Jump to content
Rui Carlos

IBM to acquire software company Red Hat for $34 billion

Recommended Posts

Rui Carlos
Citação

(Reuters) - IBM Corp said on Sunday it had agreed to acquire U.S. software company Red Hat Inc for $34 billion, including debt, as it seeks to diversify its technology hardware and consulting business into higher-margin products and services.

[...]

Fonte: https://www.reuters.com/article/us-red-hat-m-a-ibm/ibm-to-acquire-software-company-red-hat-for-34-billion-idUSKCN1N20N3

Citação

IBM (NYSE:IBM) and Red Hat (NYSE:RHT), the world's leading provider of open source cloud software, announced today that the companies have reached a definitive agreement under which IBM will acquire all of the issued and outstanding common shares of Red Hat for $190.00 per share in cash, representing a total enterprise value of approximately $34 billion.

[...]

Fonte: https://newsroom.ibm.com/2018-10-28-IBM-To-Acquire-Red-Hat-Completely-Changing-The-Cloud-Landscape-And-Becoming-Worlds-1-Hybrid-Cloud-Provider

M6

É uma compra do caraças!
Resta saber se a IBM sabe o que vai fazer com a Red Hat...

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Rui Carlos

A IBM anda a tentar a todo o custo ser um player de relevo na cloud.  Provavelmente o acesso privilegiado aos clientes de hybrid/private cloud da Red Hat vai dar jeito.

Virneto
7 horas atrás, M6 disse:

É uma compra do caraças!
Resta saber se a IBM sabe o que vai fazer com a Red Hat...

Pois... Precisamente a minha reação... Que grande compra!!

O que vão fazer? A IBM anunciou.."Para já fica tudo como está"... ou seja.. nem sabem.

Mas para mim esta é também uma resposta à Microsoft e não só... e que resposta.

As últimas movimentações do mundo empresarial têm muito a ver com o posicionamento face ao  OpenSource,... A IBM acaba de ultrapassar, pela direita, a Microsoft..

Vejam o contexto.. (e corrijam-me se eu estiver errado, sff..):

A microsoft tornou-se recentemente num dos principais financiadores da Linux Fundation..

A microsoft tem uma proximidade constrangedora com o OpenSuse..

A microsoft comprou/detém o GitHub (wtf?... quem diria?!!)

Em resposta... A IBM comprou "apenas" a maior empresa e a empresa mais lucrativa do mundo com serviços baseados no OpenSource..

[reminder..]

A RedHat comercializa o Red Hat Enterprise Linux (RHEL).

Por inúmeras vezes comprou licenças de software proprietário e posteriormente licenciou este software como Open Source.

A RedHat mantém e financia o CentOs (um dos OS mais utilizados em servidores..)...

A RedHAt mantém e financia o Fedora... (my favorite Linux Distro)..

A Red Hat é a maior empresa contribuidora para o Projeto Linux.

[/reminder]

A única questão que me deixa desconfortável é que me parece as grandes empresas e contrubuidoras do OpenSource parecem ter dono... 

Edited by Virneto
arguments..

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

M6

@Virneto, é normalíssimo nunca se mexer quando se compra. O ficar como está para já é o normal. É comum deixar passar uns 6 meses para se ambientarem antes de começar a implementar qualquer mudança.

Quanto ao facto das grandes empresas de open source terem dono não é novidade. A mim não me deixa desconfortável, vejo-as como "patronos" e no dia em que deixarem de o ser, como aconteceu com o SugarCRM em que a última versão open source foi a 6.5 (se não me falha a memória), qualquer um pode continuar o projeto. Temos um caso bem conhecido, o OpenOffice que a Oracle (à sua boa maneira) começou a, chamemos-lhe, sufocar e cujo fork está bem vivo sob o nome de LibreOffice. Eu fui utilizador do OpenOffice até ao fork para o LibreOffice, altura em que escolhi também mudar. Outro exemplo foi o MySQL onde (porque será?) a Oracle também está involvida.

A prórpia IBM tem um longo historial de open source, por exemplo no Eclipse.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Virneto
1 hora atrás, M6 disse:

Outro exemplo foi o MySQL onde (porque será?) a Oracle também está involvida.

Verdade. E no caso do MySQL, a partir da compra pela Oracle criaram a MariaDB para a manter sob a licença GNU/GPL. Que é a que uso e cuja transição do Mysql para a Maria é completamente transparente.

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...