Jump to content
Brav01

Fechar um programa com e.Cancel = True

Recommended Posts

Brav01

Boas Pessoal,

Necessito de alguma ajuda com a minha aplicação

Basicamente optei por fazer o disable do botão de fechar do formulário (Botão to topo direito), fazendo com que minimize em vez de fechar

Com isto, uma vez que ele minimiza vai parar à taskbar como estando a correr em segundo plano

O problema:

• Não consigo fechar a aplicação sem ser forçada pelo task manager;
  • Tentei colocar um ToolstripmenuItem com um botão de exit, mas não funciona porque fiz disable do closeform;
  • Não consigo com o clicar do botão fazer o enable do closeform (e.Cancel = False) Cancel' is not a member of 'EventArgs';
  • Não consigo/ sei fazer um If then Else a puxar o botão do exit para o Private Sub Form1_FormClosing.

Segue o Código:

Private Sub Form1_FormClosing(sender As Object, e As FormClosingEventArgs) Handles Me.FormClosing
        Me.WindowState = FormWindowState.Minimized
        e.Cancel = True

If Me.WindowState = FormWindowState.Minimized Then
            Me.Hide()
            NotifyIcon1.BalloonTipText = "Program is minimized, Double-click to restore"
            NotifyIcon1.BalloonTipTitle = "Search Tool"
            NotifyIcon1.Visible = True
            NotifyIcon1.ShowBalloonTip(0)

If ExitToolStripMenuItem.Selected Then
                e.Cancel = False
                Application.Exit()
                'isto não funciona

End If
        End If
    End Sub

Private Sub ExitToolStripMenuItem_Click(sender As Object, e As EventArgs) Handles ExitToolStripMenuItem.Click
        If MsgBox("Você tem certeza que deseja finalizar a aplicação ?", MsgBoxStyle.YesNo) = MsgBoxResult.Yes Then
            Application.Exit()
            e.Cancel = False
            ' o e.Cancel dá erro e quando clico yes volta a minimizar
        End If
    End Sub

Conseguem ajudar?

Melhores Cumprimentos

He B TeMy

Application.Exit() fecha os forms todos e encerra a aplicação, se estás a impedir que um form seja fechado a aplicação não irá ser terminada.

O que tens de fazer é só usar o cancel = true em alguns casos, tipo: https://stackoverflow.com/a/14997126

Basicamente ao clicares exit pelo tray pedes uma mensagem de confirmação e actuas consoante a resposta.

Ou então apagas esse e.cancel = true porque parece que não está a fazer nada.