Jump to content

Norma europeia de fatura eletrónica: eInvoicing - Diretiva 2014/55/EU

Recommended Posts

JorgeRocha
59 minutos atrás, desconfiado disse:

Alguém me sabe dizer o porquê destes novos certificados, ou selos, terem de ser online?

Em Espanha aparentemente desconhecem totalmente estes novos certificados em cloud.

Isto é mais uma "mania" tuga ou existe algum fundamento para isto a nível europeu ou internacional?

Não confundas as coisas:

Selo eletrónico é uma coisa, cloud é outra.

O selo pode ser via smartcard ou pen, algumas empresas é que tem a capacidade de assinar na cloud e inserir o selo eletronico. 

Jorge Rocha

• Replies 797
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

• marcolopes

131

• CrominhO

92

• desconfiado

65

• JorgeRocha

55

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ao contrário do passado com as guias de transporte e faturas, quem precisar de exemplo e implementação da Fatura Eletrónica XML em UBL que diga. Com validador incluído.

OK malta, ainda pensei que isto ia lá depois de esfumarem um pouco, mas estou a ver que não... Daqui a tempos, alguém, quem sabe um de vocês, vai precisar pesquisar uma cena qualquer no tópico, e o q

Sabem o que vos digo,  já comuniquei com eles pela(s) Empresa(s), super simpáticos, mas nem um Sim nem um Não, foi um NIN. Por enquanto é grátis e depois logo se vê.  Já comuniquei a título

marcolopes
10 minutes ago, JorgeRocha said:

Não confundas as coisas:

O selo pode ser via smartcard ou pen, algumas empresas é que tem a capacidade de assinar na cloud e inserir o selo eletronico. 

Agora levantas uma bela questão!!!

Como é que o SMARTCARD ou PEN garantem o "selo temporal"?????

The simplest explanation is usually the correct one

JAVA Utilities: https://github.com/marcolopes/dma

desconfiado
Posted (edited)
25 minutos atrás, JorgeRocha disse:

Não confundas as coisas:

"Certificado qualificado de selo eletrónico" é o nome que lhe dão. E quando digo assinar em cloud estou-me a referir ao facto de termos de enviar o documento para um serviço que funciona em cloud, ou num alojamento online (whatever), e obter o mesmo documento já assinado.

Esta coisa de assinar documentos com um certificado em ficheiro .cer ou pfx já não se usa? Ou isto de assinar via webservices é uma "coisa tuga"? Não vejo os outros países, pelo menos espanha, a obrigarem a isto. E como diz o marcolopes 

Citação

Como é que o SMARTCARD ou PEN garantem o "selo temporal"?????

A certificate store da Microsoft virou obsoleta?

Edited by desconfiado
JorgeRocha
3 minutos atrás, desconfiado disse:

"Certificado qualificado de selo eletrónico" é o nome que lhe dão. E quando digo assinar em cloud estou-me a referir ao facto de termos de enviar o documento para um serviço que funciona em cloud, ou num alojamento online (whatever), e obter o mesmo documento já assinado.

Esta coisa de assinar documentos com um certificado em ficheiro .cer ou pfx já não se usa? Ou isto de assinar via webservices é uma "coisa tuga"? Não vejo os outros países, pelo menos espanha, a obrigarem a isto. E como diz o marcolopes 

Eu acho que não percebo nada disto.

Mas, eu tenho um certificado e uso o adobe + esse ficheiro para assinar. Isto é uma coisa.

eu tenho um certificado qualificado com selo, eu posso ter a validação do certificado numa pen ou num smartcard. Estes equipamentos, tem software que contatam alguém para validar a data e hora! 

O conceito de cloud é uma determinada empresa fazer isso para tu não teres nada (hardware) do teu lado.

Imagina isto, tens um tasco qq que envia faturas eletrónicas por exemplo e tens 10 postos, queres ter 10 pen ou 10 smartcards para fazer isto ?

Pode ter ou usas um serviço remoto para o fazer ....  

Jorge Rocha

marcolopes
12 minutes ago, desconfiado said:

Claro que se usa!

Eu uso. Toda a gente usa!

Ainda agora recebi uma factura da Worten assinada com certificado da JASMIM (primavera)!

Um certificado qualificado para assinatura de documentos serve para garantir que os dados não são violados.

Mas a norma da factura electrónica agora, pelos vistos (ainda não li) exige que a DATA/HORA sejam garantidos...

Se me dizem que mesmo em PEN ou SMARTCARD há software que contacta um servidor para garantir a DATA/HORA, já entendo, caso contrário, seria o mesmo que ter um certificado qualificado na nossa máquina.

Sergio.

Vou vender o peixe ao mesmo preço que me venderam,

Se usar a PEN ou o SMARTCARD o utilizador tem que introduzir a password por cada documento (não existe forma de ultrapassar isto para ser automático), logo isto não tem aplicabilidade prática para a maioria das empresas.

Existe 2 outras formas, ambas implica contactar a empresa certificadora. (acho que é este o termo)

Opção A - Com os dados de autenticação solicitar um TOKEN e depois assinar o PDF

Opção B - Enviar o PDF e o email do destinatário, a empresa assina e envia. Esta opção ainda tem a Sub-Opção de se poder guardar durante 10 anos ou não.

Todos os processos, incluindo os físicos, necessitam ter "Selos" disponíveis para poder assinar, caso contrario tem que se adquirir mais à empresa certificadora.

Foi assim que me explicaram....

• Vote 1
ruivop
19 horas atrás, marcolopes disse:

Claro que se usa!

Eu uso. Toda a gente usa!

Ainda agora recebi uma factura da Worten assinada com certificado da JASMIM (primavera)!

Um certificado qualificado para assinatura de documentos serve para garantir que os dados não são violados.

Mas a norma da factura electrónica agora, pelos vistos (ainda não li) exige que a DATA/HORA sejam garantidos...

Se me dizem que mesmo em PEN ou SMARTCARD há software que contacta um servidor para garantir a DATA/HORA, já entendo, caso contrário, seria o mesmo que ter um certificado qualificado na nossa máquina.

Não sou expert, mas, segundo o que percebi, assinar tem de ser feito com um certificado normal, mas reconhecido pela União Europeia (daí ser qualificado). Este certificado pode ser um ficheiro, geralmente ou está na cloud ou dão uma pen ou um cartão com esse certificado. Com este certificado (normalmente) assina-se um hash de um documento.

Outra coisa completamente diferente são os selos temporais. Os selos temporais apenas podem ser feitos remotamente, num servidor reconhecido (a hora é verificada pela união europeia). Para usar um serviço destes temos que enviar a hash do documento e o que o serviço faz é assinar essa hash com o valor da hora. No fundo o token que identifica a hora é:

• assinatura (para garantir que foi feito por um servidor com a hora correta) da hash de um documento.
  • hora (para identificar quando foi feita a assinatura)

https://blog.eid.as/tag/time-stamping-authority/

https://www.digitalsign.pt/pt/solucoes-corporativas/selos-temporais ("como funciona?")
https://www.multicert.com/en/products/digital-transformation/timestamps/ ("Timestamps are provided based on the time synchronized with the atomic clock of the Lisbon Astronomical Observatory that provides the Portuguese official time")

Em relação ao que vi anteriormente, disseram que era necessário fazer a ligação com a Saphety para comunicar com a FE-AP. Não percebi muito bem porquê... Eles são só uma entidade que fala com o serviço do estado. Logo, (penso eu) que qualquer outro broker que comunique com esse serviço ou mesmo fazer a ligação direta, deveria fazer a mesma coisa... Não?

Edited by ruivop
pensava que eram as assinaturas que eram assinadas mas afinal são as hashes dos documentos
  • Vote 1
marcolopes
On 3/30/2021 at 10:49 AM, ruivop said:

Em relação ao que vi anteriormente, disseram que era necessário fazer a ligação com a Saphety para comunicar com a FE-AP. Não percebi muito bem porquê... Eles são só uma entidade que fala com o serviço do estado. Logo, (penso eu) que qualquer outro broker que comunique com esse serviço ou mesmo fazer a ligação direta, deveria fazer a mesma coisa... Não?

A questão aqui é as empresa públicas ESCOLHEM o seu broker! Ou te ligas a um broker que faz comunicação com o broker que a EP escolheu, ou nada feito!

E neste momento existem 2 brokers que fazem esse interligação.

A SAPHETY não faz! Logo, se comunicas apenas com a SAPHETY, nunca vais poder comunicar com as EP que estejam ligadas a outros brokers!

Por sua vez, pelo que li, os 2 brokers que fazem a interligação, não comunicam com a SAPHETY!

rdolxd
13 horas atrás, marcolopes disse:

A questão aqui é as empresa públicas ESCOLHEM o seu broker! Ou te ligas a um broker que faz comunicação com o broker que a EP escolheu, ou nada feito!

E neste momento existem 2 brokers que fazem esse interligação.

A SAPHETY não faz! Logo, se comunicas apenas com a SAPHETY, nunca vais poder comunicar com as EP que estejam ligadas a outros brokers!

Por sua vez, pelo que li, os 2 brokers que fazem a interligação, não comunicam com a SAPHETY!

Estou com alguma dificuldade a entender este problema, há umas semanas atrás, enviei um email à espap a perguntar se bastava comunicar com os webservices deles para ter para ter implementado a FE-AP, ao que me disseram sim, contudo perguntei sobre essa situação de outros brokers por causa do que tinha lido aqui no fórum, e ainda estou confuso acerca disto, eles dizem que a comunicação com eles será apenas para os clientes aderentes à solução FE-AP, todos os outros sim tenho de fazer ligação com outros brokers. Existem entidades públicas que podem não aderir a esta tal solução FE-AP que eles falam? ou a situação é outra que não estou a ver bem o filme?

desconfiado
1 hora atrás, rdolxd disse:

Estou com alguma dificuldade a entender este problema, há umas semanas atrás, enviei um email à espap a perguntar se bastava comunicar com os webservices deles para ter para ter implementado a FE-AP, ao que me disseram sim, contudo perguntei sobre essa situação de outros brokers por causa do que tinha lido aqui no fórum, e ainda estou confuso acerca disto, eles dizem que a comunicação com eles será apenas para os clientes aderentes à solução FE-AP, todos os outros sim tenho de fazer ligação com outros brokers. Existem entidades públicas que podem não aderir a esta tal solução FE-AP que eles falam? ou a situação é outra que não estou a ver bem o filme?

De acordo com o decreto-lei 123/2018, no artigo 3º alinea 2a., 

Citação

2 - A ESPAP, I. P., fornece a solução para a receção e o processamento de faturas eletrónicas pelas entidades referidas nos n.os 1 e 2 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 111-B/2017, de 31 de agosto, na redação conferida pelo presente decreto-lei, atendendo às necessidades e especificidades de cada setor, caso existam, e garantindo o relacionamento e colaboração eletrónica com os cocontratantes, nas seguintes condições de adesão:

a) Integram o âmbito de entidades vinculadas à utilização obrigatória do sistema de faturação eletrónica fornecido pela ESPAP, I. P., os serviços da Administração direta do Estado e os institutos públicos;

b) Integram o âmbito de entidades voluntárias que podem aderir ao sistema de faturação eletrónica fornecido pela ESPAP, I. P., os serviços e entidades não referidos no número anterior, incluindo a Presidência da República, a Assembleia da República, a Procuradoria-Geral da República, os tribunais, as entidades administrativas independentes com funções de regulação, as entidades do setor público empresarial e as instituições de ensino superior públicas previstas na Lei n.º 62/2007, de 10 de setembro, independentemente da sua natureza.

3 - A adesão das entidades voluntárias a que se refere a alínea b) do número anterior faz-se mediante a celebração de contrato com a ESPAP, I. P.

As restantes entidades, camaras municipais, hospitais e outros, bem como empresas privadas tipo GALPs que também estão a aderir á factura electrónica contratam o broker que quiserem.

O problema reside no facto de os brokers não comunicarem uns com os outros, a Saphety aparentemente não comunica com nenhum apenas espap. Alguns comunicam entre eles mas não todos nem com todos.

Quem faz estas leis não tem noção da realidade.

• Vote 2

Boa tarde.

Alguém poderia fornecer-me um exemplo de uma FE XML cius-pt   simples COM desconto que valide sem problemas?

Agradeço desde já

Edited by snsz
JorgeRocha
3 horas atrás, snsz disse:

Boa tarde.

Alguém poderia fornecer-me um exemplo de uma FE XML cius-pt   simples COM desconto que valide sem problemas?

Agradeço desde já

Boas, 

Isso eu não tenho porque na minha área de negocio não podem fazer descontos, esquisito é mas é mesmo assim

Tenho IVA a 0 para cliente internacionais, mas vou-te dizer não foi pera doce !

Jorge Rocha

JorgeRocha
Em 01/04/2021 às 10:08, desconfiado disse:

Quem faz estas leis não tem noção da realidade.

Se fosse só aqui ....que bem que estávamos.

vi por acaso num debate da tvi 24 (aqueles programas das 11h da noite) um fiscalista de renome (eu já o vi varias vezes, mas neste momento não me lembro) a dizer qq coisa como "eu tenho certas dificuldades em acompanhar a quantidade de alterações produzidas de um ano para o outro. O nosso sistema fiscal é extremamente complexo!".

A SERIO !!! FOD#$&%$& o pessoal de informática são heróis CARAL#$&$%& (desculpem sou do norte carago!) 

• Vote 2

Jorge Rocha

JorgeRocha
Em 23/03/2021 às 11:55, Stephane Soares disse:

Bom dia,

Alguem conseguiu assinar digitalmente em php um pdf usando os certificados da digitalsign ?

Já tenho o token correto, o totpvalue etc, consigo receber deles a hashsig etc mas nao estou a perceber como posso assinar depois o pdf com isso.

Tentei em C# e consegui.

Mas é um bocadinho intragável a forma de o fazer.

Jorge Rocha

kalin
5 horas atrás, snsz disse:

Boa tarde.

Agradeço desde já

Vou ter que pegar nisso na próxima semana, se conseguir depois deixo aqui um exemplo.

Entretanto que alguém tiver ficheiros a validar com descontos, também agradeço, de certeza que me vai ajudar bastante.

rdolxd
12 horas atrás, snsz disse:

Boa tarde.

Agradeço desde já

Estou neste momento a tratar de implementar isso, assim que consiga ter um exemplo válido, posso postar aqui

Uma fatura normal valida sem problemas, quando aparecem as com descontos é que o caldo entorna :)

Edited by snsz
uplink42

Boas @snsz

Aqui está um CIUS-PT válido para uma fatura com desconto global:

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<Invoice xmlns="urn:oasis:names:specification:ubl:schema:xsd:Invoice-2" xmlns:cac="urn:oasis:names:specification:ubl:schema:xsd:CommonAggregateComponents-2" xmlns:cbc="urn:oasis:names:specification:ubl:schema:xsd:CommonBasicComponents-2">
    <cbc:CustomizationID>urn:cen.eu:en16931:2017#compliant#urn:feap.gov.pt:CIUS-PT:2.1.1.</cbc:CustomizationID>
    <cbc:ID>FT/78984</cbc:ID>
    <cbc:IssueDate>2021-03-26</cbc:IssueDate>
    <cbc:DueDate>2024-04-27</cbc:DueDate>
    <cbc:InvoiceTypeCode>FT</cbc:InvoiceTypeCode>
    <cbc:Note>#ADDITIONALPROPERTY#CABIMENTO#CABIMENTO1#</cbc:Note>
    <cbc:Note>#ADDITIONALPROPERTY#REQUISICAO#REQUISISAO1#</cbc:Note>
    <cbc:DocumentCurrencyCode>EUR</cbc:DocumentCurrencyCode>
    <cbc:AccountingCost>COMPROMISSO1</cbc:AccountingCost>
    <cbc:BuyerReference>IDCLIENTE</cbc:BuyerReference>
    <cac:OriginatorDocumentReference>
        <cbc:ID>ACORDOQUADRO1</cbc:ID>
    </cac:OriginatorDocumentReference>
    <cac:ContractDocumentReference>
        <cbc:ID>CONTRATO1</cbc:ID>
    </cac:ContractDocumentReference>
    <cac:AccountingSupplierParty>
        <cac:Party>
            <cbc:EndpointID schemeID="9946">PT264051181</cbc:EndpointID>
            <cac:PartyName>
                <cbc:Name>Ent T2</cbc:Name>
            </cac:PartyName>
            <cac:PostalAddress>
                <cbc:StreetName>Desconhecido</cbc:StreetName>
                <cbc:CityName>Desconhecido</cbc:CityName>
                <cbc:PostalZone>0000-000</cbc:PostalZone>
                <cac:Country>
                    <cbc:IdentificationCode>PT</cbc:IdentificationCode>
                </cac:Country>
            </cac:PostalAddress>
            <cac:PartyTaxScheme>
                <cbc:CompanyID>PT264051181</cbc:CompanyID>
                <cac:TaxScheme>
                    <cbc:ID>VAT</cbc:ID>
                </cac:TaxScheme>
            </cac:PartyTaxScheme>
            <cac:PartyLegalEntity>
                <cbc:RegistrationName>Ent T2</cbc:RegistrationName>
            </cac:PartyLegalEntity>
            <cac:Contact>
                <cbc:Telephone>123456789</cbc:Telephone>
                <cbc:ElectronicMail>gibyry@getnada.com</cbc:ElectronicMail>
            </cac:Contact>
        </cac:Party>
    </cac:AccountingSupplierParty>
    <cac:AccountingCustomerParty>
            <cbc:EndpointID schemeID="9946">PT502124083</cbc:EndpointID>
                <cbc:Name>Entidade DDD</cbc:Name>
                <cbc:StreetName>CCCC</cbc:StreetName>
                <cbc:CityName>444555</cbc:CityName>
                <cbc:PostalZone>9000-111</cbc:PostalZone>
                <cbc:CompanyID>PT502124083</cbc:CompanyID>
                <cbc:RegistrationName>Entidade DDD</cbc:RegistrationName>
                <cbc:Telephone>999999999</cbc:Telephone>
                <cbc:ElectronicMail>teste@getnada.com</cbc:ElectronicMail>
    </cac:AccountingCustomerParty>
    <cac:Delivery>
        <cac:DeliveryLocation>
            <cac:Address>
                <cbc:StreetName>Rua do Vieiro, 2</cbc:StreetName>
                <cbc:CityName>Aveiro</cbc:CityName>
                <cbc:PostalZone>7440-787</cbc:PostalZone>
            </cac:Address>
        </cac:DeliveryLocation>
    </cac:Delivery>
    <cac:AllowanceCharge>
        <cbc:ChargeIndicator>false</cbc:ChargeIndicator>
        <cbc:AllowanceChargeReason>desconto comercial</cbc:AllowanceChargeReason>
        <cbc:Amount currencyID="EUR">100.00</cbc:Amount>
        <cac:TaxCategory>
            <cbc:ID>NOR</cbc:ID>
            <cbc:Percent>23.00</cbc:Percent>
        </cac:TaxCategory>
    </cac:AllowanceCharge>
    <cac:TaxTotal>
        <cbc:TaxAmount currencyID="EUR">40.70</cbc:TaxAmount>
        <cac:TaxSubtotal>
            <cbc:TaxableAmount currencyID="EUR">10.00</cbc:TaxableAmount>
            <cbc:TaxAmount currencyID="EUR">2.30</cbc:TaxAmount>
        </cac:TaxSubtotal>
            <cbc:TaxableAmount currencyID="EUR">240.00</cbc:TaxableAmount>
            <cbc:TaxAmount currencyID="EUR">38.40</cbc:TaxAmount>
                <cbc:ID>OUT</cbc:ID>
                <cbc:Percent>16.00</cbc:Percent>
    </cac:TaxTotal>
    <cac:LegalMonetaryTotal>
        <cbc:LineExtensionAmount currencyID="EUR">350.00</cbc:LineExtensionAmount>
        <cbc:TaxExclusiveAmount currencyID="EUR">250.00</cbc:TaxExclusiveAmount>
        <cbc:TaxInclusiveAmount currencyID="EUR">290.70</cbc:TaxInclusiveAmount>
        <cbc:AllowanceTotalAmount currencyID="EUR">100.00</cbc:AllowanceTotalAmount>
        <cbc:ChargeTotalAmount currencyID="EUR">0.00</cbc:ChargeTotalAmount>
        <cbc:PrepaidAmount currencyID="EUR">0.00</cbc:PrepaidAmount>
        <cbc:PayableRoundingAmount currencyID="EUR">0.00</cbc:PayableRoundingAmount>
        <cbc:PayableAmount currencyID="EUR">290.70</cbc:PayableAmount>
    </cac:LegalMonetaryTotal>
    <cac:InvoiceLine>
        <cbc:ID>1</cbc:ID>
        <cbc:InvoicedQuantity unitCode="C62">11.000</cbc:InvoicedQuantity>
        <cbc:LineExtensionAmount currencyID="EUR">110.00000000</cbc:LineExtensionAmount>
        <cac:Item>
            <cbc:Name>artigo 1</cbc:Name>
            <cac:ClassifiedTaxCategory>
            </cac:ClassifiedTaxCategory>
        </cac:Item>
        <cac:Price>
            <cbc:PriceAmount currencyID="EUR">10.00000000</cbc:PriceAmount>
            <cbc:BaseQuantity unitCode="C62">1.000</cbc:BaseQuantity>
        </cac:Price>
    </cac:InvoiceLine>
        <cbc:ID>2</cbc:ID>
        <cbc:InvoicedQuantity unitCode="C62">12.000</cbc:InvoicedQuantity>
        <cbc:LineExtensionAmount currencyID="EUR">240.00000000</cbc:LineExtensionAmount>
            <cbc:Name>artigo 2</cbc:Name>
            <cbc:PriceAmount currencyID="EUR">20.00000000</cbc:PriceAmount>
</Invoice>

E aqui uma fatura com desconto na linha de um artigo:

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<Invoice xmlns="urn:oasis:names:specification:ubl:schema:xsd:Invoice-2" xmlns:cac="urn:oasis:names:specification:ubl:schema:xsd:CommonAggregateComponents-2" xmlns:cbc="urn:oasis:names:specification:ubl:schema:xsd:CommonBasicComponents-2">
    <cbc:CustomizationID>urn:cen.eu:en16931:2017#compliant#urn:feap.gov.pt:CIUS-PT:2.1.1.</cbc:CustomizationID>
    <cbc:ID>FT/78984_A</cbc:ID>
    <cbc:IssueDate>2021-03-26</cbc:IssueDate>
    <cbc:DueDate>2024-04-27</cbc:DueDate>
    <cbc:InvoiceTypeCode>FT</cbc:InvoiceTypeCode>
    <cbc:Note>#ADDITIONALPROPERTY#CABIMENTO#CABIMENTO1#</cbc:Note>
    <cbc:Note>#ADDITIONALPROPERTY#REQUISICAO#REQUISISAO1#</cbc:Note>
    <cbc:DocumentCurrencyCode>EUR</cbc:DocumentCurrencyCode>
    <cbc:AccountingCost>COMPROMISSO1</cbc:AccountingCost>
    <cbc:BuyerReference>IDCLIENTE</cbc:BuyerReference>
    <cac:OriginatorDocumentReference>
        <cbc:ID>ACORDOQUADRO1</cbc:ID>
    </cac:OriginatorDocumentReference>
    <cac:ContractDocumentReference>
        <cbc:ID>CONTRATO1</cbc:ID>
    </cac:ContractDocumentReference>
    <cac:AccountingSupplierParty>
            <cbc:EndpointID schemeID="9946">PT264051181</cbc:EndpointID>
                <cbc:Name>Ent T2</cbc:Name>
                <cbc:StreetName>Desconhecido</cbc:StreetName>
                <cbc:CityName>Desconhecido</cbc:CityName>
                <cbc:PostalZone>0000-000</cbc:PostalZone>
                <cbc:RegistrationName>Ent T2</cbc:RegistrationName>
                <cbc:Telephone>123456789</cbc:Telephone>
                <cbc:ElectronicMail>gibyry@getnada.com</cbc:ElectronicMail>
    </cac:AccountingSupplierParty>
    <cac:AccountingCustomerParty>
            <cbc:EndpointID schemeID="9946">PT502124083</cbc:EndpointID>
                <cbc:Name>Entidade DDD</cbc:Name>
                <cbc:StreetName>CCCC</cbc:StreetName>
                <cbc:CityName>444555</cbc:CityName>
                <cbc:PostalZone>9000-111</cbc:PostalZone>
                <cbc:RegistrationName>Entidade DDD</cbc:RegistrationName>
                <cbc:Telephone>999999999</cbc:Telephone>
                <cbc:ElectronicMail>teste@getnada.com</cbc:ElectronicMail>
    </cac:AccountingCustomerParty>
    <cac:Delivery>
        <cac:DeliveryLocation>
            <cac:Address>
                <cbc:StreetName>Rua do Vieiro, 2</cbc:StreetName>
                <cbc:CityName>Aveiro</cbc:CityName>
                <cbc:PostalZone>7440-787</cbc:PostalZone>
            </cac:Address>
        </cac:DeliveryLocation>
    </cac:Delivery>
    <cac:TaxTotal>
        <cbc:TaxAmount currencyID="EUR">36.10</cbc:TaxAmount>
            <cbc:TaxableAmount currencyID="EUR">-10.00</cbc:TaxableAmount>
            <cbc:TaxAmount currencyID="EUR">-2.30</cbc:TaxAmount>
            <cbc:TaxableAmount currencyID="EUR">240.00</cbc:TaxableAmount>
            <cbc:TaxAmount currencyID="EUR">38.40</cbc:TaxAmount>
    </cac:TaxTotal>
    <cac:LegalMonetaryTotal>
        <cbc:LineExtensionAmount currencyID="EUR">230.00</cbc:LineExtensionAmount>
        <cbc:TaxExclusiveAmount currencyID="EUR">230.00</cbc:TaxExclusiveAmount>
        <cbc:TaxInclusiveAmount currencyID="EUR">266.10</cbc:TaxInclusiveAmount>
        <cbc:AllowanceTotalAmount currencyID="EUR">0.00</cbc:AllowanceTotalAmount>
        <cbc:ChargeTotalAmount currencyID="EUR">0.00</cbc:ChargeTotalAmount>
        <cbc:PrepaidAmount currencyID="EUR">0.00</cbc:PrepaidAmount>
        <cbc:PayableRoundingAmount currencyID="EUR">0.00</cbc:PayableRoundingAmount>
        <cbc:PayableAmount currencyID="EUR">266.10</cbc:PayableAmount>
    </cac:LegalMonetaryTotal>
        <cbc:ID>1</cbc:ID>
        <cbc:InvoicedQuantity unitCode="C62">11.000</cbc:InvoicedQuantity>
        <cbc:LineExtensionAmount currencyID="EUR">-10.00000000</cbc:LineExtensionAmount>
        <cac:AllowanceCharge>
            <cbc:ChargeIndicator>false</cbc:ChargeIndicator>
            <cbc:AllowanceChargeReason>desconto comercial na linha</cbc:AllowanceChargeReason>
            <cbc:Amount currencyID="EUR">120.00</cbc:Amount>
        </cac:AllowanceCharge>
            <cbc:Name>artigo 1</cbc:Name>
            <cbc:PriceAmount currencyID="EUR">10.00000000</cbc:PriceAmount>
        <cbc:ID>2</cbc:ID>
        <cbc:InvoicedQuantity unitCode="C62">12.000</cbc:InvoicedQuantity>
        <cbc:LineExtensionAmount currencyID="EUR">240.00000000</cbc:LineExtensionAmount>
            <cbc:Name>artigo 2</cbc:Name>
            <cbc:PriceAmount currencyID="EUR">20.00000000</cbc:PriceAmount>