Gnrtuga Posted February 25, 2019 at 09:13 AM Report #613844 Posted February 25, 2019 at 09:13 AM (edited) Olá pessoal, estou a tentar resolver um exercício mas não estou a conseguir o resultado esperado. o enunciado é este: Implemente a função incomodam(n) que devolve uma string contendo "incomodam " (a palavra seguida de um espaço) n vezes. Se n não for um inteiro estritamente positivo, a função deve devolver uma string vazia. Essa função deve ser implementada utilizando recursão. Utilizando a função acima, implemente a função elefantes(n) que devolve uma string contendo a letra da música "Um elefante incomoda muita gente" de 1 até n elefantes. Se n não for maior que 1, a função deve devolver uma string vazia. Essa função também deve ser implementada utilizando recursão. Observe que, para um elefante, você deve escrever por extenso e no singular ("Um elefante..."); para os demais, utilize números e o plural ("2 elefantes..."). Dica: lembre-se que é possível juntar strings com o operador "+". Lembre-se também que é possível transformar números em strings com a função str(). Dica: Será que neste caso a base da recursão é diferente de n==1 ? No exemplo de execução abaixo, note que há uma diferença entre como a string é e como ela é interpretada. Na função print o símbolo "\n" é interpretado como quebra de linha o resultado esperado é este: print(elefantes.elefantes(4)) Um elefante incomoda muita gente 2 elefantes incomodam incomodam muito mais 2 elefantes incomodam muita gente 3 elefantes incomodam incomodam incomodam muito mais 3 elefantes incomodam muita gente 4 elefantes incomodam incomodam incomodam incomodam muito mais o resultado que eu estou a obter é este: Um elefante incomoda muita gente 2 elefantes incomodam incomodam muito mais Um elefante incomoda muita gente 2 elefantes incomodam muita gente 3 elefantes incomodam incomodam incomodam muito mais Um elefante incomoda muita gente 2 elefantes incomodam incomodam muito mais Um elefante incomoda muita gente 2 elefantes incomodam muita gente 3 elefantes incomodam muita gente 4 elefantes incomodam muita gente e o código que tenho é este: def elefantes(n): if n <= 0: return "" if n <= 1: return "Um elefante incomoda muita gente" + "\r\n" else: valor = elefantes(n-1) return valor + str(n) + " elefantes " + incomodam(n) + " muito mais " + "\r\n" + valor + str(n) + " elefantes incomodam muita gente" + "\r\n" def incomodam(n): if n <= 0: return "" if n == 1: return "incomodam" return "incomodam " + incomodam(n-1) O que é que estou a fazer mal? Obrigado! Edited February 25, 2019 at 09:14 AM by Gnrtuga erro no enunciado Férias! Estou por aqui: http://maps.google.p...001549&t=h&z=20 (a bulir claro está!) Nunca mais é verão outra vez.. :)
Solution pwseo Posted March 5, 2019 at 12:35 PM Solution Report #613933 Posted March 5, 2019 at 12:35 PM (edited) @Gnrtuga, Podes começar por simplificar a tua função incomodam(), pois não precisas de um ramo do if para n == 1: def incomodam(n): if n < 1: return '' else: return 'incomodam ' + incomodam(n-1) Na função elefantes() temos que compreender que há um caso de base para n == 2, mas temos um requisito especial, para devolver '' (a string vazia) caso n < 2, por isso teremos algo deste género: def elefantes(n): if n < 2: # devolver '' elif n == 2: # caso base else: # caso recursivo Como chegámos a este caso base? De duas formas: a) o enunciado lê-se que o resultado deve ser '' se o número "não for maior que 1" e b) o próprio output acaba por nos indicar isso, uma vez que o mínimo que o programa emite é: Um elefante incomoda muita gente 2 elefantes incomodam incomodam muitos mais Este é o output de elefantes(2). No teu código assumiste erradamente que uma invocação de elefantes(1) poderia devolver a primeira frase, mas essa assunção é incorrecta, tal como indica o enunciado. Temos, portanto, o seguinte: def elefantes(n): if n < 2: return '' elif n == 2: return 'Um elefante incomoda muita gente\n' + str(n) + ' elefantes ' + incomodam(n) + 'muito mais\n' else: # caso recursivo E agora passamos ao caso recursivo. É preciso compreendermos cada caso é composto por 2 frases: uma onde dizemos que n-1 elefantes incomodam muita gente, e outra onde dizemos que n elefantes incomodam(n) muito mais. Neste caso cometeste dois erros: Utilizaste valor duas vezes no resultado, o que significa que cada caso teu vai iniciar duas chamadas recursivas, aumentando o output exponencialmente Estruturaste o código de modo a que seja devolvido que n-1 elefantes incomodam(n-1) muito mais, seguida de que n elefantes incomodam muita gente (o contrário do que eu disse acima) Se eliminarmos a inclusão desnecessária de valor (e substituirmos a própria variável valor por elefantes(n-1), que é o seu significado), e corrigirmos a ordem das frases, obtemos o seguinte: def elefantes(n): if n < 2: return '' elif n == 2: return 'Um elefante incomoda muita gente\n' + str(n) + ' elefantes ' + incomodam(n) + 'muito mais\n' else: return elefantes(n-1) + str(n-1) + ' elefantes incomodam muita gente\n' + str(n) + ' elefantes ' + incomodam(n) + 'muito mais\n' Podemos agora escrever um pequeno driver para testar elefantes(): for n in range(1, 5): print('Para n = {}'.format(n)) print(elefantes(n)) Obtém-se o seguinte output: Para n = 1 Para n = 2 Um elefante incomoda muita gente 2 elefantes incomodam incomodam muito mais Para n = 3 Um elefante incomoda muita gente 2 elefantes incomodam incomodam muito mais 2 elefantes incomodam muita gente 3 elefantes incomodam incomodam incomodam muito mais Para n = 4 Um elefante incomoda muita gente 2 elefantes incomodam incomodam muito mais 2 elefantes incomodam muita gente 3 elefantes incomodam incomodam incomodam muito mais 3 elefantes incomodam muita gente 4 elefantes incomodam incomodam incomodam incomodam muito mais Espero ter ajudado. P.S. Há formas mais idiomáticas de concatenar strings e incluir nelas valores numéricos; não as utilizei pois o enunciado referia explicitamente a utilização do operador + e da função str() para esse efeito (mas resulta em código mais longo, mais feio). Edited March 5, 2019 at 02:22 PM by pwseo detalhes menores 1 Report
Gnrtuga Posted March 5, 2019 at 01:01 PM Author Report #613934 Posted March 5, 2019 at 01:01 PM @pwseo muito obrigado pela explicação que está excelente! Também gostei do driver (nunca tinha ouvido falar) que é uma maneira porreira para testar programas simples. Mais uma vez, obrigado! Férias! Estou por aqui: http://maps.google.p...001549&t=h&z=20 (a bulir claro está!) Nunca mais é verão outra vez.. :)
Recommended Posts