Jump to content

Recommended Posts

Posted
Em 19/05/2023 às 16:04, americob disse:

Acabei de ler isto e fiquei estupefacto (in https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/governo/comunicado-de-conselho-de-ministros?i=552 ):

Então agora, passados quase 5 meses de passar o prazo anterior (31/12/2022) é que vêm "alargar o prazo para as micro, pequenas e médias empresas e para as entidades públicas poderem utilizar mecanismos de faturação diferentes da fatura eletrónica"?

😕

Queria dizer qualquer coisa, mas sinceramente, nem sei o que diga...

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

Qual é o decreto? Alguém sabe?

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

• 4 weeks later...
Posted
Em 28/10/2022 às 16:56, JorgeRocha disse:

Já te mandei ... em C#. com a possibilidade de testes e produção 100% a funcionar.

Viva Jorge. Poderia por favor enviar-me o código também.

Obrigado.

• 3 weeks later...
Posted (edited)
Em 23/01/2023 às 13:05, desconfiado disse:

Alguém sabe dizer qual o encoding correcto a utilizar no CIUS-PT?

Já fiz, há algum tempo, testes quer com a Saphety quer com a eSpap, e sempre enviei com encoding 'windows-1252' sem problemas.

Mas agora tenho um cliente a enviar para a Saphety e os caracteres portugueses aparecem na página deles todos desconfigurados.

Isto é erro deles? Existe algum encoding oficial? Eles provavelmente estarão a usar o encoding UTF-8 como tenho visto por aqui.

No SAF-T, por exemplo, sempre usei windows-1252 sem problemas.

Bom dia, estou exatamente com o mesmo problema ao enviar faturas UBL para a Saphety com encoding UTF-8! Os caracteres com acentos são substituídos por "?" quando os clientes visualizam na plataforma da Saphety. Já contactei a Saphety e indicaram que devia fazer Escape aos carateres Latinos, alguém consegue dar uma ajuda?

Edited by Miguel Andrade
Posted (edited)
Em 06/07/2023 às 12:56, Miguel Andrade disse:

Bom dia, estou exatamente com o mesmo problema ao enviar faturas UBL para a Saphety com encoding UTF-8! Os caracteres com acentos são substituídos por "?" quando os clientes visualizam na plataforma da Saphety. Já contactei a Saphety e indicaram que devia fazer Escape aos carateres Latinos, alguma consegue dar uma ajuda?

A única solução foi alterar o encoding para "UTF-8" e foi o que fiz.

Mas atenção, não é só alterar a 1ª linha do XML para 

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

É necessário gravar o ficheiro XML com essa codificação.

PS: Se validares o ficheiro no  validador da FE-AP vais ver se os caracteres portugueses aparecem bem ou não.

Edited by desconfiado
Informação adicional.
Posted
Em 06/07/2023 às 14:27, desconfiado disse:

Mas atenção, não é só alterar a 1ª linha do XML para 

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

PS: Se validares o ficheiro no  validador da FE-AP vais ver se os caracteres portugueses aparecem bem ou não.

Obrigado pela ajuda!

Posted
On 7/6/2023 at 2:27 PM, desconfiado said:

Encoding UTF-8

SAFT também deve ter encoding UTF-8

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

Posted
Em 06/07/2023 às 18:36, marcolopes disse:

Encoding UTF-8

SAFT também deve ter encoding UTF-8

Boa Tarde

Em Abril ou Maio passado, alguem aqui postou uma nova Portaria ou Diretiva que vinha confirmar ( a Diretiva de dezembro ) que o eInvoicing para Micro, Pequenas e Médias empresas tinha sido adiado para 31 de Dezembro de 2023

Alguem ainda tem o Link deste documento e que o possa postar aqui ?

Obrigado

Posted
On 7/13/2023 at 3:34 PM, Vitor P. said:

Boa Tarde

Em Abril ou Maio passado, alguem aqui postou uma nova Portaria ou Diretiva que vinha confirmar ( a Diretiva de dezembro ) que o eInvoicing para Micro, Pequenas e Médias empresas tinha sido adiado para 31 de Dezembro de 2023

Obrigado 

Isso foi apenas um comunicado do conselho de ministros que mencionou possíveis alterações aos mecanismos de envio de fatura eletrónica. Creio que não especificava datas e de qualquer maneira nada foi publicado no DR por isso a situação continua igual.

Posted (edited)
On 7/13/2023 at 3:34 PM, Vitor P. said:

Obrigado 

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS
Decreto-Lei n.º 42-A/2022 de 30 de junho

Adicionalmente, considerando que foi prorrogada a possibilidade de aceitação de faturas eletrónicas em PDF até dia 31 de dezembro de 2022, importa ainda alargar o prazo para receber e processar faturas eletrónicas até 31 de dezembro de 2022 para as micro, pequenas e médias empresas e para as entidades públicas enquanto entidades cocontratantes, no âmbito de procedimentos de contratação pública.

On 7/13/2023 at 7:07 PM, uplink42 said:

Isso foi apenas um comunicado do conselho de ministros que mencionou possíveis alterações aos mecanismos de envio de fatura eletrónica. Creio que não especificava datas e de qualquer maneira nada foi publicado no DR por isso a situação continua igual.

Não foi apenas um "comunicado"... é um Decreto-Lei: https://files.dre.pt/1s/2022/06/12501/0000200007.pdf

A FE-AP foi adiada para 31 de Dezembro.

Artigo 2.º
Alteração ao Decreto-Lei n.º 111-B/2017, de 31 de agosto
O artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 111-B/2017, de 31 de agosto, na sua redação atual, passa a ter a seguinte redação:
«Artigo 9.º
[...]
1 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
2 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
3 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
4 — O prazo referido no número anterior é alargado até 31 de dezembro de 2022 para as micro, pequenas e médias empresas, definidas nos termos da Recomendação 2003/361/CE, da Comissão Europeia, de 6 de maio de 2003, e para as entidades públicas enquanto entidades cocontratantes.
5 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
6 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
7 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . »

Edited by marcolopes
  • Vote 1

Posted
Em 13/07/2023 às 19:20, marcolopes disse:

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS
Decreto-Lei n.º 42-A/2022 de 30 de junho

Não foi apenas um "comunicado"... é um Decreto-Lei: https://files.dre.pt/1s/2022/06/12501/0000200007.pdf

A FE

Em 13/07/2023 às 19:20, marcolopes disse:

4 — O prazo referido no número anterior é alargado até 31 de dezembro de 2022 para as micro, pequenas e médias empresas

-AP foi adiada para 31 de Dezembro.

Essa data já foi!

Depois apareceu o referido comunicado do Conselho de Ministros, de 18/05/2023, mas ainda não passou a Lei: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/governo/comunicado-de-conselho-de-ministros?i=552

Nada de estranhar que venha a aparecer em Lei com efeitos retroativos, já aconteceu no passado e ninguem se queixou ...

Se formos ver a legislação consolidade desse Decreyo Lei verificamos que já várias vezes assim foi:

Citação

Artigo 9.º

Norma transitória

...

4 - O prazo referido no número anterior é alargado até 31 de dezembro de 2022 para as micro, pequenas e médias empresas, definidas nos termos da Recomendação 2003/361/CE, da Comissão Europeia, de 6 de maio de 2003, e para as entidades públicas enquanto entidades cocontratantes.

...

VER ALTERAÇÕES

Alterado pelo/a Artigo 2.º do/a Decreto-Lei n.º 42-A/2022 - Diário da República n.º 125/2022, 1º Suplemento, Série I de 2022-06-30, produz efeitos a partir de 2022-07-01

Alterado pelo/a Artigo 3.º do/a Decreto-Lei n.º 104/2021 - Diário da República n.º 230-A/2021, Série I de 2021-11-27, em vigor a partir de 2021-11-28, produz efeitos a partir de 2021-12-01

Alterado pelo/a Artigo 2.º do/a Decreto-Lei n.º 14-A/2020 - Diário da República n.º 69/2020, 1º Suplemento, Série I de 2020-04-07, em vigor a partir de 2020-04-08

Alterado pelo/a Artigo 2.º do/a Decreto-Lei n.º 123/2018 - Diário da República n.º 250/2018, Série I de 2018-12-28, em vigor a partir de 2019-01-01, produz efeitos a partir de 2019-01-02

• Vote 1
Posted
On 7/13/2023 at 10:40 PM, americob said:

Essa data já foi!

Depois apareceu o referido comunicado do Conselho de Ministros, de 18/05/2023, mas ainda não passou a Lei: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/governo/comunicado-de-conselho-de-ministros?i=552

Nada de estranhar que venha a aparecer em Lei com efeitos retroativos, já aconteceu no passado e ninguem se queixou ...

Se formos ver a legislação consolidade desse Decreto Lei verificamos que já várias vezes assim foi:

Mea culpa!

Fui à documentação e saiu o Decreto-Lei de 2022... este ano o adiamento não foi publicado em Decreto-Lei, apenas em comunicado.

Nem reparei no ano de publicação, com tanta coisa, pensei que fosse o Decreto já actualizado.

Mas vai dar ao mesmo...  uma vez que o decreto-lei que procede à alteração das normas de execução do Orçamento do Estado para 2023 foi APROVADO (estranho é a demora na publicação)

Posted (edited)
On 7/13/2023 at 11:05 PM, marcolopes said:

Mea culpa!

Fui à documentação e saiu o Decreto-Lei de 2022... este ano o adiamento não foi publicado em Decreto-Lei, apenas em comunicado.

Nem reparei no ano de publicação, com tanta coisa, pensei que fosse o Decreto já actualizado.

Mas vai dar ao mesmo...  uma vez que o decreto-lei que procede à alteração das normas de execução do Orçamento do Estado para 2023 foi APROVADO (estranho é a demora na publicação)

Como é que isto é um adiamento se nem indica para que data que foi adiado? Até sair um decreto lei nada  tem efeito.

Edited by uplink42