Tem %i anos\n",idade); como em cima meti %i para chamar a variavel idade tens de por %i

return 0;
}
Edited by pwseo
tags de código

Luís Paiva

Já me deu correto. Tinha uma aspa na posição errada. Mas experimentei com o %d e o %i e deu exatamente o mesmo.

HappyHippyHippo

podes apresentar concretamente o que te apareceu (se for uma imagem é melhor)

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

thoga31
Em 26/02/2019 às 11:52, Danny disse:

printf ("Qual a tua idade: "); -> printf("Digite a sua idade: \n");  Mete sempre \n depois do texto

Não é preciso sempre um \n depois do texto: ele é usado em qualquer ponto do texto quando é preciso. Se me apetecer fazer printf("batatas \n cozidas");, nada mo impede.

para numeros inteiros tens de por %i. e esta linha estava 100% errada 

O problema não era o %d, uma vez que para inteiros é indiferente o %d e o %i (sendo o %d amplamente mais usado), mas já que estamos numa de ser exaustivos, seria simpático no mínimo dizer que o que estava errado era a posição da aspa (e explicar o porquê).

como em cima meti %i para chamar a variavel idade tens de por %i

Ou %d, conforme disse acima.

Em 26/02/2019 às 20:06, Luís Paiva disse:

Tinha uma aspa na posição errada.

Exacto. A ideia é que o scanf, tal como qualquer função na matemática, recebe uma série de argumentos por uma ordem bem determinada. Por exemplo, se tiveres a função f(x,y)=x+2y, quando fazes f(1,2), é o x que é 1 e não o y pois a ordem interessa.

No caso do scanf, o primeiro argumento é o formato esperado que o programa pretende obter do teclado: ao colocares um %d, estás a indicar que esperas um inteiro. Agora, o valor lido tem de ser guardado em algum lado, mas onde? Essa é a função do argumento seguinte: indicas, com um &, para qual variável do tipo int queres que o valor lido no teclado seja armazenado (aprenderás mais tarde o porquê do & no scanf, em princípio). Portanto, este será o aspecto geral:

scanf("%formato", &variavel);

Não sei se já aprendeste funções, mas na altura em que as aprenderes verás que o protótipo do scanf é qualquer coisa como isto:

int scanf(char const *fmt, ...);

Quando aprenderes protótipos de funções, irás entender ainda melhor esta questão dos argumentos e verás que nada te impede de ler mais que um valor no mesmo scanf. 😉

Cumprimentos.

Knowledge is free!

Luís Paiva

Obrigado a todos. Ainda sou faixa branca em programação.🙄