Jump to content

Recommended Posts

Posted

Ola outra vez estou aqui com um problema tenho este código: 

movel :: [Char] -> Char
movel_2 [] = " "
movel_2 (x:xs)
        | x!!0 == "2" = "abc"
        | x!!0 == "3" = "def"
        | x!!0 == "4" = "ghi" 
        | x!!0 == "5" = "jkl"
        | x!!0 == "6" = "mno"
        | x!!0 == "7" = "pqrs"
        | x!!0 == "8" = "tuv"
        | x!!0 == "9" = "wxyz"
        |otherwise = " "

à frente de cada linha depois é para fazer a chamada recursiva mas por enquanto assim já me esta a dar um erro (Couldn't match type ‘Char’ with ‘[[Char]]’)

supostamente penso que agr o erro seja por causa da comparação alguém me pode explicar sff

é para receber uma coisa assim ["2","33","2"] entao o x primeiro vai ser o 2 e o x!!0 tambem dois estou a por a primeira posição porque podem aparecer 22 

Desde Já Obrigado

Posted (edited)

Na primeira declaração, a função chama-se movel mas a seguir chama-se movel_2. Foi algum erro a fazer copy-paste para o fórum?

E os tipos das coisas não estão a bater certo. Olhando para o tipo que foi declarado para a função movel, o x deveria ser um simples Char mas depois está a ser usado como se fosse uma String. Se calhar o tipo que querias declarar para a função era:

movel_2 :: [String] -> String

E depois em vez de == "2" deveria ser == '2'  (single quote em vez de double quotes), porque só queres comparar um carácter e não a string toda.

Edited by Kimio
  • Vote 1
Posted

Obrigado pela ajuda era mesmo esse o problema mas agr continuo com o problema e nao percebo muito bem porque o código agr esta assim: 

movel_2 :: [String] -> String
movel_2 [] = " "
movel_2 (x:xs)
        | x!!0 == '2' = "abc"!!length x - 1
        | x!!0 == '3' = "def"!!length x - 1
        | x!!0 == '4' = "ghi"!!length x - 1
        | x!!0 == '5' = "jkl"!!length x - 1
        | x!!0 == '6' = "mno"!!length x - 1
        | x!!0 == '7' = "pqrs"!!length x - 1
        | x!!0 == '8' = "tuv"!!length x - 1
        | x!!0 == '9' = "wxyz"!!length x - 1 
        |otherwise = " "

a frente de cada guarda será para fazer a chamada recursiva do xs mas assim já me esta a dar erro esta dar um erro parecido agr assim:

Couldn't match type ‘Char’ with ‘[Char]’
Expected type: String
Actual type: Char

Desde Já Obrigado 

Posted

É um problema parecido ao primeiro - o compilador está-te a dizer que os tipos não estão a bater certos. "abc"!!length x - 1 retorna um Char, mas noutras partes da função estás a retornar uma String (e.g, movel_2 [] = " "). Ou passas tudo para Char, ou tudo para String.

Posted

Muito Obrigado já consegui resolver todos os problemas, acabei por colocar tudo em Char, agr tenho aqui outra situação que é: até agr estava a fazer o programar para receber uma coisa deste género ["222"," ","2","333"," ","33"], no entanto ele é suposto receber isto "222 2333 33" para passar de uma para a outra é fácil estou a usar a função group do modulo Data.List, agr eu posso fazer isto numa função a parte e dps chamar esta mas estava a tentar fazer tudo na mesma e estava a tentar fazer isto: 

movel_2 :: [String] -> [Char]
movel_2 [] = ""
movel_2 (group(x:xs))

mas nao me esta a dar e esta a dar alguns erros.

Desde já Obrigado

Posted

eu tambem tinha pensado em fazer outra função e como dizem que é melhor vou optar por isso no entanto é uma função muito simples apenas para chamar a outra.

teclasparapalavras :: String -> [String]
teclasparapalavras frase = movel_2 (group frase)

mas isto tambem me esta a dar erro 

Couldn't match type ‘Char’ with ‘[Char]’
      Expected type: [String]
        Actual type: [Char]
Posted

já consegui muito obrigado ainda nao percebi bem esta parte da assinatura das funções geram me sempre problemas e muitos deles simples e eu fico preso.

por exemplo qual é a diferença entre String e [Char] a única diferença que vejo no meu programa é que em [Char] usa se ' ' e em String usa se " "

Desde já Obrigado