Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Gonçalo Neves

Desenvolver uma tabela de strings numa tabela bideimensional

Mensagens Recomendadas

Gonçalo Neves

Bom dia, eu tenho este exersiso que não consigo resolver algém me pode ajudar.

1.a-Desenvolva uma função que receba uma tabela de strings, cada uma
com o máximo de 40 caracteres, e devolva o índice da maior delas. Nota: A função
recebe, uma tabela bidimensional, sendo que a primeira dimensão da tabela não
deve ser especificada.

1.b- Escreva um programa que peça ao utilizador 3 nomes e, usando a
função anterior, identifique qual o mais comprido.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
PsySc0rpi0n

Tens que começar por algum lado, mostrar o que fizeste (código) e dizer onde tens dúvidas ou mostrar os erros de compilação e dizer o que era supost fazer e o que está efectivamente a fazer!

Kurt Cobain - Grunge misses you

Nissan GT-R - beast killer

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Gonçalo Neves
14 minutos atrás, PsySc0rpi0n disse:

Tens que começar por algum lado, mostrar o que fizeste (código) e dizer onde tens dúvidas ou mostrar os erros de compilação e dizer o que era supost fazer e o que está efectivamente a fazer!

Eu e o meu colega estamos completamente à nora, logo se puderes dar uma ideia de como sequer começar dava bastante jeito!
e já agora no que consiste o "índice da maior delas" ?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
PsySc0rpi0n

Sabes o que são índices num vector ou matriz? Sabes o que é um vector ou matriz?

Assim por alto e sem entrar em grandes detalhes técnicos, um vector é um tipo de variável onde podes guardar vários dados de um determinado tipo de dados, ou seja, se tiveres um vector de inteiros, é uma variável onde podes guardar um de terminado número de valores inteiros e o mesmo se o vector for de caractéres ou outro tipo de dados.

Ora tendo em conta que um vector de inteiros pode guarda, por exemplo, 10 inteiros, este vector vai ter 10 índices, de 0 a 9. Portanto, os índices são as posições no vector onde um determinado dado está guardado.

Por exemplo:

int vector[10];

vector[5] = 6;

significa que no índice 5 deste vector está guardado o valor 6.

No contexto do problema, tens uma matriz que basicamente é um conjunto de vectores. Ou seja, tens colunas e linhas e o índice da maior das strings será a linha da matriz onde se encontra a maior string.

Imagina uma matriz assim:

0 1 2 3 4 5
0 - - - - - -
1 - - - - - -
2 - - - - - -
3 - - - - - -

o que é pedido é qual a linha (0, 1, 2 ou 3) onde está a maior string.

Mas para te ajudar tens que mostrar o que já tenhas feito. Nem que seja apenas a declaração de variáveis!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
PsySc0rpi0n

Muito por alto, podes começar a escrever código para o seguinte:

-Declarar variáveis de acordo com os limites impostos pelo enunciado

-Definir a função que recebe uma matriz (protótipo)

-Percorrer todas as linhas da matriz recebida, contar todos os caractéres em cada linha e guardar o índice de onde foi encontrada a maior string

-Devolver o índice encontrado

Assim para já acho que não posso dizer muito mais. Quando apresentares algum código, parte-se daí e tenta-se avançar!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.