Jump to content
marlonwg

Combobox Com Consulta LIKE

Recommended Posts

marlonwg

Boas pessoal

Quero fazer uma consulta com meu combobox da seguinte forma

Quando o Usuario Consultar no combobox digamos em uma lista de 100 linhas cadastrados nomes de pessoas , la tem um nome assim "Jose Augusto Silva", e "Joao Alfredo Silva" , "Julia Silva"

Quando o Usuario digitar no combobox a palavra "Silva" ele me trazer no LISITENS em aberto o combobox todos os Usuarios com este nome utilizando a consulta LIKE do SQL

mas nao consegui fazer funcionar nem no TEXTCHANGED e nem no KEYUP alguem tem alguma ideia ?

Eu mesmo

Gnrtuga

Boas, acho que estás a complicar a coisa.

Para conseguires o que pretendes basta ires às propriedades da ComboBox e escolher a AutoComplete Mode ou Source, de momento não estou a ver qual é o certo, mas é questão de brincares com essas propriedades e veres qual é o resultado que mais se adapta ao que procuras.

Aqui tens mais informação:

https://docs.microsoft.com/en-us/dotnet/api/system.windows.forms.combobox.autocompletemode?view=netframework-4.7.2#System_Windows_Forms_ComboBox_AutoCompleteMode

https://docs.microsoft.com/en-us/dotnet/api/system.windows.forms.combobox.autocompletesource?view=netframework-4.7.2#System_Windows_Forms_ComboBox_AutoCompleteSource

Boa sorte.

Férias! Estou por aqui: http://maps.google.p...001549&t=h&z=20 (a bulir claro está!)

Nunca mais é verão outra vez.. :)

marlonwg

Boa tarde Gnrtuga Obrigado pela resposta mas eo o sequinte o que uso no combobox é sim os valores de 

Auto Complete Mode = SuggesteAppend

AutoCompelte Soucer = ListItems

O problema e que ele me traz dinamicamente digamos que eu escreva "JOAO" ele me tras somente os que começam com o nome "Joao" se houver um cadastro assim

"Jose Joao de souza" este nome nao aparece pois o nome JOAO nao esta no começo, Sei que tem como fazer isso com textbox e gridview e com consulta LIKE do sql com %Nome%

EX: Select Nome From Cliente Where Nome LIKE '%Joao%' 

So nao consigo fazer com que o combobox se atulize quando eu pesquizar tudo que tem Joao no nome mas nao somente o inicial Entendeu ?

Eu mesmo

marlonwg

Ola entao Gnrtuga isso que voçe me falou sim eu tenho mas como eu disse quero utilizar a consulta LIKE do SQL dentro do COMBOBOX mas nao estou conseguindo

quando eu digitar tipo Portugal aparece tudo que tem portugal no nome EX: Bandeira Portugal, Familia Portutal , Portugal a Programar independente se estiver no começo ou no fim da frase entende ?

Eu mesmo

Gnrtuga

Sim marlonwg eu percebi logo o que querias, infelizmente já não tenho o Visual Studio instalado (nem vou instalar) por isso não consigo testar o código.

Em teoria com as propriedades da combobox como falamos em cima deveriam produzir esse efeito.

A consulta que queres fazer, e da maneira como a queres fazer para mim compara-se à seguinte situação:

Estás em casa a almoçar, e só tens 5 minutos para comer a sopa. Cada vez que vais dar uma colherada na sopa tens de dar uma volta completa à mesa, antes de poderes comer.

Vais conseguir comer a sopa? Sim, mas vais ficar cansado, e não me parece que seja a maneira indicada de comer.

Uma consulta SQL de cada vez que clicas numa tecla, parece-me uma loucura, é a tal volta à mesa que era desnecessária… Mas cada um come a sopa à sua maneira...

Assim sendo o que tens que fazer é:

Criar um procedimento com a consulta que queres fazer, independente ao evento da combobox, tipo:

imports System.Data.SqlClient ' não te esqueças de fazer esta importação

private sub consulta_base_dados()
   'código que vai fazer a pesquisa
  end sub

Depois dentro do evento desejado da combobox, por exemplo KeyUp chamas o procedimento da consulta

Sugestão: cria um botão e adiciona o procedimento da consulta ao evento click, que é para poderes testar se a consulta funciona antes de a meteres no evento da combobox, que é para veres se o problema é da consulta ou se é do procedimento ao qual foi associada.

Boa sorte.

Férias! Estou por aqui: http://maps.google.p...001549&t=h&z=20 (a bulir claro está!)

Nunca mais é verão outra vez.. :)