Jump to content
Ruben Santos

Consulta dupla SQL na mesma tabela

Recommended Posts

Ruben Santos

Boa tarde,
Sou novo no fórum e tambem em programação SQL, no entanto não desisto de procurar soluções e tentar aprender cada vez mais e melhor.

Venho aqui pedir ajuda sobre o seguinte assunto:

y06ZJ.png

Estou trabalhando com Access e a tabela em questão apresenta as operações realizadas (tempo de trabalho) no caso de ter interrupção, a interrupção tem a durabilidade desde o fim da operação até ao inicio da proxima operação

Então sobre esta tabela, faço a seguinte pesquisa para saber, quantas interrupções tenho e a que horas interromperam:

Dei o nome de "Inicio_interrupcoes"

SELECT dbo_opr.cod_gpt, dbo_opr.cod_pt, dbo_opr.un_pt, dbo_opr.data_ini, dbo_opr.data_fim, dbo_opr.cod_interrup, *
FROM dbo_opr
WHERE (((dbo_opr.cod_interrup) Is Not Null));

Este comando, executa corretamente, retornando todos os registos em que cod.interrup seja não nulo.

Seguindo agora o código onde preciso milagrosamente de ajuda:

SELECT inicio_interrupcoes.cod_gpt, inicio_interrupcoes.cod_pt, inicio_interrupcoes.un_pt, inicio_interrupcoes.data_fim, inicio_interrupcoes.cod_interrup
FROM dbo_opr INNER JOIN inicio_interrupcoes ON (dbo_opr.cod_gpt = inicio_interrupcoes.cod_gpt) AND (dbo_opr.cod_pt = inicio_interrupcoes.cod_pt)
GROUP BY inicio_interrupcoes.cod_gpt, inicio_interrupcoes.cod_pt, inicio_interrupcoes.un_pt, inicio_interrupcoes.data_fim, inicio_interrupcoes.cod_interrup, dbo_opr.data_ini
HAVING (((dbo_opr.data_ini)>[inicio_interrupcoes].[data_fim]));

Passando agora a explicar o que preciso:

Na primeira consulta "Inicio_Interrupcoes" pesquiso todas os registos que contenham o campo "cod_interrup" preenchido.

Na segunda consulta respeitando os campos "cod_gpt" e "cod_pt", pretendo obter a data de inicio da proxima operação que nesta consulta representa o fim da interrupção.

Segue exemplo básico:
considerem linha 2 e linha 3 da imagem:
Linha 2 representa produção -> Inicio = 10/01/2019 08:21:13
                               Fim = 10/01/2019 12:54:30

Como o registo tem "Cod_interrup" considero que "10/01/2019 12:54:30" representa o inicio da interrupcão e o proximo inicio neste caso "10/01/2019 14:04:53" será o fim da interrupção e inicio da Produção.

Alguem me pode dar uma força neste assunto?

Obrigado, ficarei muito grato.

Ruben Santos

Precisava mesmo de ajuda neste tópico, estou com imensas dificuldades e sem nenhuma luz.

Ricardo Voigt

Olá,

primeira dúvida, neste teu caso, pode haver mais de uma interrupção? ou no máximo uma interrupção ?

Minha primeira sugestão seria criar uma coluna "chave primária" numerada e sequencial.

Assim, eu também tentaria transformar a coluna "cod_interrup" em uma "chave estrangeira", cujo valor apontaria para a "próxima linha lógica" da mesma tabela...

Algo assim:

cod	data_ini		data_fim			cod_interrup
1	09/01/2019 15:48	09/01/2019 16:41	null
2	10/01/2019 08:21	10/01/2019 12:54	3
3	10/01/2019 14:04	10/01/2019 16:48	null
4	11/01/2019 08:12	11/01/2019 12:52	5
5	11/01/2019 14:14	11/01/2019 16:50	null
6	14/01/2019 08:43	14/01/2019 12:57	7
7	14/01/2019 14:04	null			null

Quanto ao comando select que busca os dados (não tenho certeza quanto ao Access pois não utilizo) acho que seria necessário fazer "left join" para buscar a provável "data_ini"...

O comando select ficaria mais ou menos assim...

select a_ini.data_ini, a_fim.data_ini, a_fim.data_fim
from dbo_opr a_fim
 left join dbo_opr a_ini on (a_ini.cod_interrup = a_fim.cod)
where a_fim.data_fim is not null
  and a_fim.cod_interrup is null

Assim:

existe a certeza de quando uma tarefa termina (a_fim) com a condição "a_fim.cod_interrup is null";

e se a condição "a_ini.data_ini is null" significa que NÃO houve interrupção.

E abaixo, o resultado que eu obtive aqui testando/simulando no MYSQL:

a_ini.data_ini		a_fim.data_ini		a_fim.data_fim
NULL				09/01/2019 15:48	09/01/2019 16:41
10/01/2019 08:21	10/01/2019 14:04	10/01/2019 16:48
11/01/2019 08:12	11/01/2019 14:14	11/01/2019 16:50

Espero ter ajudado... 

Atenciosamente,

Ricardo

Cerzedelo

Em  primeiro lugar, o concelho que dou, é em vez de criar uma query tao complexa, ir fazendo por partes.

Em segundo, não percebi, o porque de um inner join, quando só está a fazer select a campos de uma tabela.

Em terceiro, o Access tinha uma ferramenta gráfica para fazer as querys, e depois apresentava os comandos em sql. 

O que provavelmente precisará e de fazer uma subquery, i. e.,  um select dentro de outro select.. Ver http://www.criarweb.com/artigos/subconsultas-em-sql.html

Ruben Santos

Boa tarde Ricardo Voigt e Cerzedelo,

Obrigado pelas respostas, em primeiro lugar agradeço imenso ao Ricardo pelo exemplo, infelizmente não é o que procuro.

E respondendo ás questões: Sim, terá várias interrupções.

Agradeço também ao Cerzedelo, também pela resposta, esta penso aproximar-se bastante do que preciso.

Passando a explicar:

Considerem a seguinte tabela:

Tabela "dbo_opr"

h4RGgCz.png

Ver Melhor

Considerem que esta tabela é os registos de produção.

Se olharem para a linha 2 sei que a produção é desde "10/01/2019 08:21:13" até "10/01/2019 12:54:30" ao finalizar colocou "Cod_Interrup"

E sei que a próxima produção começou em "10/01/2019 14:04:53" independentemente do final desta próxima operação, já consigo saber quanto tempo durou a minha interrupção.

Preciso de obter o tempo de interrupção da seguinte maneira: Data_fim (registo 2) - Data_Ini (registo 3)

Não preciso de obter o resultado para já, apenas de listar as datas.

Tenho uma consulta que me retorna os registos que tenham "Cod_Interrup"

SELECT dbo_opr.cod_gpt, dbo_opr.cod_pt, dbo_opr.un_pt, dbo_opr.data_ini, dbo_opr.data_fim, dbo_opr.cod_interrup
FROM dbo_opr

Após esta consulta tenho todos os registos que contenham "Cod_Interrup" guardada na consulta "Inicio_Interrup"

O resultado será mais ou menos isto:

MEjRpzw.png

Ver Melhor

Faltando agora a segunda consulta em que tenho imensas dificuldades pelo seguinte:

Pretendo fazer uma consulta á mesma tabela para me retornar o campo "Data_Ini"

Neste caso a consulta tem as seguintes condições:

dbo_opr.cod_gpt = inicio_Interrup.cod_gpt

dbo_opr.cod_pt = inicio_Interrup.cod_pt

e será a primeira "Data_Ini" > "Data_fim"

Se considerarmos a tabela Inicial o resultado para a consulta que pretendo será o seguinte:

Data_Fim = "10/01/2019 12:54:30" (linha2)       <- Na minha consulta representa o inicio da interrupção porque tem o código "Cod_Interrup"

Data_Ini = "10/01/2019 14:04:53" (linha3)         <- Na minha consulta representa o fim da interrupção porque voltou a entrar em funcionamento.

h4RGgCz.png

Ver Melhor

Penso que a solução mais próxima do que preciso, será uma subconsulta, porém não estou a conseguir fazer.

Agradeço desde já a ajuda e disponibilidade de todos

Ruben Santos

Boa tarde,

Quase que já consegui obter o resultado que pretendo, contudo falta apenas limitar os resultados:

SELECT DISTINCTROW dbo_opr.num_ordem, dbo_opr.num_operario, dbo_opr.cod_gpt, dbo_opr.cod_pt, dbo_opr.un_pt, dbo_opr.data_fim, dbo_opr.cod_interrup, dbo_opr_1.data_ini
FROM dbo_opr LEFT JOIN dbo_opr AS dbo_opr_1 ON (dbo_opr.num_ordem = dbo_opr_1.num_ordem) AND (dbo_opr.num_oper = dbo_opr_1.num_oper) AND (dbo_opr.cod_pt = dbo_opr_1.cod_pt) AND (dbo_opr.cod_gpt = dbo_opr_1.cod_gpt)
GROUP BY dbo_opr.num_ordem, dbo_opr.num_operario, dbo_opr.cod_gpt, dbo_opr.cod_pt, dbo_opr.un_pt, dbo_opr.data_fim, dbo_opr.cod_interrup, dbo_opr_1.data_ini
HAVING (((dbo_opr.cod_interrup) Is Not Null) AND ((dbo_opr_1.data_ini)>[dbo_opr].[data_fim]))
ORDER BY dbo_opr.data_fim;

O resultado é o seguinte:

BEr7xFN.png

Ver Melhor

Preciso agora de ajuda para limitar o campo "Data_ini" a apenas 1 resultado superior a "Data_fim"

Está a retornar todos os registos correspondentes, contudo preciso que me retorne apenas o primeiro.

Obrigado, Rúben Santos

Joaanaa.93

Exprimenta assim:

Select Top 1 From (SELECT DISTINCTROW dbo_opr.num_ordem, dbo_opr.num_operario, dbo_opr.cod_gpt, dbo_opr.cod_pt, dbo_opr.un_pt, dbo_opr.data_fim, dbo_opr.cod_interrup, dbo_opr_1.data_ini FROM dbo_opr LEFT JOIN dbo_opr AS dbo_opr_1 ON (dbo_opr.num_ordem = dbo_opr_1.num_ordem) AND (dbo_opr.num_oper = dbo_opr_1.num_oper) AND (dbo_opr.cod_pt = dbo_opr_1.cod_pt) AND (dbo_opr.cod_gpt = dbo_opr_1.cod_gpt) GROUP BY dbo_opr.num_ordem, dbo_opr.num_operario, dbo_opr.cod_gpt, dbo_opr.cod_pt, dbo_opr.un_pt, dbo_opr.data_fim, dbo_opr.cod_interrup, dbo_opr_1.data_ini HAVING (((dbo_opr.cod_interrup) Is Not Null) AND ((dbo_opr_1.data_ini)>[dbo_opr].[data_fim])) ORDER BY dbo_opr.data_fim) Where Data_ini > Data:fim;

Edited by Joaanaa.93

Ruben Santos

Boa Tarde Joana,

Já testei e dá erro na execução do primeiro Select, mesmo assim penso que isso limitaria toda a consulta ao primeiro registo, ou seja apresentaria apenas o primeiro registo de toda a consulta, preciso limitar os dados que seleciono da tabela ALIAS "dbo_opr_1".

Obrigado pela tentativa de ajuda :D

Ruben Santos

Será que a solução passa por converter o meu código em 1 select + (select limit 1)?

Ou seja Um select limit 1 dentro de outro select?

Será que alguem me pode ajudar a converter?

Joaanaa.93
16 horas atrás, Ruben Santos disse:

Boa Tarde Joana,

Já testei e dá erro na execução do primeiro Select, mesmo assim penso que isso limitaria toda a consulta ao primeiro registo, ou seja apresentaria apenas o primeiro registo de toda a consulta, preciso limitar os dados que seleciono da tabela ALIAS "dbo_opr_1".

Obrigado pela tentativa de ajuda :D

Mas o limite não é quando a data de inicio é superior a data de fim?

Eu não testei, mete o erro aqui

Edited by Joaanaa.93

Ruben Santos

Boas,

Sim, já consegui resolver com a criação de um ALIAS, ficou mais ou menos assim:

Inicio_Interrupcoes    -> Busca todas as operações que contenham "cod_interrup"

SELECT dbo_opr.tipo_ordem, dbo_opr.num_ordem, dbo_opr.num_oper, dbo_opr.num_operario, dbo_opr.cod_gpt, dbo_opr.cod_pt, dbo_opr.un_pt, dbo_opr.data_fim, dbo_opr.cod_interrup
FROM dbo_opr

Interrupcoes

SELECT inicio_interrupcoes.tipo_ordem, inicio_interrupcoes.num_ordem, inicio_interrupcoes.num_oper, inicio_interrupcoes.num_operario, inicio_interrupcoes.cod_gpt, inicio_interrupcoes.cod_pt, inicio_interrupcoes.un_pt, inicio_interrupcoes.data_fim, inicio_interrupcoes.cod_interrup, (SELECT top 1 operacoes.data_ini FROM dbo_opr as operacoes WHERE (operacoes.cod_gpt=inicio_interrupcoes.cod_gpt) AND (operacoes.cod_pt=inicio_interrupcoes.cod_pt) AND (operacoes.un_pt=inicio_interrupcoes.un_pt) AND (operacoes.data_ini > inicio_interrupcoes.data_fim);) AS data_ini
FROM inicio_interrupcoes
ORDER BY inicio_interrupcoes.data_fim;

Isto faz o restante código que busca a primeira data_ini que seja superior á data_fim.

Obrigado pela ajuda de todos.

Podem marcar o tópico como resolvido, no entanto podem deixar a solução para que possa audar outras pessoas com a mesma dificuldade.