Jump to content
Marcos Vinícius

Goto e Label não são suportados - Pascal no Android

Recommended Posts

Marcos Vinícius

Olá, estou com um problema com meu compilador Pascal, sou novo na área da programação e perdi meu notebook recentemente, mas, como eu queria muito usar o programa para testar meus conhecimentos eu pensei em procurar por aplicativos para utilizar o programa no celular, e encontrei, mas, por ser feito no celular, aparecem alguns erros que não apareceriam se fosse testado no computador. Preciso de ajuda! Estou tendo problemas para usar os comandos goto e label, pois o compilador (Pascal Gui) sempre diz que estes não são suportados. Deixarei o código de um programa simples que eu estava fazendo e a mensagem que aparece quando executo ou compilo o programa. O objetivo é fazer com que toda vez que apertar qualquer tecla o writeln seja ativado para dizer Ok. Se descobrirem algo sobre como usar o Pascal no Android, mais relatos sobre isso, por favor, informe aqui, e se puder e souber como resolver o meu problema, desde já agradeço.

Ps: Em breve poderão vir novas perguntas.

{O programa}
program IrPara;
uses crt;
label C;
begin
	C:
	writeln('Ok');
	readkey;
	goto C;
end.
{O erro}
temp.pas(3,7) Error: GOTO and LABEL are not supported (use switch - Sg)
temp.pas(8,2) Error: GOTO and LABEL are not supported (use switch - Sg)
temp.pas(9,4) Fatal: There were 2 errors compiling module, stopping
Fatal: Compilation aborted

nunopicado

A melhor coisa que podes fazer é esquecer o goto e o label. Mal usados (o que é muito comum), só te vão criar problemas.
Usa ciclos, que é a forma correcta de repetir comandos.

Dito isto, a mensagem de erro dá-te uma dica... Tens de configurar o compilador para usar o switch Sg.
Tens de ver nesse compilador onde é que o podes configurar, e adicionar lá essa opção.

• Vote 2

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Marcos Vinícius
Em 09/11/2018 às 21:01, nunopicado disse:

A melhor coisa que podes fazer é esquecer o goto e o label. Mal usados (o que é muito comum), só te vão criar problemas.
Usa ciclos, que é a forma correcta de repetir comandos.

Dito isto, a mensagem de erro dá-te uma dica... Tens de configurar o compilador para usar o switch Sg.
Tens de ver nesse compilador onde é que o podes configurar, e adicionar lá essa opção.

Você consegue me dar uma luz? Nem a moça que me instrui conseguiu me dizer como resolver isso pois ela nunca fez códigos a partir do celular, mas, e você? Sabe algo sobre este switch -Sg? Como usá-lo e como ativá-lo.

nunopicado

Não sei dizer, nunca usei esse compilador (que presumo ser uma variante para mobile do FPC).
Mas geralmente nas opções há lá um local onde adicionar as opções de compilação, e será aí onde poderás colocar o switch.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Marcos Vinícius
3 horas atrás, passarito disse:

@Marcos Vinícius, que compilador é esse que estás a usar?

Bom, eu estava usando o "Pascal Gui", mas por ele não ter muitas informações que ajudam na hora de usar o compilador, eu instalei o "Pascal N-IDE".

Obs: Ele pode ser bom mas de vez em quando, adora apagar a lista de comandos inteira sem você nem ter terminado de fazer a lista! 😑😒

12 horas atrás, nunopicado disse:

Não sei dizer, nunca usei esse compilador (que presumo ser uma variante para mobile do FPC).
Mas geralmente nas opções há lá um local onde adicionar as opções de compilação, e será aí onde poderás colocar o switch.

Seria como criar uma biblioteca?

nunopicado
10 horas atrás, Marcos Vinícius disse:

Seria como criar uma biblioteca?

Não, não deverá ser nenhum código.
É mesmo nas opções do compilador, deverá haver algum local específico para isso!

Marcos Vinícius
Em 15/11/2018 às 21:50, nunopicado disse:

Não, não deverá ser nenhum código.
É mesmo nas opções do compilador, deverá haver algum local específico para isso!

Hmm, não encontrei, mas se quiser alguma informação, estarei disposto à te dar.

Experimente usar o aplicativo para algum teste.