Jump to content

Recommended Posts

Posted
On 3/13/2023 at 12:00 PM, Pedro Alves said:

Tenho estado a ler os post aqui colocados e tenho encontrado muitas vezes a palavra "broker".

A ver se eu estou a entender bem a coisa, se o meu cliente quiser aderir à faturação electronica, vai ter custos "comigo" porque eu tenho de alterar o software para gerar o xml, validar etc. até aqui tudo bem. Mas depois terá também de ter custos com um broker? "Eu" posso ser um broker? O que é que isso implicaria desenvolver? 

Implicaria desenvolveres mecanismos de comunicação com todos os sistemas dos clientes do teu cliente, e com todos os brokers existentes no mercado segundo as especificações deles.

Ou podes simplesmente contratualizar um broker que integra com os sistemas de faturação e com o resto dos brokers do mercado. Isto vai ter custos variáveis dependendo da solução adotada.

Posted
On 3/13/2023 at 12:00 PM, Pedro Alves said:

Tenho estado a ler os post aqui colocados e tenho encontrado muitas vezes a palavra "broker".

A ver se eu estou a entender bem a coisa, se o meu cliente quiser aderir à faturação electronica, vai ter custos "comigo" porque eu tenho de alterar o software para gerar o xml, validar etc. até aqui tudo bem. Mas depois terá também de ter custos com um broker? "Eu" posso ser um broker? O que é que isso implicaria desenvolver? 

Vai andando para trás e verás uns debates muito interessantes sobre a questão dos brokers!!! 😐

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

Posted
Em 13/03/2023 às 17:27, marcolopes disse:

Vai andando para trás e verás uns debates muito interessantes sobre a questão dos brokers!!! 😐

Já percebi pq me pediram para "tratar" deste assunto, hoje tive de solicitar uma reunião com o meu chefe porque isto no fim de semana "comeu-me" a cabeça toda.

Ele lá me explicou a razão do pedido.

Então é assim, temos vários clientes, mas dois deles são Câmaras Municipais, que pagam à Saphety pelo serviço "Saphety Invoice Network".

O meu chefe é novo na empresa, deu-me este presente na quarta-feira, porque a nossa empresa quer que estas duas câmaras municipais deixem de ter custos com a Saphety ou qualquer outro broker, no que respeita à faturação electronica, ou seja, querem que esses dois clientes deixem de ter esse custo e fiquem apenas dependentes de "nós" para a faturação electrónica.

Eu não sabia, mas o nosso software já gera dados das faturas num formato acordado com a Saphety (trabalho feito por dois colegas que já saíram da empresa), eles (Saphety) depois fazem tudo relacionado com a faturação electrónica ao abrigo do serviço pago pela autarquia.

A meu ver e depois de ler muito sobre este tema aqui no fórum, não estou a conseguir encontrar vantagens em avançar com o quer que seja.

Na minha opinião parece-me que o melhor é deixar tudo conforme está e a única coisa com que nos devemos preocupar é manter a geração e formato dos dados, que os colegas implementaram, para a integração com a Saphety, mais nada!

Claro que não me cabe a mim tomar decisões, sou funcionário, mas queria ter uma base sólida e fundamentada para apresentar ao meu chefe de que, de momento, não há vantagens em avançar com "este projeto", isto para que ele possa depois justificar superiormente.

Qual é a vossa opinião?

E outra coisa, corriga-me se estiver errado, mas sendo autarquias não há qualquer vantagem da minha empresa iniciar o processo de onboarding junto da ESPA ou há?

Obrigado.

Posted
On 3/13/2023 at 6:14 PM, TaDificil said:

Já percebi pq me pediram para "tratar" deste assunto, hoje tive de solicitar uma reunião com o meu chefe porque isto no fim de semana "comeu-me" a cabeça toda.

Ele lá me explicou a razão do pedido.

Então é assim, temos vários clientes, mas dois deles são Câmaras Municipais, que pagam à Saphety pelo serviço "Saphety Invoice Network".

O meu chefe é novo na empresa, deu-me este presente na quarta-feira, porque a nossa empresa quer que estas duas câmaras municipais deixem de ter custos com a Saphety ou qualquer outro broker, no que respeita à faturação electronica, ou seja, querem que esses dois clientes deixem de ter esse custo e fiquem apenas dependentes de "nós" para a faturação electrónica.

Eu não sabia, mas o nosso software já gera dados das faturas num formato acordado com a Saphety (trabalho feito por dois colegas que já saíram da empresa), eles (Saphety) depois fazem tudo relacionado com a faturação electrónica ao abrigo do serviço pago pela autarquia.

A meu ver e depois de ler muito sobre este tema aqui no fórum, não estou a conseguir encontrar vantagens em avançar com o quer que seja.

Na minha opinião parece-me que o melhor é deixar tudo conforme está e a única coisa com que nos devemos preocupar é manter a geração e formato dos dados, que os colegas implementaram, para a integração com a Saphety, mais nada!

Claro que não me cabe a mim tomar decisões, sou funcionário, mas queria ter uma base sólida e fundamentada para apresentar ao meu chefe de que, de momento, não há vantagens em avançar com "este projeto", isto para que ele possa depois justificar superiormente.

Qual é a vossa opinião?

E outra coisa, corriga-me se estiver errado, mas sendo autarquias não há qualquer vantagem da minha empresa iniciar o processo de onboarding junto da ESPA ou há?

Obrigado.

O meu conselho é... se FUNCIONA NÃO MEXAS!!! 😄

No que toca a BROKERS, foge a 7 pés!!!

No que toca ao CIUS, dá sempre jeito, mas para sem feito como deve ser, é um calvário!

Se o vosso sistema já comunica com o broker contratado por essas "autarquias" (presumo que seja EDI 😕) então é deixar estar...

Claro está que, quando um dia aparecerem clientes com necessidades de ligação à ESPAP por exemplo, alguma coisa terá de ser feita (e como me parece que a exportação CIUS não está desenvolvida, lá terá de ser!)

Já agora, qual é a linguagem de programação?

Posted
Em 13/03/2023 às 19:46, marcolopes disse:

O meu conselho é... se FUNCIONA NÃO MEXAS!!! 😄

No que toca a BROKERS, foge a 7 pés!!!

No que toca ao CIUS, dá sempre jeito, mas para sem feito como deve ser, é um calvário!

Se o vosso sistema já comunica com o broker contratado por essas "autarquias" (presumo que seja EDI 😕) então é deixar estar...

Claro está que, quando um dia aparecerem clientes com necessidades de ligação à ESPAP por exemplo, alguma coisa terá de ser feita (e como me parece que a exportação CIUS não está desenvolvida, lá terá de ser!)

Já agora, qual é a linguagem de programação?

Principalmente C#, mas os colegas usaram java para gerar a informação no formato da Saphety, é um utilitário, à parte do nosso software, ao qual ainda não tive acesso (source code).

Que tipos de clientes poderão ter necessidade de ligação à ESPAP? Isso é outro assunto que ainda não está bem claro para mim.

Obrigado.

Posted (edited)
On 3/13/2023 at 7:27 PM, TaDificil said:

Que tipos de clientes poderão ter necessidade de ligação à ESPAP? Isso é outro assunto que ainda não está bem claro para mim.

Obrigado.

75% de TODAS as empresas públicas portuguesas!!! https://www.espap.gov.pt/Imagens/Documento.ashx?id=252

Edited by marcolopes

Posted
Em 13/03/2023 às 20:27, TaDificil disse:

Principalmente C#, mas os colegas usaram java para gerar a informação no formato da Saphety, é um utilitário, à parte do nosso software, ao qual ainda não tive acesso (source code).

Obrigado.

Vou-te explicar o que eu fiz

Integrei-me com a ILink que manda para toda a gente incluindo o espap.

Para te ligares via RestAPI e facilimo,. Fiz uma class em c# com 50 linhas de codigo.

Fazes o ficheiro CIUS e depois implementas a ligação com a ilink. Aqui cobres quase todos os casos.

Eu tb me integrei com o ESPAP e com a saphety tb via RestAPI, mas basicamente quase todos os meus clientes só usam a ilink.

Eu percebo para quem apanhou isto agora seja complicado, mas daqui a uns tempo isto não é nada de especial. 

Fazer a integração com a AT por causa das series (eu não preciso de documentos de transporte) é que para mim foi uma dor de cabeça....

Jorge Rocha

Posted
On 3/13/2023 at 8:39 PM, JorgeRocha said:

Vou-te explicar o que eu fiz

Integrei-me com a ILink que manda para toda a gente incluindo o espap.

Para te ligares via RestAPI e facilimo,. Fiz uma class em c# com 50 linhas de codigo.

Fazes o ficheiro CIUS e depois implementas a ligação com a ilink. Aqui cobres quase todos os casos.

Eu tb me integrei com o ESPAP e com a saphety tb via RestAPI, mas basicamente quase todos os meus clientes só usam a ilink.

Eu percebo para quem apanhou isto agora seja complicado, mas daqui a uns tempo isto não é nada de especial. 

Fazer a integração com a AT por causa das series (eu não preciso de documentos de transporte) é que para mim foi uma dor de cabeça....

A Ilink não cobra pela abertura das contas para ligação À ESPAP?

Posted
Em 13/03/2023 às 20:52, marcolopes disse:

A Ilink não cobra pela abertura das contas para ligação À ESPAP?

Não, nada

Podes criar uma conta. 

No help deles tem como se faz e fazes os testes todos e não pagas nada.

Só cobram o que envias em produção.

Jorge Rocha

Posted (edited)
On 3/13/2023 at 11:01 PM, JorgeRocha said:

Não, nada

Podes criar uma conta. 

No help deles tem como se faz e fazes os testes todos e não pagas nada.

Só cobram o que envias em produção.

Espera lá... COBRAM pela interligação com a ESPAP?? (envio de documentos)

Edited by marcolopes

Posted (edited)

Boas. Para quem ainda tem dúvidas sobre a faturação eletrónica, assisti recentemente a 2 webinars que podem ser esclarecedores:

ilink (introdução, partilha de experiência de entidades públicas e empresas de desenvolvimento): https://www.youtube.com/watch?v=UZIQP2_XCP0

saphety (regras e consequências jurídicas): https://www.youtube.com/watch?v=QaWfVIJcT7A

Edited by uplink42
  • Thanks 1
Posted
Em 15/03/2023 às 16:42, uplink42 disse:

Boas. Para quem ainda tem dúvidas sobre a faturação eletrónica, assisti recentemente a 2 webinars que podem ser esclarecedores:

ilink (introdução, partilha de experiência de entidades públicas e empresas de desenvolvimento): https://www.youtube.com/watch?v=UZIQP2_XCP0

saphety (regras e consequências jurídicas): https://www.youtube.com/watch?v=QaWfVIJcT7A

O da Saphety não assisti mas assisti o da iLink. E a única impressão com que fiquei foi de uma campanha publicitária á iLink com o apoio e testemunho de uma software house, no caso a ediprinter, e um organismo publico. No essencial a iLink é maravilhosa dá um apoio maravilhoso e é O "life saver" da facturação electronica.

De resto esta coisa da facturação electronica continua a mesma tourada do costume. Não mudou NADA!

A SAPHETY c... nos outros todos. E penso que ainda existem brokers que também não comunicam uns com os outros.

Palhaçada. Este país vai de mal a pior.

Posted (edited)
On 12/8/2022 at 6:14 PM, americob said:

É ao contrário, a fatura "sem papel" (Portaria 144/2019) só se pode aplicar a consumidores finais.

A questão é, usando aquivo em papel, depois de impresso o PDF em papel como consegue o um inspetor da AT justificar que o PDF foi impresso pelo cliente e não pelo fornecedor, a não ser que o cliente o confesse.

A estupidez que entretanto vai gerar é, no caso de utilização de Arquivo Digital, que o empresário (ou o contabilista) vai ser obrigado a imprimir o PDF e depois digitalizá-lo, senão fica lá visível que o PDF nunca chegou a ser impresso.

No sentido contrário, o PDF assinado não pode ser impresso para conservar a assinatura, logo obriga a Arquivo Digital, mas ninguém se preocupa com isso.

@americob

Cá estão os desenvolvimentos que vão tornar a assinatura de PFD totalmente obsoleta (em Portugal): https://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/79688-faturas-sem-papel-fsp-gov

Só espero que as limitações práticas e a complexidade de implementação não estejam ao nível do sistema SAFE!

Edited by marcolopes
  • Vote 1

Posted (edited)
On 3/17/2023 at 9:22 PM, uplink42 said:

Acho uma boa iniciativa, mas não vejo em lado nenhum que esse sistema vai assinar os PDFs. 

Está integrado com o SAFE ou é só especulação?

Especulação... não estou a ver a "estupidez" de um sistema autenticado, com validação da AMA, para remeter documentos aos clientes finais, sem que os mesmos sejam assinados pela AMA! (uma vez que se o sistema utiliza os mesmos princípios de adesão do sistema SAFE)

Seria um pagode monumental (e nesse caso inverto o que disse, e consideraria isto uma das maiores falácias do governo português) caso fosse necessário usar o SAFE para assinar e posteriormente a FATURA SEM PAPEL para "remeter" o PDF ao consumidor!!!!!!!!!

Aliás, nem tal faz qualquer sentido!!!!

Uma vez o PDF ASSINADO através do SAFE (ou outro sistema legal), pode muito bem ser enviado directamente ao consumidor por email! Qual seria a utilidade da FATURA SEM PAPEL neste caso?!? ZERO!

Edited by marcolopes

Posted

Pessoal, preciso de uma pequena ajuda!

O meu CIUS-PT está praticamente todo perfeito, mas um dos brokers/saphety, diz-me que o email é invalido quando tenho lá essa tag, e parece-me tudo OK a nivel de estrutura.
Tenho na estrutura do cliente isto, mas na saphety diz que não tenho o email definido, o que terei eu mal?
Tenho esta estrutura (que eh igual) tanto no cliente como nos dados da empresa,

sw.WriteLine(dFuncs.F_Tabs(3) & "<cac:Contact>")
            sw.WriteLine(dFuncs.F_Tabs(4) & "<cbc:Name>" & dt.Rows(0)("cli_nome") & "</cbc:Name>")
            If dFuncs.IsValidEmail(dt.Rows(0)("cli_email")) Then
                sw.WriteLine(dFuncs.F_Tabs(4) & "<cbc:ElectronicMail>" & dt.Rows(0)("cli_email") & "</cbc:ElectronicMail>")
            End If
            sw.WriteLine(dFuncs.F_Tabs(3) & "</cac:Contact>")

Erro saphety:
https://i.postimg.cc/5t5GMxbT/7HBBixT.jpg

Posted (edited)
On 3/17/2023 at 10:02 PM, marcolopes said:

Especulação... não estou a ver a "estupidez" de um sistema autenticado, com validação da AMA, para remeter documentos aos clientes finais, sem que os mesmos sejam assinados pela AMA! (uma vez que se o sistema utiliza os mesmos princípios de adesão do sistema SAFE)

Seria um pagode monumental (e nesse caso inverto o que disse, e consideraria isto uma das maiores falácias do governo português) caso fosse necessário usar o SAFE para assinar e posteriormente a FATURA SEM PAPEL para "remeter" o PDF ao consumidor!!!!!!!!!

Aliás, nem tal faz qualquer sentido!!!!

Uma vez o PDF ASSINADO através do SAFE (ou outro sistema legal), pode muito bem ser enviado directamente ao consumidor por email! Qual seria a utilidade da FATURA SEM PAPEL neste caso?!? ZERO!

A documentação deles menciona algo sobre assinaturas, mas não clarifica e aponta para uma secção que nem existe lol. A ver veremos se é funcional e prático de usar, que segundo o que conheço da AMA provavelmente não vai ser... E onde vão arranjar capacidade de processamento para receber e assinar potencialmente milhões de PDFs por dia? Este processo de assinar um ficheiro completo é muito mais pesado que o simples Hash signing do SAFE.

Mesmo que não assine o PDF, o sistema continua a ser útil porque deixas de fornecer o teu e-mail às empresas e passas a receber as faturas a partir de um único endereço confiável do governo (menos phishing e scams).

Enfim... Espero que seja funcional de modo a eliminar os custos abusivos destas empresas de certificados.

Edited by uplink42
Posted (edited)
On 3/18/2023 at 5:11 AM, uplink42 said:

A documentação deles menciona algo sobre assinaturas, mas não clarifica e aponta para uma secção que nem existe lol. A ver veremos se é funcional e prático de usar, que segundo o que conheço da AMA provavelmente não vai ser... E onde vão arranjar capacidade de processamento para receber e assinar potencialmente milhões de PDFs por dia? Este processo de assinar um ficheiro completo é muito mais pesado que o simples Hash signing do SAFE.

Mesmo que não assine o PDF, o sistema continua a ser útil porque deixas de fornecer o teu e-mail às empresas e passas a receber as faturas a partir de um único endereço confiável do governo (menos phishing e scams).

Enfim... Espero que seja funcional de modo a eliminar os custos abusivos destas empresas de certificados.

Actualizei este post: https://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/79688-faturas-sem-papel-fsp-gov/#comment-630452

2 Arquitetura da Solução
A Fatura Sem Papel (FSP) está inserida no ecossistema Autenticacao.Gov (ver Figura 1), tirando proveito das funcionalidades de sistemas já existentes. Nomeadamente:
1. Fornecedor de Autenticação (FA) – responsável pela autenticação de cidadãos, podendo os cidadãos utilizar a Chave Móvel Digital (CMD) ou o Cartão de Cidadão (CC) para proceder à sua autenticação. Após correta autenticação, o FA comunica com a FSP para criação de conta de assinatura de faturas eletrónicas;
2. Sistema de Certificação de Atributos Profissionais (SCAP) – responsável pela gestão e obtenção de atributos, em particular, os empresariais de cidadãos. A FSP comunica com o SCAP para verificar se um cidadão tem o atributo necessário para criar uma conta de envio de faturas eletrónicas.
A FSP integra com estes dois sistemas no fluxo de criação de conta (ver 4.1.1). Este fluxo é iniciado pelo Software de Faturação, comunicando com o FA.

Mas... com esta informação fico baralhado quando à assinatura digital: https://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/79688-faturas-sem-papel-fsp-gov/#comment-630468

Edited by marcolopes

• 2 weeks later...
Posted

Pessoal, ajudem aqui noutra situação!

nr contrato
nr compromisso
nr cabimento

tenho isto inserido, e saphety diz que nao tem nada inserido, ja comparei com outros software's e está tudo igual,
haverá outro campo para a mesma coisa?

<cbc:Note>#ADDITIONALPROPERTY#CABIMENTO#11111111#</cbc:Note>
  <cbc:Note>#ADDITIONALPROPERTY#NUM_DOCS_PROJETO#22222222#</cbc:Note>
  <cbc:Note>#NUMBER@ATCERTIFIEDPROGRAM#000#</cbc:Note>
  <cbc:Note>#HASHCODE@ATCERTIFIEDPROGRAM#FRvN#</cbc:Note>
  <cbc:Note>#DESCRIPTION@ATCERTIFIEDPROGRAM#FRvN-Processado por programa certificado 0000#</cbc:Note>
  <cbc:Note>#DESCRIPTION@INVOICEPERIOD#30 Dias#</cbc:Note>
  <cbc:TaxPointDate>2023-03-30</cbc:TaxPointDate>
  <cbc:DocumentCurrencyCode>EUR</cbc:DocumentCurrencyCode>
  <cbc:TaxCurrencyCode>EUR</cbc:TaxCurrencyCode>
  <cbc:AccountingCost>33333333</cbc:AccountingCost>

• 1 month later...
Posted

Acabei de ler isto e fiquei estupefacto (in https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/governo/comunicado-de-conselho-de-ministros?i=552😞

Comunicado do Conselho de Ministros de 18 de maio de 2023:
...
9. Foi aprovado o decreto-lei que procede à alteração das normas de execução do Orçamento do Estado para 2023.

Entre as principais alterações, destaque para a eliminação, no Código dos Contratos Públicos, de limitações percentuais relativas à subcontratação, o 
alargamento do prazo para as micro, pequenas e médias empresas e para as entidades públicas poderem utilizar mecanismos de faturação diferentes da 
fatura eletrónica, e a instituição de um regime que permite aprofundar o acompanhamento das ações que contribuem para o cumprimento dos Objetivos de 
Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
...

Então agora, passados quase 5 meses de passar o prazo anterior (31/12/2022) é que vêm "alargar o prazo para as micro, pequenas e médias empresas e para as entidades públicas poderem utilizar mecanismos de faturação diferentes da fatura eletrónica"?

• Vote 2