Jump to content

Código QR na faturação

Recommended Posts

• 9 months later...
  • 4 weeks later...
  • 8 months later...

Novidades:

Portaria n.º 195/2020 de 13 de Agosto - Código de barras bidimensional (código QR) e código único do documento (ATCUD)

Sumário: Regulamenta os requisitos de criação do código de barras bidimensional (código QR) e do código único do documento (ATCUD), a que se refere o n.º 3 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 28/2019, de 15 de Fevereiro.

Prenda: A presente portaria entra em vigor no dia 1 de Janeiro de 2021, sem prejuízo do regime transitório previsto no n.º 1 do artigo 7.º, que entra em vigor dia 1 de Dezembro de 2020.

• 2 weeks later...
1 hora atrás, jmta_92 disse:

Bom dia, estou a analisar as alterações necessárias e deparei-me com uma questão.

A primeira coisa a fazer é comunicar a serie, até aqui tudo bem.

A minha questão é existe webservice para isto, ou o cliente tem de comunicar manualmente?

obrigado

Por agora ainda não há info sobre isso...

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

• 1 month later...
  • 3 weeks later...
Em 29/10/2020 às 13:12, fakada disse:

Adiado para 2022 🙂

Tipico destes  gajos da AT....

0Zw8e7Xl.jpg

Alguém me pode dar links para o que realmente entao temos de incluir no QRCode obrigatório na mesma a partir de Janeiro de 2021?

https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/Novas_regras_faturacao/Documents/Especificacoes_Tecnicas_Codigo_QR.pdf

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

• 3 weeks later...

Bom dia, tenho estado um pouco ausente deste assunto, e agora voltei a pegar no mesmo. Reparei que a AT alterou algumas coisas e esclareceu outras. O que gostaria é que me confirmassem se estou a pensar direito  após as novas explicações . O Campo L basicamente é o valor de todas as isenções de IVA, certo? Ou seja , somar todas as linhas isentas?

Edited by jmta_92

On 11/17/2020 at 10:52 AM, jmta_92 said:

Bom dia, tenho estado um pouco ausente deste assunto, e agora voltei a pegar no mesmo. Reparei que a AT alterou algumas coisas e esclareceu outras. O que gostaria é que me confirmassem se estou a pensar direito  após as novas explicações . O Campo L basicamente é o valor de todas as isenções de IVA, certo? Ou seja , somar todas as linhas isentas?

Não.

As isentas (TaxCode=ISE) vão no I2 ou, se houver mais do que um espaço fiscal, J2 ou K2.

No L vão as não sujeitas (TaxType=NS) e as sujeitas mas em que o IVA não é descriminado (bens em segunda mão, tabaco, etc) TaxCode=OUT.

Em 20/11/2020 às 16:17, CFreitas disse:

Não.

As isentas (TaxCode=ISE) vão no I2 ou, se houver mais do que um espaço fiscal, J2 ou K2.

No L vão as não sujeitas (TaxType=NS) e as sujeitas mas em que o IVA não é descriminado (bens em segunda mão, tabaco, etc) TaxCode=OUT.

bem, no meu caso então só interessa as TaxCode=OUT.  Obrigado pelo esclarecimento 

• 2 weeks later...

Uma questão a quem me conseguir tirar a dúvida.
É normal os códigos QR sairem com formatos diferentes apesar da string ser igual?
Experimentei com a string de exemplo que a AT tem na documentação, e o código QR sai diferente do exemplo que eles dão, apesar da leitura do código dar a string correta.

Estou a usar a API do Google para gerar o código QR: https://developers.google.com/chart/infographics/docs/qr_codes