Jump to content
desconfiado

Norma europeia de fatura eletrónica: eInvoicing - Diretiva 2014/55/EU

Recommended Posts

chesser
45 minutos atrás, jasb disse:

Resposta da ADP, sobre a forma como o ficheiro deve transitar para eles:

"O ficheiro dever-nos-á ser enviado para o email: e-fatura.adta@ADP.PT"

Estou incredulo com a inovação tecnologica, eu nao faria melhor!

Eu passaria a chamar a isto: "Facturação manual em XML para as administrativas/os terem mais tempo para o facebook" 

Pelo menos estes não pedem também o pdf da factura em anexo, o que quer dizer que já devem conseguir integrar o xml. Se calhar noutros casos, como no exemplo referido pelo Nuno Picado, o xml não vai servir para grande coisa e aí o facebook vai ter de esperar um bocadito. 😀

rpvgomes@gmail.com
1 hora atrás, nunopicado disse:

Ainda não li, mas uma coisa me chamou a atenção:

Especificação UBL 2.1 num ficheiro de Excel?
OK... O XSD está sobrevalorizado, aparentemente!

Alguém sabe dizer quais as tags que podemos utilizar para inserir os seguintes campos:

Numero_Cabimento
Numero_Acordo_quadro
Numero_Contrato
Numero_Compromisso

jasb

Informaçao geral, na verdade e so ha pouco me lembrei, tenho clientes que ja usam isto ha kse 10 anos, por ex quem trabalha com auchan/pingo doce,

pode é nao ser o mesmo formato,

• Vote 1

CrominhO
1 hora atrás, chesser disse:

(...)O que preocupa aqui é pensar que cada uma das entidades públicas poderá querer exigir as suas coisas. Ou seja, não vai ser muito fácil fazer uma coisa genérica que satisfaça todas as exigências de todas as empresas do estado (acho eu). A não ser que venha tal portaria que todos aguardamos há muito, e que ponha ordem nisto.

Cada entidade exige as suas coisas e os seus pontos de entrega 😕 ... Se um quiser é por email, o outro se trabalhar com os tais brokers pode ter um webservice, and so on... O melhor na ficha de clientes é criar campos para tipo de envio, se for webservice chaves e endereço, e afins lol é a loucura lol... 

@jasb não é no mesmo formato e sim, há 8 anos pelo menos... Grande parte das grandes superfícies já utiliza facturação electrónica para não ter de andar a fazer milhões de lançamentos à mão. O formato é que é diferente e segue as Regras da Facturação Eletronica em vigor, que ainda não percebi se esta Facturação para Função Publica é igual ou não.

As mentes humanas são realmente um local estranho!

nunopicado
3 horas atrás, chesser disse:

O que preocupa aqui é pensar que cada uma das entidades públicas poderá querer exigir as suas coisas. Ou seja, não vai ser muito fácil fazer uma coisa genérica que satisfaça todas as exigências de todas as empresas do estado (acho eu). A não ser que venha tal portaria que todos aguardamos há muito, e que ponha ordem nisto.

O problema é mesmo isto...

Todo este processo, em Portugal pelo menos, está de um amadorismo assustador.
Cada receptor define a estrutura da fatura que recebe? Mas isto é a casa da mãe Joana?

E envios por email? A sério? Em 2019?
Faz sentido, porque afinal o sistema de email é tão preciso! Um gajo manda e automaticamente está lá, direitinho, sem problema algum nem questões de segurança associadas.

Não vamos ouvir nunca um cliente a ligar e a dizer

Citação

Ó Xôr Nuno, olhe que tenho aqui um fornecedor que diz que não me paga porque não recebeu a fatura. É a si que vou debitar isto?

Para depois se ver que um qualquer Outlook tem o ficheiro grande demais e corrompeu.

Nahhhh
Cala-te Nuno. Alguma vez?
Nunca...

Mas vejamos a coisa pelo lado positivo.
Na hora da venda, vamos todos poder ter mais argumentos de venda...

Citação

- Então o que faz o seu programa?

- Bem, permite muita coisa:
* Faturar à Adra
* Faturar à CMA
* Faturar à CML

Se precisar faturar também à câmara do Porto ou de Gaia tem de ser o módulo XPTO que custa mais 300€, mas por ser para si faço por 299.90€

A evolução humana bateu no tecto e está a começar a regredir, parece-me!

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

chesser
37 minutos atrás, nunopicado disse:

A evolução humana bateu no tecto e está a começar a regredir, parece-me!

Vá lá Nuno, anima-te. Estamos em época Natalícia. 😀

Edited by chesser

nunopicado
3 horas atrás, chesser disse:

Vá lá Nuno, anima-te. Estamos em época Natalícia. 😀

heheheh é característica minha estar sempre na boa!
Não é isto que me desanima! Faço o que posso, e a mais não sou obrigado! ;)

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

marcolopes
8 hours ago, chesser said:

O que preocupa aqui é pensar que cada uma das entidades públicas poderá querer exigir as suas coisas. Ou seja, não vai ser muito fácil fazer uma coisa genérica que satisfaça todas as exigências de todas as empresas do estado (acho eu). A não ser que venha tal portaria que todos aguardamos há muito, e que ponha ordem nisto.

Ora aí está! Um EXPORT XML para cada entidade... e já agora, porque não, uma FORMA de comunicar distinta para cada uma delas também!

Fabuloso!!! :D

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

JorgeRocha
9 horas atrás, chesser disse:

Pelo menos estes não pedem também o pdf da factura em anexo, o que quer dizer que já devem conseguir integrar o xml. Se calhar noutros casos, como no exemplo referido pelo Nuno Picado, o xml não vai servir para grande coisa e aí o facebook vai ter de esperar um bocadito. 😀

Não tenhas ideias p.f.

Enfim, nada como esperar pela especificação… 😀

Edited by JorgeRocha
comentário final...

paulo brito

Alguem já sabe / consegue esclarecer essa historia a volta do QR Code ?

Para quem é necessario - para todas as aplicações certificadas ou só para quem aderir a este sistema de comunicação ao estado ?

E quem trabalhar com sistemas que não conseguem gerar um ? estão tramados ?

nunopicado

A do QRCode é mais para a frente. De qualquer forma, creio ser opcional. 

Edited by nunopicado

jasb

Mais lenha pra fogueira, informação de um agente da sage (não sou eu atenção, distancia deles), e resposta da mesma:

"
Estamos neste momento em conversações com um "broker" por forma a ter solução vantajosa para todos os clientes.
Logo que concluídas iremos notificar todo o nosso canal.”

Logo que tenhamos essa resposta entraremos em contacto convosco para comunicar a resolução.
"

Edited by jasb

chesser
1 hora atrás, jasb disse:

"Estamos neste momento em conversações com um "broker" por forma a ter solução vantajosa para todos os clientes."

Isto cheira a custos...

Vitor Pereira
3 minutos atrás, chesser disse:

Isto cheira a custos...

Com toda a certeza será com a Saphety ou empresa similar.

Já nos registamos no site deles como parceiros, e estamos a aguardar informações técnicas e preçário

jasb

No meu caso so se o cliente quiser suportar esses custos, porque eu, nem pó!

Até porque, nao tem de haver uma entidade privada com esta informação na mao, ja uma entidade do estado não é aceitavel quando mais privada.

CrominhO

Pessoal se estávamos à espera espera de uma Portaria lá para o final do ano, podemos ficar descansados porque no final não será lol 😄

Citação

Os funcionários da Autoridade Tributária e Aduaneira vão fazer greve entre os dias 26 e 31 de Dezembro, decidiu esta sexta-feira o conselho geral do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos. O pré-aviso será enviado ainda hoje, disse ao Negócios fonte do sindicato.

Ou sai antes, ou sai depois lol 😄

Edited by CrominhO

As mentes humanas são realmente um local estranho!

Aralmar
10 horas atrás, marcolopes disse:

Estou em estado de choque😱💥🤑

Faço minhas as tuas palavras...

Nem sei muito bem como digerir esta informação que reuniste.

Obrigado uma vez mais pela tua partilha.

A leitura que faço é que na falta de regulamentação há entidades publicas que se estão a recorrer aos serviços da Saphety para cumprirem a legislação.

Acho que quem tiver contratos com estas entidades publicas vai ter que implementar a integração com o broker da Saphety caso contrário corre o risco de a partir de 1 Janeiro não conseguir enviar-lhes as facturas...

Na pratica estas entidades publicas estão a cumprir a legislação e por isso podem deixar de aceitar as facturas em papel (não sou jurista mas esta é a leitura que faço).

Claro que entretanto a Saphety aproveita este vazio de regulamentação para vender o seu peixe e está a facturar milhares à custa dos contribuintes...

Seja como for no meio de tudo isto quem se f***** somos nós, que temos os nossos clientes em pânico a chatear-nos a cabeça e de nada nos serve dizer-lhes que não existe regulamentação, se a camâra com que trabalham há anos lhes diz que têm que enviar-lhes as facturas via Saphety (e não existe regulamentação) então é por lá que vai ter que passar...

Edited by Aralmar
  • Vote 1