Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

hanssen perussi

Conectar plc Delta a um phmetro de bancada

Mensagens Recomendadas

hanssen perussi

Boa noite, faço iniciação cientifica na área de biotecnologia e preciso automatizar uma parte do meu experimento para controle de pH em um meio.

Estou com o seguinte problema: tenho uma interface humano-máquina (IHM) com clp/plc acoplado da marca Delta WW, modelo TP70P-16TP1R, com PLC integrado modelo DVP-SS2, e preciso conectá-la a um phmetro de bancada de laboratório da marca Sppencer, de modo que os dados de pH sejam enviados para o ihm/plc , lidos e tome uma decisão, de ligar ou não a bomba peristáltica. Ou seja, IHM/PLC ficarão como master e o pHmetro e a bomba como slaves.

A IHM+PLC possuem uma porta serial COM rs485 e o pHmetro possui uma porta serial rs232c. Olhando os manuais dos equipamentos, há um perfil para os pinos de cada uma dessas portas. Assim, eu pensei em fazer um cabo que conectasse corretamente Rx, Tx, D+, D- e GND (terra). No entanto, os manuais apresentam algumas informações sobre modbus e o protocolos ASCII e RTU e eu não entendo nada desse tipo de assunto. 

Tenho as seguintes informações do pHmetro:

"ENVIANDO OS DADOS PARA O COMPUTADOR (WINDOWS HYPERTERMINAL)

• Bits por segundo: 9600
• Bits de dados: 8
• Paridade: Nenhuma
• Bits de Parada: 1
• Controle de Fluxo: Nenhum

➢ Acesse o menu Arquivo / Propriedades. Na aba Configurações, clique no botão Configuração ASCII.
➢ Marque em Recebendo ASCII a primeira opção (Acrescentar alimentação de linha....).
➢ Clique OK. OK novamente.
➢ Para criar um arquivo de log, utilize o menu Transferir / Capturar texto.
➢ Informe o caminho (pasta) e o nome do arquivo que armazenará o log. Clique em Iniciar.
➢ O Hyperterminal está agora aguardando os dados do aparelho.
➢ Ao final, salve a sessão, esse arquivo pode ser lido em planilhas como o Excel."

E o perfil da saída rs232c está em anexo.

Também tenho as seguintes informações do IHM/PLC

"【Question】How to use the communication port supporting PLC communication as a master station?
【Answer】If the communication port supporting PLC communication is used as a master station connected to
another device, commands will need to be sent by means of the Modbus instructions in a PLC program. Please
refer to Chapter 4 in DVP-ES2/EX2/SS2/SA2/SX2/SE&TP Operation Manual for more information about the
communication ports on a PLC."

Então no outro manual, tenho: 

TP70P
►►Adopts the core of the DVP-SS2 Series PLC:
program capacity: 4 k steps / D device: 5k words
►►Provides 2 sets of 10 kHz high-speed pulse input
►►7" TFT-LCD
►►Touch screen
►►Built-in USB port for program upload / download
►►Built-in RS-485 port*2
►►Supports MODBUS ASCII / RTU modes
►►Built-in real time clock (RTC)
►►Digital and analog I/O terminals available

- Baud rate 110~921000 bps 
- Data length 7~8bits
- Parity Even / Odd / None parity check
- Length of stop bit 1~2 bits
- Register for Setting D1120 /D1109
- Retain communication format  M1120/ M1136
- ASCII mode Available for both Master/Slave Available for Slave
- RTU mode Available for both Master/Slave Available for Slave
- ASCII/RTU mode selection  M1143 / M1320
- Communication address of Slave D1121 D1255
- Data length for access (ASCII) 100 registers
- Data length for access (RTU) 100 registers

* Default communication settings for all COM ports:
− Modbus ASCII
− 7 data bits
− 1 stop bit
− Even parity
− Baud rate: 9600

Em seguida há diversas outras informações sobre esses tópicos, os quais eu não entendo nada:

"Chapter Contents
4.1 Communication Ports.................................................................................................... 4-2
4.2 Communication Protocol ASCII mode .......................................................................... 4-3
4.2.1 ADR (Communication Address) ......................................................................... 4-3
4.2.2 CMD (Command code) and DATA..................................................................... 4-4
4.2.3 LRC CHK (checksum) ....................................................................................... 4-5
4.3 Communication Protocol RTU mode ............................................................................ 4-7
4.3.1 Address (Communication Address) ................................................................... 4-7
4.3.2 CMD (Command code) and DATA..................................................................... 4-7
4.3.3 CRC CHK (check sum) ..................................................................................... 4-8
4.4 PLC Device Address .................................................................................................... 4-10
4.5 Command Code ........................................................................................................... 4-12
4.5.1 Command Code: 01, Read Status of Contact (Input point X is not included)..... 4-12
4.5.2 Command Code: 02, Read Status of Contact (Input point X is included) .......... 4-13
4.5.3 Command Code: 03, Read Content of Register (T, C, D) ................................. 4-14
4.5.4 Command Code: 05, Force ON/OFF single contact ......................................... 4-15
4.5.5 Command Code: 06, Set content of single register .......................................... 4-16
4.5.6 Command Code: 15, Force ON/OFF multiple contacts .................................... 4-16
4.5.7 Command Code: 16, Set content of multiple registers...................................... 4-17"

Deixo em anexo o capítulo 4 desse manual.

A minha dúvida é: qual a forma correta de conectar os pinos dos diferentes padrões rs232c e rs485? Vi na internet uma forma, deixo também em anexo para poderem dar uma olhada, só com esse esquema já consigo conectar os aparelhos? 

E qual protocolo devo usar? RTU ou ASCII? 

O software proprietário da delta para o ihm+plc é o TP Editor, vocês possuem experiência com esse software de linguagem ladder? Há alguns exemplos da programação nos manuais, que pretendo seguir para montar a lógica de programação, porém não entendo também dos endereços de comunicação.

Deixo em anexo também um exemplo sugerido para a COM ligar uma saída Y0 no plc e imagens dos equipamentos, fico à disposição para fornecer qualquer informação adicional.

Muito obrigado pela atenção desde já.

rs-232c->rs485: rs232-rs422-rs485-conversion-cable

link das imagens e de .pdf  com exemplo de programa e capítulo do manual

https://1drv.ms/f/s!AqTC6q0Ax01EiegZRSeAdAE0lixzFg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nokPT

Tens várias dúvidas, vou tentar ajudar ponto a ponto:

1. Não podes ligar um equipamento RS232 a outro em RS485, têm características completamente diferentes, Tens que ligar RS232 a RS232 ou RS485 a RS485
  2. Uma vez que a decisão tem que ser tomada pelo PLC, eu ligava o PLC ao medidor de pH, o HMI, por norma é só para mostrar e/ou editar valores, É um Interface, só. Se Usares o HMI ele tem que comunicar com o medidor de pH e depois enviar o valor para o PLC, trabalho desnecessário, Se usares o PLC é direto.
  3. Tens que configurar o PLC e o medidor de pH para o mesmo tipo de comunicação (RS232 OU RS485) tens que configurar as características da comunicação, tanto num lado como no outro, o baudrate, data bits, stop bits, etc... têm que ser iguais, caso contrário não comunica corretamente. Também tens que configurar o endereço (modbus) do slave, caso contrário quando o PLC tentar comunicar com ele, ele não responde (numa rede modbus podes ter até 31 slaves, e os endereços podem ir desde 0 até 254).
  4. Depois de configurares as portas de comunicação corretamente, tens que configurar o protocolo de comunicação. Em princípio o deves usar o Modbus-RTU, do lado do PLC é mais fácil. o Modbus é um dos protocolos de comunicação mais usados no mundo e há muita informação na net sobre isso e como é que funciona.
    1. Resumidamente:
      1. Do lado do Slave (medidor de pH) tens uma tabela de endereços das variáveis, por exemplo:
        1. 40001 = pH
        2. 40002 = Temperatura
        3. 40003 = ....
      2. Do lado do Master (PLC), só tens que pedir ao "Endereço Modbus do Medidor de pH"
        1. Dá-me 2 valores a começar no 40001
      3. Quando o Slave recebe o pedido a cima, responde, com os valores
  5. Depois é só fazer o código do lado do PLC para comunicar com o medidor de pH (deve ser só 1 bloco que será chamado de X em X tempo) e o restante código para controlar o pH

Ou seja, resumidamente:

1. Escolhes o protocolo RS232 ou RS485
  2. Configuras as portas de comunicação dos 2 equipamentos
  3. Configuras o protocolo nos 2 equipamentos
  4. Fazes software (chamas os blocos) de comunicação
  • Voto 1

Ricardo Timóteo

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.