Jump to content
jtc-carr

Valores para vetor

Recommended Posts

jtc-carr

Boa noite,

Isto deve ser muito básico, mas não estou a conseguir preciso que os valores fiquem num vetor e não nas variáveis, já tentei de varias formas e não dá, depois preciso de somar o numero de números apresentados e retirar os repetidos ajudem-me

//Listar numeros de 00000 até a
int i, j, k, w, h, a = 1;

for (i = 0; i <= a; i++)
  for (j = 0; j <= a; j++)
    for (k = 0; k <= a; k++)
      for (w = 0; w <= a; w++)
        for (h = 0; h <= a; h++)
          printf ("%d%d%d%d\t", i, j, k, w, h);

PsySc0rpi0n

Isso é o código todo que tens? Se queres os valores num vector, onde está declarado esse vector? E não consegui perceber bem o que é pretendido. Tens um enunciado?

Não sei se é isto que se pretende,em termos de "algoritmo":

declarar um vector;

declarar variável que vai definir com quantos valores vou trabalhar;

pedir os valores ao utilizador ou gerá-los aleatoriamente e guardá-los no vector anteriormente declarado;

percorrer o vector e somar todos os valores (não percebi se isto foi pedido) e guardar o resultado numa nova variável;

percorrer o vector (no mesmo ciclo do anterior ou num novo) e detectar os números repetidos. Aqui terás várias abordagens possíveis. Depende do que é pedido. "Retirar" os valores é para os apagar do vector e mover os restantes valore por forma a não ficarem posições vazias (a zero) no vector ou é apenas para apresentar na consola quais os números repetidos encontrados?

Kurt Cobain - Grunge misses you

Nissan GT-R - beast killer

jtc-carr

O enunciado completo:

/******************************************************************************
Considere o seguinte código que gera todos os números de 0000 a 'a'
Refaça o programa utilizando vetores com o valor maximo 20000
Remova os duplicados e mostre quantos números foram apresentados
O resultado deverá ser 0000 .(...). 1111
                       Foram mostrados .(...). números
*******************************************************************************/

#include <stdio.h>

int main()
{

int i, j, k, w, h, a = 1;

for (i = 0; i <= a; i++)
  for (j = 0; j <= a; j++)
    for (k = 0; k <= a; k++)
      for (w = 0; w <= a; w++)
        for (h = 0; h <= a; h++)
          printf ("%d%d%d%d\t", i, j, k, w, h);
}

Alguém que me possa ajudar, não estou a conseguir avançar, obrigado Joana

PsySc0rpi0n

Esse enunciado parece-me horrível. Não consigo perceber com exactidão o que é pedido.

Se o 'a=1', porque raio é que fala em '0000'??? Se começa em '0' (ou '0000' ou o que quer que seja - para mim '0000' e '0' é a mesma coisa) e 'a=1', então só pode haver dois números, sendo eles o 0 e o 1. Se só pode haver 2 números, não percebo o 20000. Não percebo se o 20000 é o tamanho do vector se é o a quantidade de números a ser gerada.

Depois pede para remover os duplicados. Mais uma vez, se só pode haver 2 números, o 0 e o 1, não percebo que repetições é que se vão dar. E por fim, pede para mostrar quantos números foram apresentados. Apresentados????????? Apresentados onde? Que eu saiba, ainda não houve números apresentados.

@jtc-carr, o que eu disse a cima, não é ironia nem sarcasmo. É que eu não entendo mesmo como se consegue fazer um enunciado desses.

Agora, especulando, será que é para gerar zeros e uns nas 4 posições que fala o enunciado quando diz '0000' uma vez que o enunciado diz que começa em '0000' e termina em 'a=1'??? Se não for isto, sinceramente não percebo o que é pedido.

Se for isto, então o valor 20000 já pode fazer sentido, tal como os números repetidos para remover. O 20000 pode ser para gerar 20000 números binários e logicamente haverá números repetidos, pois com 4 bits, podemos ter apenas 16 números diferentes, de 0 a 15.

Edited by PsySc0rpi0n

jtc-carr
Em 22/11/2018 às 19:58, PsySc0rpi0n disse:

O enunciado é besta mesmo
O que a professora diz é que são 5 locais onde se guardam números, i, j, k, w, h e nesse caso de 0000 temos que i=0,j=0,k=0,w=0,h=0 até 11111 se o a=1  00000, 00001, 00010......

O programa da professora apresenta esses números 00000 a 11111 mas ela quer isso feito com vectores e não ciclos
depois comparar os números saídos, e neste caso 00001=00010=00101=00110..... e só podemos apresentar no printf 00001 00011 ....
quer que contemos quantos valores apresentamos
E tudo feito de modo a que se o a for outro numero o programa funcione

PsySc0rpi0n

Mas mesmo assim tem que haver ciclos. Senão como é que vais gerar números até preencher o vector?

Rui Carlos
4 horas atrás, PsySc0rpi0n disse:

Senão como é que vais gerar números até preencher o vector?

Podia-se usar recursividade.

Mas penso que o objectivo do problema é mais guardar os valores num array do que remover os ciclos.  Trocando o printf por um sprintf consegue-se guardar os valores num array.  Contar os valores também é trivial, é só colocar um contador no ciclo.  Não percebi quais são as condições de paragem que devem ser usadas nos ciclos.

jtc-carr
20 horas atrás, Rui Carlos disse:

Mas penso que o objectivo do problema é mais guardar os valores num array do que remover os ciclos.  Trocando o printf por um sprintf consegue-se guardar os valores num array.  Contar os valores também é trivial, é só colocar um contador no ciclo.  Não percebi quais são as condições de paragem que devem ser usadas nos ciclos.

consigo passar os valores para um array

programa[2000][5]

programa[soma][0]=i
programa[soma][1]=j
programa[soma][2]=k
programa[soma][3]=w
programa[soma][4]=h

O que dá o mesmo resultado que só com ciclos, mas ao comparar nunca me dá repetidos pois 0000, 00001, 00010, 00011 são sempre diferentes :(
pois não esta a comparar o h com o w, mas sim o resultado final, alguém que possa ajudar, fiz esta função mas não funciona

int Repetidos (int programa[2000][5],int i) {
  int a,b;
  while (a < i-1) {
    while (a<i -1 && programa[a][0]==programar[a+1[0] &&a<i -1 && programa[a][1]==programar[a+1[1]&&a<i -1 && programa[a][2]==programar[a+1[[2] &&
        a<i -1 && programa[a][3]==programar[a+1[3] &&a<i -1 && programa[a][4]==programar[a+1[4])
    {
      for(b=a; b < i-1;b++)
        programa[b][]=programa[b+1][];
      i--;
    }
    a++;
  }
}

PsySc0rpi0n
programa[20000][5]

não é um vector... Isso é batota. 😛

Isso é uma matriz.

Se podes usar matrizes é uma coisa. Se não podes usar é outra.

Facilita um pouco com matrizes em termos de algoritmo, acho eu. Mas se puderes apenas usar vectores, o algoritmo poderia passar por algo como:

-Gerar 20000 números inteiros aleatórios entre 0 e 1, ou seja, um bit stream aleatório de 20000 bits (zeros e uns) e guardá-los num vector com 20000 índices.

-Criar função que compara 5 desses bits, 1 a 1, com os 5 bits seguintes. Se forem iguais, incrementa um contador. (Talvez usar outra variável para guardar a posição onde forem encontrados valores repetidos para depois os excluir quando se fizer o printf para apresentar os valores gerados excluindo os repetidos)

-Mostrar os valores não repetidos

Não tenho dúvidas que deve existir algoritmo mais fácil, mas de repente é o que me lembro.

20 horas atrás, Rui Carlos disse:

Bem visto.

jtc-carr
11 horas atrás, PsySc0rpi0n disse:

programa[20000][5]

não é um vector... Isso é batota. 😛

Isso é uma matriz.

Se podes usar matrizes é uma coisa. Se não podes usar é outra.

Facilita um pouco com matrizes em termos de algoritmo, acho eu. Mas se puderes apenas usar vectores, o algoritmo poderia passar por algo como:

-Gerar 20000 números inteiros aleatórios entre 0 e 1, ou seja, um bit stream aleatório de 20000 bits (zeros e uns) e guardá-los num vector com 20000 índices.

-Criar função que compara 5 desses bits, 1 a 1, com os 5 bits seguintes. Se forem iguais, incrementa um contador. (Talvez usar outra variável para guardar a posição onde forem encontrados valores repetidos para depois os excluir quando se fizer o printf para apresentar os valores gerados excluindo os repetidos)

-Mostrar os valores não repetidos

Não tenho dúvidas que deve existir algoritmo mais fácil, mas de repente é o que me lembro.

Bem visto.

Isto não vai lá com matrizes e nem com vetores,e nem ciclos, os valores totais consigo gerar
agora aparecer somente esses "não duplicados" estou a ver que é difícil, não estou a ver forma de em c,00010 e 00100 serem iguais e eliminar o que aparecer em ultimo
se alguém souber o truque agradecia

Rui Carlos
4 minutos atrás, jtc-carr disse:

Isto não vai lá com matrizes e nem com vetores,e nem ciclos, os valores totais consigo gerar
agora aparecer somente esses "não duplicados" estou a ver que é difícil, não estou a ver forma de em c,00010 e 00100 serem iguais e eliminar o que aparecer em ultimo
se alguém souber o truque agradecia

Por que razão é que o 00010 e o 00100 deveriam ser iguais?

jtc-carr

Porque a professora diz que sim, que 00010 e 00100 e 01000 e 10000 são iguais e por isso só devia de aparecer um na contagem :(

Rui Carlos
9 minutos atrás, jtc-carr disse:

Porque a professora diz que sim, que 00010 e 00100 e 01000 e 10000 são iguais e por isso só devia de aparecer um na contagem :(

Convinha que se tivesse definido isso de forma precisa no enunciado.  É complicado dar ajuda com um enunciado que é bastante omisso.

Questão: que dígitos podem fazer parte do número?  Só 0 e 1?

Em todo o caso, penso que o algoritmo para detectar um duplicado pode ser algo como:

for (int i = 1; i < 5; i++) {
  if (valor[i-1] > valor[i]) {
    duplicado = true;
  }
}

A ideia é que 00010, 00100, 01000 e 10000 são duplicados de 00001, que deve ter aparecido antes.  E o algarismo maior (neste caso o 1) aparece sempre em último pela primeira vez.  Por isso sempre que tens valor[i-1] > valor tens um valor duplicado.

PsySc0rpi0n
1 hour ago, jtc-carr said:

Não vejo de que forma é que isso pode fazer sentido! Mas ela lá sabe. O que é preciso é que o enunciado seja claro, conciso e preciso!

jtc-carr

sim segundo a lógica dela quando 2 letras seguidas se juntam não podem gerar mais que uma vez o mesmo valor, se gera 00010 depois ja não pode gerar 00100 pois o 10 ja saiu, diz que tem a ver com rotações,, neste caso é para um, mas ela quer como genérico se mudar o valor para 2 ou 3 continuar a funcionar
ela deu mais uns dias para resolver-mos mas continuo a não entender

PsySc0rpi0n

Eu não percebo é a lógica do que ela quer. Se o a=2 o problema mantém-se. 00002, 00020, 00202, 00022, etc . Não percebo quando é que ela considera valores iguais ou diferentes. 

jtc-carr

ela quer que comparemos i, j, k, w, h, a uns com os outros em sistema de rotação  programa[a][0] comparar com programa[a][1] e programa[a][2] programa[a][3] programa[a][4] e se der i,j,k,w,h 000010 quer dizer que o próximo 10 já será repetido apareça onde aparecer seja no wh no kw , no jk, ou no ij, já revi varias vezes a função que fiz, mas continua a não funcionar nada, deveria ser  uma função repetidos com 5 variaveis

Cadeira besta esta

PsySc0rpi0n

Mas quando usas 

programa[x][y]

estás a dizer que na posição X, Y está um valor qualquer. Não estás a comparar os índices, mas sim os valores contidos nos índices. 

HappyHippyHippo

acho que a conclusão teste tópico é única :

sem um enunciado que faça sentido, todo o conhecimento do mundo não resolve o problema

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p