Jump to content
Gnrtuga

Correr função no VSCode IDE

Recommended Posts

Gnrtuga

Olá pessoal, depois de algum tempo sem mexer em Python resolvi voltar a aprender. Ao pesquisar por IDEs, uma das  que me chamou à atenção foi o Visual Studio Code , que instalei, principalmente por estar habituado ao Visual Studio para C#, mas estou com alguns problemas.

Não consigo executar nenhum código que esteja dentro de uma função, ou seja tenho um programa que tem uma função Main(), e enquanto na Idle do python só preciso de carregar F5 e depois no terminal principal escrever só Main() e o programa é executado, no VSCode não consigo…

O que estarei a fazer mal?

No VSCode tenho as extensões Python da Microsoft e Code Runner de Jun Ham

Obrigado.

Férias! Estou por aqui: http://maps.google.p...001549&t=h&z=20 (a bulir claro está!)

Nunca mais é verão outra vez.. :)

PandaVermelho

Python é uma linguagem script, corre todas as linhas do ficheiro. logo não precisa de main ,todo o código é lido compilado e corrido:

ex:

# este codigo vai ser lido
print("não estou num main :)")
"""
  	Codigo super fixe
  	que quero correr
  	... 
  	...
  	...
"""
a = 1
b = 2
c = a+b
print(a,b,c)

mas se quiseres usar função main, por uma questão de gosto ou organização de código. Podes definir função main mas depois tens de chamar a funcao main

ex:

def funcao1():
  	print("sou a funcao 1")

def funcao2():
	print("sou a funcao 2")

def main():
	# este codigo vai ser corrido se for chamada a funcao main
 	print("não estou num main :)")
  	"""
  	Codigo super fixe
  	que quero correr
  	... 
  	...
  	...
  	"""
  	a = 1
  	b = 2
  	c = a+b
  	print(a,b,c)

main() # estou a chamar a funcao main, para correr o codigo nessa funcao, o python é preguiço XD

Outra questão a maioria dos IDE de Python quando corre o ficheiro e quando chega ao fim do ficheiro termina a execução, porque correm através  da linha de comandos (através do comando semelhante "python myprogram.py").

O idle do python é a exceção, quando corre o ficheiro e chega ao fim do ficheiro não termina o programa, fica a correr o programa de forma interativa. quando escreves main() ou outro código este é executado.

experimenta a correr este dois pedaços de código, quer o Visual Studio, quer no Idle, quer na linha de comandos [cmd] (atraves do comando "python NomeDoFicheiroACorrer.py"), para compreenderes melhor.

Gnrtuga

GameCAA obrigado pela resposta, pois realmente não sabia que Python era uma linguagem Scrip e que tudo é executado :) 

Relativamente ao executar no VSCode já percebi (e agora faz sentido) que basta fazer uma chamada para o main no fim do programa para que seja executado.

Obrigado, fica bem.

Férias! Estou por aqui: http://maps.google.p...001549&t=h&z=20 (a bulir claro está!)

Nunca mais é verão outra vez.. :)