Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

AJBM

Dúvida no desenvolvimento de sistema de recomendação

Mensagens Recomendadas

AJBM

Boas,

Eu tenho de desenvolver um sistema de recomendação. Já analisei as diversas técnicas como por exemplo: baseadas em conteúdo, colaborativas e hibridas. Analisei os metodos para avaliar o sistema de recomendação, metódo offiline e online.

Já alguem teve de desenvolver um sistema de recomendação? Com base na vossa experiencia o que é que devo fazer primeiro? Qual é a melhor framework para o desenvolvimento destes sistemas?

Eu tenho experiencia com C#, VB e java.

Obrigado.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
americob

O conhecimento que tenho disso é puramente académico.

Fiz qualquer coisa disso, em offline, usei o KNIME. Mas podes usar outros: R, Python, RapidMiner, Weka, etc.

Na altura, basicamente utilizei Association Rules com o algoritmo Apriori para detetar grupos (pares, trios, etc.) no histórico dos baskets, quando o utilizador coloca no seu basket um produto o sistema recomenda o(s) outro(s).

• Voto 1

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
AJBM

Olá @americob,

O meu dataset consiste apenas no histórico de compras e é bastante pequeno. A maior parte dos utilizadores só efetou uma compra.
Eu estou a usar a framework Accord.net. e também estou a usar o Apriori, já consegui extrair algumas regras, no entanto, não estou a conseguir medir a Precison e Recall?
Como é que tu mediste? 

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.